10 sinais que você não deve ignorar, pois podem salvar sua vida

A tristeza profunda – ou tristeza da alma – pode ser uma condição séria que leva uma pessoa a pensar na morte. Conheça e detecte esses sinais a tempo.

Adriana Acosta Bujan

Todos nós nos sentimos tristes em algum momento da vida, seja porque os resultados não tenham sido totalmente favoráveis como esperávamos, seja pela morte de um ente querido, devido às dificuldades financeiras, à saúde e às relações familiares. Uma infinidade de situações que experimentamos nesta vida nos fazem perder a alegria em nossos corações. 

É totalmente válido experimentar essa emoção, pois nos permite analisar, aprender e discernir a vida que levamos. No entanto, quando esse sentimento permanece por muito tempo, ficando fora de controle, afetando nossa saúde física e emocional, e até mesmo nossas atividades diárias, é sinal de que algo em nós não está funcionando corretamente. 

Tristeza contínua e habitual pode ser depressão, uma doença grave e comum que afeta nossos sentimentos, pensamentos e comportamento, fazendo com que nos afastemos dos outros, percamos o interesse em realizar atividades diversas; podendo, inclusive, fazer com que acreditemos que não vale mais a pena viver. 

Sinais que salvam vidas 

Normalmente, pessoas com depressão apresentam vários episódios; essa condição deve ser tratada a tempo por um especialista, pois deve ser controlada com medicamentos e terapias; caso contrário, pode nos levar a pensar e a tentar contra nossa própria vida. 

Como saber que é depressão e não apenas tristeza 

Existem alguns sinais que diferenciam uma coisa da outra. 

Advertisement

1. Sem vontade 

É normal que todo nós, em algum momento, queiramos abandonar a vida monótona, rotineira e cansativa que levamos, queremos apenas ter um dia livre para relaxar, dormir, assistir TV e assim por diante. É como ter vontade de não fazer nada. 

Quando se trata de depressão, entretanto, você geralmente não quer sair da cama por muitos dias seguidos, perdendo o interesse em atividades cotidianas. É como se você não tivesse energia para seguir e continuar lutando por seus sonhos e objetivos. Você tem uma sensação constante de fadiga e apatia. 

2. Vazio na alma 

Muitas vezes, você não consegue entender por que tem vontade de chorar, não encontra um motivo. Do nada, um sentimento de vazio, de desespero, de absoluta tristeza invade-o, e permanece por muito tempo. 

Você tem um declínio no ânimo, que chega até o fundo; sua mente se enche de pensamentos negativos, fazendo você acreditar que tudo que o vive é uma porcaria, que, por mais que você tente, não consegue ser feliz. Pensa, inclusive, que não tem motivação, amor, compreensão e que a vida é injusta. 

3. Destrói seus relacionamentos 

Pouco a pouco você se afasta dos amigos, familiares e pessoas ao seu redor, já que se sente desconfortável e não quer estar com ninguém. Você procura um lugar tranquilo onde possa desfrutar a solidão, sem a necessidade de que alguém o critique, julgue ou cause algum tipo de conflito. 

Advertisement

Você não tem interesse em participar de conversas, ir a eventos, reuniões ou celebrações, pois acha inútil, um desperdício de tempo, dinheiro e esforço. 

4. Sai o pior de você 

Você percebe que está em muitas situações conflitantes que alteram suas emoções; então, você tem explosões de raiva, irritabilidade, agressividade ou frustração, muito constantes e em excesso. Nada é bom para você, você fica sempre na defensiva, acha que todo mundo está contra você. Por isso, você perde facilmente o controle, trazendo à tona o pior de você. 

5. Filme em câmara lenta 

É normal que, depois de um dia agitado, cheio de atividades e responsabilidades, você se sinta cansado e, no final do dia, sente que está se movendo em câmera lenta, sem energia no corpo todo. No entanto, quando está com depressão, você percebe que tem dificuldade em raciocinar, falar e fazer qualquer movimento corporal.  

6. Distúrbios do sono 

Duas coisas podem acontecer: você tem dificuldade de pegar no sono e, consequentemente, sofre de insônia; ou o oposto disso: você dorme mais do que o normal. Qualquer uma delas fará com que você sinta muito cansaço, fadigafalta de energia, mesmo fazendo pequenas tarefas que exigem pouco esforço. 

7. Alterações no apetite 

Acontece da mesma forma que no ponto anterior, você não sente vontade de comer e, portanto, perde peso rapidamente, ou o contrário, aumenta sua ânsia por comida gordurosa e açucarada, o que o leva a ganhar alguns quilos. 

Advertisement

8. Você não consegue se concentrar 

Você perde facilmente a concentração de qualquer coisa que esteja fazendo, até mesmo por causa de uma tarefa simples ou de uma conversa da qual esteja participando; já que você não dá a mínima importância se vai se destacar ou evitar cometer errospois já perdeu o interesse e o sentido da vida e das coisas que você faz. Pode ser que esteja passando por fadiga emocional. 

9. “A culpa é toda minha!” 

Você não perde tempo procurando culpados, pois acredita que seja culpado por tudo de ruim que acontece ao seu redor. Você acaba se tornando uma pessoa muito autocrítica, prejudicandoinconscientemente, sua autoestima, pois se sente inútil, concentrando sua atenção nos erros do passado e, pior, remoendo-os constantemente. 

10. Sintomas físicos inexplicáveis 

Sua cabeça dói com frequência, você sente dor nas costas, teproblemas digestivos, como diarreia ou constipação. Esses desconfortos têm uma razão de ser, já que a depressão afeta a saúde física das pessoas. 

O que fazer 

Se você identificar qualquer um desses sinais, é essencial consultar um profissional de saúde mental para que um diagnóstico seja feito e o melhor tratamento iniciado imediatamente. Lembre-se, quando não tratada a tempo, a depressão pode ser fatal. Peça ajuda e apoio à sua família e amigos. Depressão não é brincadeira! 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 10 señales que no debes ignorar, porque pueden salvarte la vida 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.