10 sinais de que está na hora de marcar o casamento

Quanto tempo preciso namorar para depois me casar? Já está na hora de assumirmos esse compromisso? Essas e outras dúvidas podem ser sanadas com este artigo. Leia.

Cibele Carvalho

Caso ou compro uma bicicleta? Considerando as circunstâncias, comprar uma bicicleta pode parecer a melhor opção e a mais fácil, contudo, sempre que optamos pelo mais complexo e aparentemente mais difícil em nossas escolhas, recebemos a capacidade de nos desenvolvermos e crescermos como pessoas.

Talvez a escolha mais importante de nossas vidas seja a escolha de quem vamos nos casar e de que maneira iremos fazer isso, pois o restante de nossas vidas será determinado por essa escolha.

A paixão que sentimos pode nos deixar confusos, podemos errar nos antecipando ou até mesmo adiando essa escolha, afinal surgem tantas dúvidas, tantos medos, tantas incertezas e infinitos palpites; porém, apenas vocês dois podem e devem determinar essa escolha.

Para auxiliar um pouco a respeito, existem pessoas preparadas para isso, como o escritor e professor Felipe Aquino, o qual indica algumas necessidades que vocês noivos podem checar se possuem antes de assumir esse dom sagrado do matrimônio. Confiram:

1. Não há nenhuma dúvida sobre a pessoa que escolheu?

Se houver qualquer dúvida a respeito do caráter, comportamento, história de vida ou outra qualquer, é muito importante que seja sanada antes do casamento. Vocês, noivos, precisam sentir segurança do amor e conhecimento que possuem um do outro, pois as dificuldades baterão a sua porta, e essa certeza forte e inabalável poderá evitar que vocês endossem a trágica numeração de casais divorciados com menos de 5 anos de casamento.

Advertisement

Levem o tempo que acharem necessário para se conhecerem, sejam melhores amigos um do outro agora.

2. Quando não há mais nenhum segredo entre os dois

Atualmente a ideia e posição de privacidade tem alimentado a mente das pessoas, quando anteriormente alimentávamos a união.

Certifiquem que já contaram todos os segredos mais sombrios de suas vidas um ao outro, pois o amor que sentem precisa ser suficiente para compreender o passado um do outro e não haver julgamentos. Abra seu livro da vida para seu companheiro antes da cerimônia.

3. Quando sentem uma alegria imensa em estar juntos

Estando ou não estando juntos, precisam sentir uma vontade gigantesca de voltar a ver aquela pessoa, mesmo após ter ficado com ela o fim de semana todinho, mesmo após ficar horas ao telefone, sentem o desejo de falar mais um pouquinho.

Sorrir sem se dar conta só em pensar naqueles momentos que tiveram no dia anterior.

Advertisement

4. Quando nasce no relacionamento o desejo de ter filhos

Passam a compartilhar seus sonhos mais íntimos de: quantidade de bebês, nomes, sexo escolhido, entre essas opções que passa na cabeça de todas as pessoas em determinado momento da vida.

5. Há garantia do sustento material e financeiro?

Ninguém vive só de amores, como o velho ditado já diz “Amor não enche a barriga”, pode trazer um conforto, mas não produz ainda uma mágica capaz de transformá-lo em hambúrguer ou batata frita.

Vocês precisam se organizar, programar-se para que possam garantir o sustento de uma casa sozinhos sem a necessidade de ajuda dos pais de qualquer um.

Leia: Começar bem a vida a dois: Quem casa quer casa

6. Quando há um desejo real, sem pressões ou ameaças

Normalmente, porém cada vez menos, vemos na sociedade uma pressão colocada em jovens que por erros que cometem engravidam ou mantêm relações sexuais antes do casamento. Esses casamentos forçados podem ser um desastre para a vida toda. O arrependimento, o conserto e o abandono desses erros podem resultar em mudanças, mas não necessariamente em um casamento, ainda mais forçado.

Advertisement

7. Quando há certeza de maturidade suficiente de ambos

Precisamos verificar nosso padrão de mentalidade ao tomarmos essa decisão, não estaremos entrando em um jogo onde podemos desistir se não conseguimos derrotar o “terrível chefão”, e então simplesmente compramos outro jogo mais fácil. Precisa haver um comprometimento maior do que isso.

8. Quando as brigas entre o casal são normais

Todo casal de namorados, noivos e principalmente os casados, possuem desentendimentos, entretanto, se há algum tipo de ofensa grave que possa tirar a segurança ou autoestima de outra pessoa, essa briga está além do que devia e já não é seguro manter esse namoro, muito menos ainda um casamento iniciado com agressões verbais, físicas e psicológicas. Fique atentos.

9. Quando fazer qualquer coisa ou nada juntos é bom

Nos casamentos nem sempre é pura diversão, assim como no namoro ou noivado, muitas vezes surgem doenças, problemas, desemprego, para tanto o casal precisa estar preparado para todos os momentos juntos, afinal prometem amar-se mutuamente perante o altar na alegria ou na tristeza.

10. Quando seus planos se completam

Quais são seus planos para o futuro próximo? Onde desejam estar daqui a 5 anos? O que pretendem estudar, conhecer, saber, trabalhar?

Seus planos devem estar em conformidade um com o outro, se aprenderem a ceder um pouco aqui e outro ali desde o noivado, estarão mais bem preparados para encaixar suas realizações com as realizações do seu parceiro. Lembre-se, não podemos ter tudo na vida, precisamos escolher o que mais importa para nós se são as pessoas que amamos ou…

Advertisement

Ainda em tempo, vocês podem procurar ajuda dos seus líderes religiosos, seus pais, pessoas sábias que possuem casamentos fortes e duradouros, bem como podem inscrever-se em cursos de religião ou outros preparatórios para noivos. Certamente isso irá ajudá-los muito a tomar a melhor e mais importante decisão de suas vidas.

Leia: Eu devo dizer “sim” ou “não”?

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.