10 sinais de má saúde mental que a maior parte das pessoas ignora

Todos estamos expostos a algum tipo de transtorno mental. Identifique-os a tempo!

Adriana Acosta Bujan

Ele parecia ter tudo na vida, uma família, um bom emprego, estabilidade econômica. No entanto, não estava feliz, seu rosto refletia tristeza absoluta, era tão introvertido, que na maioria das vezes se isolava, estava sempre mal-humorado e nervoso. Um dia ele escreveu uma carta dizendo adeus aos seus entes queridos, e pôs fim à sua vida.

Atualmente, ouvimos muitas histórias como essa; são tão surpreendentes que não podemos explicar como é possível que uma pessoa tenha a coragem de atentar contra a própria vida. Infelizmente, essas decisões são tomadas por vários tipos de transtornos mentais, não detectados a tempo.

Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem que 450 milhões de pessoas sofrem de distúrbios mentais ou comportamentais; cerca de 1 milhão comete suicídio a cada ano devido a depressão, transtornos gerados pelo uso de álcool, esquizofrenia, ansiedade, estresse e transtorno bipolar.

O que é saúde mental?

A OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, e não apenas como ausência de doença. A saúde mental está relacionada aos laços familiares, emoções e sentimentos de cada pessoa. O problema é que a deficiência na saúde mental não é facilmente detectada, por isso há pessoas que ignoram os tratamentos.

Sinais para detectar problemas de saúde mental

Os sinais e sintomas variam de acordo com o tipo de transtorno, circunstâncias e outros fatores. No entanto, os mais comuns são:

Advertisement

1 Sentimento de tristeza ou desânimo

Geralmente, as pessoas sentem uma tristeza profunda e um vazio inexplicável. O mais comum é por depressão, onde ficar triste continuamente, ansioso, com muito baixo astral, faz parte do seu dia a dia. Elas também apresentam perda de interesse em tudo (incluindo na vida); parecem nunca ter experimentado o conceito de felicidade, é por isso que recorrem a pensamentos suicidas.

2 Confusão ou delírio

Algumas pessoas experimentam confusão ou delírio, desorientação, incapacidade de se concentrar, problemas de memória ou mudanças na percepção e no comportamento. Pode haver muitas causas, como uso de drogas, desequilíbrio de fluidos cerebrais, infecções ou falta de oxigênio no sangue.

3 Medo, preocupações, estresse, ansiedade

O medo de ser discriminado, a vergonha, as preocupações com o futuro incerto, o estresse, dificuldade ou incapacidade para resolver os problemas ou tomar decisões acompanhados de ansiedade, são sintomas de uma saúde mental ruim.

Esses sintomas geralmente não são percebidos como uma doença, no entanto, quando ocorrem de forma extrema e frequente, deve-se buscar apoio profissional e serem tratados a tempo.

4 Sentimento de culpa e baixa autoestima (extrema)

Abundam os pensamentos negativos, de derrota, com forte sentimento de culpa, provocando a falsa ideia de que tudo que eles experimentam na vida é amargo e sem sentido. Geralmente são pessoas que não têm amor-próprio, que se autocriticam e veem suas deficiências o tempo todo.

Advertisement

5 Mudanças de humor repentinas

Todos nós podemos passar do riso às lágrimas facilmente, no entanto, quando uma pessoa sofre de uma saúde mental ruim, as mudanças de humor são extremas. Geralmente são pessoas que são sempre irritáveis, o que indica que algo está errado. Uma das causas possíveis é que elas não conseguem dormir bem, o que causa ataques incontroláveis ​​de raiva.

6 Isolamento

Elas vivem em seu próprio mundo, são muito introvertidas, nunca buscam apoio social ou familiar, e até pensam que ninguém os entende e que todos estão errados, vivendo uma vida falsa. E costumam experimentar um sentimento de ódio pela felicidade daqueles que os rodeiam.

7 Cansaço

Problemas de sono são frequentes, causando baixa energia. Talvez isso se deva a uma mudança radical na dieta (falta de apetite), preocupação ou ansiedade.

8 Alucinações

Pode ser considerado como alucinação uma percepção que ocorre na ausência de um estímulo que a desencadeie. A pessoa que tem isso tem a sensação de que é real e que isso acontece sem que seja controlado. Eles podem ouvir ruídos ou vozes, até mesmo ver pessoas irreais.

9 Incapacidade de lidar com problemas

Eles têm a ideia de serem incapazes de encontrar soluções para seus conflitos, com medo de cometer erros e tomar decisões. O fracasso é sua primeira concepção da vida.

Advertisement

10 Abuso no consumo de álcool e outras substâncias

Algumas pessoas encontram a solução para seus problemas com o abuso de substâncias nocivas, como álcool ou drogas. Recorrem a isso para estar ausente de sua realidade e se sentir melhor, no entanto, não só afeta seu estado mental, mas também o físico, até mesmo suas relações com os outros.

O que você deve saber?

Todos nós podemos sofrer algum tipo de doença mental, com diferentes formas de reagir a várias situações dolorosas na vida, por exemplo: uma experiência traumática, perda de um ente querido, baixa autoestima entre outros.

Devemos prestar atenção quando a saúde mental está produzindo muito sofrimento e dor; causando mudanças radicais em nosso modo de viver e pensar. A maioria das doenças mentais não melhora sozinha e sem tratamento, elas podem piorar com o tempo e causar problemas sérios e lamentáveis.

Medidas de prevenção

Atenção aos sinais ou sintomas

Qualquer sinal descrito neste artigo pode ser uma indicação de que a pessoa precisa de ajuda profissional.

Exames médicos de rotina

Às vezes, problemas de saúde mental estão relacionados a outros tipos de doenças, até medicamentos podem gerar reações colaterais que desencadeiam transtornos mentais. Portanto, você deve consultar um especialista e fazer consultas médicas de rotina.

Advertisement

Cuidar da saúde com bons hábitos

Dormir o suficiente, ter uma boa alimentação e fazer exercícios em muitos casos ajuda a prevenir os transtornos mentais.

Evite alarmar-se ao perceber os sinais de que esteja sofrendo de má saúde mental, lembre-se que todas elas têm diferentes tratamentos, algumas são curáveis, outras não e outras podem ser controladas. Cuide de sua saúde e busque ajuda profissional para evitar consequências graves.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 señales de mala salud mental que la mayoría ignora

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.