Beleza física X Beleza interior: Por que gostamos ou não das pessoas?

Por que achamos alguém bonito ou feio? O que torna uma pessoa linda ou feia? Existe alguma explicação para isso?

Luiz Higino Polito

Intuitivamente, todos nós percebemos a beleza, quando a vemos. Difícil não perceber a beleza que vemos em certas modelos, ou em artistas, atores do cinema ou da televisão.

Na vida cotidiana, porém, por que gostamos mais de algumas pessoas do que de outras? Por que tendemos a confiar mais em determinadas pessoas, enquanto que de outras pessoas temos muitas reservas, embora nem mesmo as conheçamos?

Gosto é subjetivo

Gostar ou não de alguém é muito subjetivo, mas algumas coisas são importantes para se explicar por que quando vemos uma pessoa pela primeira vez, tal pessoa desperta em nós simpatia ou antipatia.

Simetria

O conceito de beleza física tem a ver, em grande parte, com a simetria dos dois lados do rosto: quanto mais o lado esquerdo do rosto for simétrico (igual) ao lado direito, mais belo o rosto será. Quanto menos simétricos forem os dois lados do rosto, menor será a beleza estética de uma pessoa.

Sabendo disso, de agora em diante, quando olhar os atores ou atrizes (ou mesmo pessoas comuns), observe se isso não é mesmo verdade. Há muitos anos eu li esse conceito em algum livro e sempre me lembro de observar este detalhe, quando olho o rosto de alguma pessoa.

Advertisement

No meu caso, que gosto de desenhar rostos, a percepção desse detalhe é fundamental para se captar a característica de um rosto, transmitindo a simetria ou assimetria deste rosto para o papel. No caso de desenho de caricaturas, elas são o exagero dessas características assimétricas dos rostos, resultando num desenho que lembra a pessoa de forma engraçada.

Parecer alguém que gostamos

Outra razão para gostarmos ou antipatizarmos com alguém, é a sua semelhança com alguma pessoa que amamos ou não. Por exemplo, se alguma pessoa for parecida com nós mesmos, ou com nossa mãe, nosso pai, ou alguém próximo por quem temos amor ou simpatia, tendemos a gostar dessa pessoa de cara.

O contrário também é verdadeiro: se alguém se parecer com alguma pessoa que nos causou mal no passado, tal pessoa terá de nós antipatia à primeira vista.

Beleza física é importante nas relações amorosas?

Num primeiro momento, a beleza física pode sim, ser importante quando alguém procura outra pessoa para se relacionar. A beleza física, porém, sozinha, não segura nenhum relacionamento. Se isso fosse verdade, entre as pessoas famosas não existiriam separações ou divórcios…

Quando nos relacionamos, principalmente se nossa intenção é para um compromisso sério, devemos observar muito além da beleza física.

Advertisement

Beleza interior

Logicamente, quando procuramos alguma pessoa para ser nossa parceira para uma vida inteira, devemos procurar alguém que seja bonita para nós.

Depois, precisamos ver se a outra pessoa tem algumas outras características que serão muito importantes no relacionamento, tais como paciência, sinceridade, bom humor, ser digna de confiança, forma de falar, anseio e aspirações.

É aí que a beleza interior é importante. Os antigos diziam que, para os homens, era suficiente serem “um pouco mais bonitos do que o capeta”, para se casar. Isso é um exagero, claro, mas vemos na vida real muitos homens que consideramos “feios” que têm lindas esposas. E vice-versa.

À medida que conhecemos alguém, automaticamente vamos analisando tal pessoa, inconscientemente, e logo perceberemos se ela tem beleza interior ou não. O problema é que podemos ficar tão ofuscados pela beleza física, que isso afetará nosso julgamento, e tal erro de julgamento poderá levar-nos a algum relacionamento totalmente indesejado.

Recordando minha juventude, lembro que existiram algumas moças que eram lindas aos meus olhos, mas ao me aproximar mais e conversar com elas, o encanto se desfez totalmente. Logicamente, meu interesse, àquela época, era encontrar uma moça para ser minha esposa.

Advertisement

Desenvolvendo a beleza interior

Sendo feios ou bonitos, ricos ou pobres, se quisermos ter um relacionamento que valha a pena, precisamos desenvolver nossa beleza interior. Como?

Cuidando do aprimoramento de nossa personalidade, ao mesmo tempo em que cuidamos de nosso sorriso, nossa saúde e outros atributos pessoais.

Virtudes que contam muito: aprender a conversar, rir, contar histórias e aprender a ouvir de verdade. Ter empatia (que é se colocar no lugar da outra pessoa e compreendê-la realmente), também é importante. Ter “semancol”, que é a capacidade de perceber quando se está sendo chato, é outra coisa boa a aprender.

Através da internet podemos aprender tantas coisas úteis que podem nos ajudar a nos desenvolvermos tanto físico como interiormente. Podemos reservar uma parte de nosso tempo livre para aprender sobre música, literatura, artesanato, dança ou mesmo atualizar nossos conhecimentos relativos à nossa profissão. Na internet tem de tudo. Cabe somente a nós ter boa vontade e usarmos a internet em nosso proveito.

Desenvolvendo a beleza interior, será muito mais provável que os nossos relacionamentos sejam muito mais ricos, e a possibilidade que tais relacionamentos durem é muito maior.

Advertisement

Quando a pessoa se torna rica interiormente, ela se torna atraente e bonita para as pessoas, pois a beleza interior pode transcender a beleza física, fazendo-a desejada e amada.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!