11 coisas que seus filhos não aprenderão na escola

A base da educação está no seio da família, é nela que se começa a aprender as primeiras lições de valores e comprometimento perante a vida e a sociedade.


Beth Proenca Bonilha

Ensinar é uma arte que se aprende fazendo, não existe uma receita mágica que poderá fazer com que uma criança ou um jovem torne-se o melhor filho, o melhor estudante, o melhor profissional, cônjuge ou pai.

Cada pessoa tem sua singularidade e particularidade que impedem que um único método seja aplicável com os mesmos resultados eficazes para todos, seja em casa com os filhos ou na escola.

Por isso, ensinar se torna um desafio para os pais ou educadores. Muitos métodos foram inseridos na educação formal e familiar, na tentativa de acertar uma maneira de criar filhos e ensinar alunos.

A lição básica

Uma lição deve ser aprendida pelas crianças e jovens, pois é o início para a formação de caráter que os ajudarão a fazer boas escolhas e a aprender o que devem para se tornarem pessoas melhores e assim saberem educar a próxima geração. Refiro-me ao respeito.

Respeito às regras dentro do lar, às leis do país e à sociedade, ou seja, crianças e jovens precisam de limites. Eles não sabem se dar limites, eles precisam ser orientados. Porém, ao receberem uma determinada regra, devem também ter conhecimento da necessidade de seu cumprimento, benefícios e consequências no caso de desrespeito.

Conselhos do que se deve ensinar às crianças

Há um texto que chamamos de hoax internet afora atribuindo erroneamente essas 11 dicas dadas à Bill Gates. Um hoax é um email falso que circula geralmente com créditos a famosos e ganhando assim popularidade, muitos acreditam e repassam. Mas, na verdade, essas 11 dicas não foram ditas nem escritas pelo multimilionário da Microsoft, mas retiradas do livro de Charles J. Sykes, o autor verdadeiro que as compilou originalmente a partir do livro em setembro de 1996.

Entre os itens, foi dito que a política do “sentir-se bem a qualquer preço” tem criado gerações de crianças e jovens sem conceito da realidade, e como resultado, tem levado pessoas a falharem em sua vida profissional e pessoal. Explicando alguns dos conselhos dados por Charles J. Sykes:

Advertisement

1. “A vida não é fácil – acostume-se com isso!

2. O mundo não está preocupado com sua autoestima. O mundo espera que você faça algo!

3. Você não ganhará milhares de dólares ao ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

5. Vender jornais velhos não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso – eles chamam de oportunidade.

6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagarem suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você e seus amigos é que são legais. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração de seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não se parece absolutamente nada com a vida real.

9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Televisão não é vida real! Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.

Advertisement

11. Seja legal com os “Nerds”. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.”

Analisando o grande desafio de educar crianças e jovens nos dias de hoje com a fala desse homem (que abriu janelas antes de abrir portas com seu programa de internet), podemos claramente ver que antes de se tentar encontrar respostas e meios milagrosos para a educação, é preciso ter pés no chão! Fazer com que os jovens saibam que a terra só oferece o que nela foi plantada e cultivada.

A base da educação está no seio da família, é nela que se começa a aprender as primeiras lições de valores e comprometimento perante a vida e a sociedade. É na família que a criança aprenderá a ter limites e a respeitar seus direitos e deveres. Do contrário, quando chegar à escola, não levará a sério o aprendizado secular, e assim, não poderá ser um bom profissional e cidadão. Ensine seu filho a ter limites e respeito, e o verá se tornar um grande homem.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu