11 expressões que você deve parar de usar com seus entes queridos

"Não trate os outros como você não deseja ser tratado." O silêncio é preferível a críticas destrutivas.

Erika Otero Romero

“Palavras têm poder” e um poder inimaginável. Com uma única frase podemos erguer alguém ao céu ou atirá-lo no pior inferno.

Às vezes acontece que, ao tentar encorajar uma pessoa, acabamos fazendo mais mal do que bem. Isso nos leva a nos sentir mal com os problemas causados. Claro, você pode se desculpar, mas é melhor evitar o dano de antemão.

Por esse motivo, para evitar constrangimento por um absurdo dito sem má intenção, aqui estão algumas frases que você deve parar de dizer para aqueles que ama; especialmente se quiser ter amigos e vínculos sinceros.

1. “Tanto drama por tão pouco?”

Todos lidamos com problemas e comentários de maneira diferente; portanto, tenha cuidado com esta frase ou expressão, que dita sem qualquer tipo de malícia de sua parte pode ser interpretada por outras pessoas de forma diferente.

Isso pode ser irritante e fazer parecer que acusa a pessoa de ser dramática ou exagerada. Às vezes você pode estar certo, mas é melhor ficar em silêncio para não agravar o problema e pedir desculpas pelo que foi dito, evitando, assim, um constrangimento.

Advertisement

2. “A culpa é sua. Assuma as consequências”

Você pode estar tentando conscientizar seu amigo ou familiar sobre algo que está acontecendo com ele e do qual se arrepende, mas fazê-lo se sentir mais culpado não vai ajudar muito.

Em vez disso, antes de dizer-lhe alguma coisa, é melhor ouvir, que talvez desabafar seja tudo o que a pessoa precisa.

3. “Eu não quero ofender, mas…”

Essa expressão é usada quando você sabe que vai dizer algo que é exatamente ofensivo. Se você já sabe que vai fazer alguém se sentir mal, por que não evitar? Às vezes é melhor que você guarde para si uma opinião que deseja dar e apenas dizer o que pensa, com sabedoria, se lhe pedirem. Com isso você evita ser imprudente e insensível.

4. “Olha o que você me fez fazer!”

Culpar alguém por uma situação pela qual você se sente responsável é a maneira mais rápida de tirar essa pessoa da sua vida.

Você pode não ser realmente culpado por determinado evento, mas o problema já está lá e é preciso encontrar uma solução; então é melhor focar nisso (se realmente é algo importante) e seguir em frente sem dar muita relevância à busca por culpados.

Advertisement

5. “Ah! Deixe de drama, supere isso”

Insensível! Essa é a primeira coisa que vão lhe dizer ou pensar de você se disser isso a alguém em uma situação difícil. Pode ser que as coisas não sejam tão sérias quanto parecem, e a pessoa faz, de fato, um drama por nada, mas é melhor reservar a expressão e perguntar como você pode ajudar.

6. “Ah! Por que você não é igual a…?! “

Comparar uma pessoa a outra é também um ato extremamente doloroso para quem é a vítima da observação.

Sabemos bem que somos todos diferentes e alguns têm qualidades e defeitos que não temos; por essa razão, cair em algo tão baixo quanto comparar quem quer que seja com alguém que aparentemente você acha ser melhor ou superior naquele aspecto que incomoda e julga, pode ser muito doloroso.

Comparar pessoas não só causa muito dano emocional, mas também deteriora muito o conceito que a pessoa tem de si mesma, e o dano pode ser pior se essa pessoa for de natureza frágil.

 7. “Você vai ver, com o passar do tempo você vai pensar diferente”

Essa é a frase típica que surge da intenção de mudar a opinião de uma pessoa. Denota uma falta de respeito pelas escolhas do outro e dá a entender que você o acha volátil, alguém que não sabe fazer escolhas.

Advertisement

Além disso, é como se você tivesse dito a essa pessoa: “Eu sei do que estou falando porque tenho mais idade e mais experiência.” Pode ser verdade, no entanto, você não está na cabeça da outra pessoa para saber se ela mudará ou não sua mente. Então, respeite melhor o seu pensamento e evite caras feias.

 8. “Eu não achei que você fosse capaz de…”

Ou “Eu não te achava capaz de…”. Frases que traem o que você pensa daquela pessoa que, sendo: mulher, homem, criança, magra, gorda, feia, bonita ou loira, não foi capaz de fazer uma determinada coisa. Isso mostra seus preconceitos e a maneira como você julga os outros.

Essa atitude fará com que as pessoas se afastem de você, pois ninguém quer ficar perto de alguém que normalmente “cataloga” ou coloca rótulos nas pessoas por causa de sua aparência, religião, raça ou sexo.

9. “É você quem decide ser feliz ou não”

A felicidade de uma pessoa depende de muitos fatores; por exemplo, as circunstâncias da vida, sua saúde física, mental e emocional (especialmente a última) e a atitude que a pessoa tem em relação à vida. Portanto, mesmo que você ache que alguém possa escolher ser feliz ou não, pare para analisar as condições de vida dessa pessoa. Tente ser um pouco mais ponderado e compreensivo, de modo a não prejudicar aqueles que não precisam de mais dificuldades nesses momentos.

10. “E o que eu ganho com isso?”

Essa frase denota alguém egoísta e que só é capaz de pensar em si mesmo. Mas, ao mesmo tempo, mostra que você é uma pessoa que não fará nada se não receber algo em troca como recompensa. Se você está pensando em “cobrar” um favor que lhe é pedido, é melhor recusar educadamente e não passar por um momento ruim.

Advertisement

11. “Dããã!”

Expressão infantil geralmente usada pelos pequenos para dizer a um amiguinho que o acha bobo. Se é ofensivo vindo de uma criança, imagine o que um adulto pode inspirar se o fizer para alguém. Evite isso. Essa pessoa não precisa saber o quão mal você pensa dela. Melhor ser cauteloso.

Assim como essas frases, há também atitudes que podem prejudicar as pessoas que você ama e, muitas vezes, sem que isso seja sua intenção.

Mude sua atitude, seja compreensivo, atencioso e gentil. Lembre-se de que um dia pode ser você quem precisará de conforto ou ajuda dos outros e não vai querer ser tratado da mesma maneira.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: 11 expresiones que deberías dejar de usar con tus seres queridos 

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.