10 sinais de que seus filhos estão lidando com o divórcio de maneira positiva

O divórcio é um momento difícil, de muitas formas. Preocupamo-nos com o nosso futuro, segurança e com os nossos filhos. Como eles estão lidando com essa transição?


Rosalind Sedacca

O divórcio certamente tem seus efeitos sobre uma família de várias formas, especialmente nas crianças. Como ajudar todos os afetados pelo divórcio a avançar por essa transição? A treinadora em paternidade Rosalinda Sedacca, recomenda observar o comportamento das crianças e oferece essas sugestões:

1. Elas se comportam, falam e parecem ser como sempre foram

O divórcio pode ser devastador para as crianças, muitas vezes resultando em ansiedade, medos, dor, raiva, culpa e outras emoções negativas. Se os seus filhos estão interagindo com você e se movendo através de seus dias praticamente como de costume, é um bom sinal. Procure por quaisquer mudanças perceptíveis no humor e comportamento e resolva-os logo no início.

2. Elas ainda sorriem e reagem positivamente ao tempo que passam com você

Crianças irritadas têm dificuldade em esconder as suas emoções e tentam evitar o contato com os pais. Elas podem ficar rancorosas, agressivas e beligerantes ou isolar-se e tentar ignorá-los. Crianças felizes aceitam sua atenção e gostam de estar com os pais – como antes do divórcio.

3. Elas fazem perguntas sobre o divórcio e as alterações à frente

É normal os seus filhos se preocuparem com o futuro, como seu outro pai está e outras questões durante e após o divórcio. Incentive conversas com seus filhos e responda às suas perguntas de forma honesta – mas de uma forma adequada à idade. Nunca fale mal de seu pai/mãe, não importa quão justificado você possa se sentir.

4. Elas se sentem à vontade para falar sobre as experiências com ambos os pais

Crianças bem-ajustadas não se sentem intimidadas ou receosas de compartilhar histórias sobre o tempo que passam com um dos pais. Isso porque seus pais mantêm uma comunicação aberta, não competem por sua atenção e nunca os enche de culpa ou vergonha por amar seu pai ou mãe.

5. Elas mantêm a dinâmica na escola

Diminuição do aproveitamento escolar ou agressão na escola são sinais de problemas que podem não ser aparentes. Converse com os professores do seu filho e conselheiros escolares. Também converse com seus filhos diretamente para descobrir o que está acontecendo com eles e como eles se sentem sobre as mudanças em suas vidas. Ouça-os e deixe-os desabafar para que você saiba como ajudar.

6. Elas mantêm relacionamentos saudáveis com os seus amigos

Quando as crianças perdem suas amizades depois de um divórcio é muitas vezes devido a sentimentos de vergonha, embaraço, culpa, raiva ou confusão. Eles se sentem impotentes em casa e expressam suas frustrações com os amigos que podem não ser capazes de compreender e apoiá-las quando elas mais precisam. A terapia infantil pode ser de grande ajuda.

Advertisement

7. Elas continuam com o esporte, aulas ou outras atividades

Crianças felizes se sentem felizes em suas atividades extracurriculares, clubes, esportes e outros programas. Se elas abandonam atividades que costumavam apreciar, esse é um sinal de alerta que não estão lidando bem com os desafios em casa. Hora de buscar assistência com um conselheiro e/ou grupo de apoio.

8. Elas mostram empatia e compaixão pelos outros

Crianças bem-ajustadas expressam emoções de empatia quando os outros estão sofrendo. Crianças perturbadas mostrarão pouca preocupação com os sentimentos de irmãos, amigos, animais de estimação e outros. Crianças tristes com o divórcio perdem a capacidade de ser solidárias e compassivas, um sinal de alerta de que elas podem estar sofrendo.

9. Elas falam sobre o futuro

As crianças que se animam com eventos futuros, como: aniversários, feriados, férias, atividades escolares futuras e em aprender novas habilidades estão em uma mentalidade positiva sobre o seu mundo. Se elas perderam o seu entusiasmo pela vida, isso é um sinal de depressão e algo para cuidar imediatamente.

10. Recebem bem o carinho de seus pais

Crianças bem-ajustadas estão felizes em dar e receber abraços, beijos, palavras de incentivo e outros sinais de carinho de seus pais. Se elas evitam o contato e não respondem às suas palavras e expressões de amor, elas estão enviando uma mensagem de socorro que você precisa atender.

Quando os pais têm uma atitude saudável sobre a vida após o divórcio, seus filhos são mais propensos a avançar de uma forma positiva. Se você está tendo problemas que estão afetando seus filhos, procure ajuda profissional o mais rápido possível. Atender às suas necessidades no início pode fazer a diferença entre os problemas passageiros e os de longo prazo que afetam seus filhos emocional e psicologicamente nas próximas décadas.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 signs your kid is handling divorce in a positive way.

Toma un momento para compartir …

Rosalind Sedacca

Rosalind Sedacca é a voz do Child-Centered Divorce e autora de 'How do I tell the kids about the divorce'. Ela é fundadora do International Child-Centered Divorce Month. Rosalind escreve para várias publicações.