10 mitos e verdades sobre viagem de avião

Se você já acreditou em alguns desses mitos ou duvidou dessas verdades, não se preocupe, você não é o único!

Erika Strassburger

Circulam por aí muitos mitos em torno do transporte aéreo comercial. Na verdade, este é um terreno bem fértil para lendas urbanas. Por outro lado, algumas informações verídicas soam como mentira aos ouvidos de muitos.

Para acabar de vez com alguns mal-entendidos, aqui vai uma lista de 10 mitos comuns e verdades sobre o tema:

1. Os aviões despejam os dejetos humanos em pleno ar

Mito Ainda há aqueles que pensam que, cedo ou tarde, poderão ser acertados por dejetos humanos despejados lá de cima. Já pensaram se isso fosse verdade? Ser acertado por um passarinho já é um pesadelo!

O fato é que cada aeronave contém um reservatório (ou dois, em aviões que fazem viagens intercontinentais) para onde vão os dejetos. Quando o avião pousa o reservatório é esvaziado e os dejetos são encaminhados à rede de esgoto.

2. Uma pessoa pode ficar entalada no vaso sanitário da aeronave

Verdade Mas é muito difícil de acontecer. Como os vasos sanitários de aviões usam um sistema de vácuo – ou seja, quando é dada a descarga o conteúdo do vaso é sugado para o reservatório – isso pode acontecer se a pessoa der a descarga estando sentada e seu corpo esteja fazendo uma vedação perfeita do vaso sanitário.

Advertisement

Os rapazes do programa Caçadores de Mitos fizeram essa experiência. Adam Savage, que serviu de cobaia, afirmou ter sentido uma forte sucção, ainda assim foi capaz de quebrar o acento do vaso e levantar-se com facilidade.

3. O ar respirado dentro dos aviões é impuro

Mito Muitos pensam que o ar dentro das aeronaves está cheio de germes por causa do ar condicionado. As empresas aéreas garantem que o ar em aviões é mais puro do que o normal, já que o sistema de limpeza de ar se assemelha ao de hospitais.

4. Viajar de avião faz aumentar a produção de gases intestinais

Verdade Isso acontece devido às mudanças de pressão no sistema digestivo. Há até um estudo comprovando que soltar gases no avião faz bem para a saúde, embora, certamente, não fará bem a quem estiver por perto.

5. É perigoso viajar de avião

Mito O avião é um dos meios de transportes mais seguros que há. O risco de envolvimento de um avião em um acidente é de um em três milhões.

6. Usar celular durante a viagem pode interferir nos sistemas de comunicação da aeronave

Verdade Não é à toa que existe o “modo avião” nos celulares. Os aparelhos podem interferir na radiocomunicação do avião.

Advertisement

7. O oxigênio das máscaras pode deixar alguém “doidão”

Mito As máscaras de oxigênio permitem que os passageiros mantenham a respiração, caso o avião perca a pressão da cabine em altitudes onde o ar é pobre em oxigênio. Se isso acontecer, as pessoas devem usar as máscaras enquanto o piloto leva o avião para baixo a uma altitude onde o ar é rico em oxigênio e as pessoas consigam respirar normalmente.

8. Qualquer um pode abrir a porta do avião em pleno voo

Mito Devido à pressurização da cabine, é fisicamente impossível de isso acontecer.

9. Copilotos não são pilotos reais, são apenas aprendizes

Mito Tanto o comandante quanto o copiloto são profissionais com habilitação de piloto. Apesar de o comandante ser a autoridade máxima a bordo, nem sempre é ele que pilota o avião.

10. Viagem de avião é só para ricos

Mito Os preços das passagens aéreas estão cada vez mais baixos. Aliada a isso está a opção de parcelamento, o que tem contribuído para que muitas pessoas realizem o sonho de voar sem comprometer seu orçamento. Em alguns trajetos, viajar de avião torna-se bem mais barato do que viajar de ônibus.

Encontre passagens aéreas a preços inacreditáveis no site Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Advertisement

Agora que as dúvidas já foram sanadas, está na hora de começar a planejar sua próxima viagem e, é claro, ajudar a desfazer esses mitos e confirmar as verdades.

Leia 10 dicas TOP para economizar em uma viagem a dois

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.