10 maneiras de fazer seus filhos passarem vergonha e isso ser bom para eles

Existe algum modo de uma vergonha ser positiva para seus filhos? Sem dúvida! Aqui estão algumas sugestões.

Stael Ferreira Pedrosa

Quem se lembra da adolescência, há de se lembrar de pelo menos uma vez em que seus pais o envergonharam em público. Não é preciso que os pais tenham feito qualquer coisa extravagante, mas os adolescentes têm uma necessidade tão grande de aceitação que qualquer atitude que possa ser considerada inadequada por parte de seus familiares lhes causa vergonha e receio do que seus amigos ou outros possam pensar.

Observem as crianças do vídeo a partir de 0:36, como reagem à mãe que dança, sem música, na frente de todos – 32 vezes – e em plena Disney! Mas, ela parece feliz e isso é o que importa.

Se aconteceu a você, não precisa se sentir culpado por ter tido esse tipo de sentimento. É normal nessa idade e passa com o tempo. Eu me lembro de por volta dos 12 anos, eu sentia vergonha de quase qualquer coisa que meus pais fizessem – falar em público, dançar, falar alto, cantar, etc. Imagine as crianças do vídeo como se sentiram com essa mãe dançarina…

Mas, fazer esse tipo de coisas, embora embarace seus filhos é bom para eles, isso os ensina que não devem se importar tanto com as aparências ou com o que os outros pensam. Ensina-lhes a ter personalidade e profundidade.

Maneiras boas de fazer seu filho passar vergonha:

Advertisement

1.Busque-o na festa

Você deixou seu adolescente ir para aquela festa e estabeleceu o horário em que ele deveria voltar, mas o seu pimpolho não respeitou o horário, então nesse caso é justo envergonhá-lo para que ele não repita tal atitude. Vá buscá-lo na festa – Adolescentes odeiam parecer o filhinho do papai ou da mamãe. Buscá-lo na festa após o horário estabelecido para que ele volte é uma ótima maneira de envergonhá-lo positivamente.

2. Vá de pijama

A vergonha será dobrada e ele provavelmente nunca mais o fará novamente.

3. Ligue para a mãe do amigo

Imagine a mãe do amigo festeiro dizendo ao seu filho que você ligou e que caso ele não esteja em casa dentro de 10 minutos, vai ficar de castigo sem ver TV por uma semana. Insista para que ela dê o recado exatamente como você disse e na frente dos amigos.

4. Elogie-os em público

Mas não exagere e evite elogiar talentos e inteligência, ao invés disso ressalte o quanto são esforçados e sua capacidade de ajudar. Diga coisas como:

“Esse meu rapaz é um bom garoto, esforçado na escola e gosta de ajudar os outros.”

Advertisement

“Minha garota não se intimida, ela aceita desafios e vai em frente.”

Eles vão ficar sem saber onde se enfiar. Mas ao fazê-lo, não invente. Elogios verdadeiros estimulam seus filhos, mas os falsos criam neles o sentimento de que você não está contente com o desempenho deles e tem que inventar algo para se orgulhar.

5. Beije-os em público

Eles odeiam isso, mas saberão que seus pais os amam e não se envergonham de que o mundo saiba disso. Um dia farão o mesmo com seus próprios filhos.

6. Beijem-se em público

Para os adolescentes não tem nada pior que ver dois “velhos” (principalmente seus pais) se beijando. Mas eles guardarão a imagem de que seus pais se amavam e mostravam isso ao mundo.

7. Faça perguntas ao rapaz que sua filha está conhecendo

Ainda que estejam apenas no começo do namoro, pergunte ao rapaz na frente dela: “Quais são suas intenções para com minha filha?” Em seguida faça silêncio esperando a resposta. Isso provavelmente trará mais cores vivas que a maquiagem ao rosto de sua filha, mas, mostrará ao rapaz que ela tem um pai (ou mãe) que estão muito interessados em tudo que acontece a ela.

Advertisement

8. Faça perguntas a eles – na frente dos amigos

Quando forem a uma festa, pergunte: Que horas você volta? Vai ter bebidas alcoólicas lá? Tá levando o celular? Na frente dos amigos. Isso os envergonhará um pouco, mas você estará sendo um pai responsável.

9. Imite-os quando estiverem sendo inconvenientes

Um pai ouviu a mãe dizer à filha para tirar os shorts muito curtos e vestir algo apropriado para irem jantar fora. A garota se recusou, o pai vestiu um dos shorts curtíssimos dela e disse: Tudo bem, eu acompanho você no modelito. Não precisa dizer que a menina se trocou rapidinho.

10. Dance como a mãe do vídeo

Dance como se não tivesse ninguém olhando. Provavelmente, como as crianças do vídeo, seus filhos irão revirar os olhos. Se possível, cante com a colher de pau servindo de microfone. Não se preocupe com a letra e cante alto. Eles podem morrer de vergonha agora, mas em qualquer idade, os filhos querem ver os pais felizes. Isso traz tranquilidade e equilíbrio a suas vidas.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.