10 maneiras comprovadas para diminuir o estresse

Não se pode combater um inimigo que não vemos, por isso antes de tentar o combate conheça o seu inimigo.

Stael Ferreira Pedrosa

O estresse é uma reação natural do organismo que ajuda a preservar a vida mantendo-nos alertas para perigos iminentes. Ao sentir que há ameaça no ambiente, o corpo produz hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol, que aceleram os batimentos cardíacos e a respiração, contrai os músculos para o ataque e a pressão arterial aumenta.

Passada a ameaça ou suposta ameaça, o corpo saudável retorna ao estado normal, o que não acontece com quem sofre de estresse crônico.

Ao ficar constantemente em estado de estresse a pessoa sofre de uma toxicidade hormonal, que pode desencadear várias doenças como hipertensão, diabetes, dores, gastrites e disfunções tireoidianas.

Pelo bem da saúde temos que aprender a nos livrar do estresse tão logo ele surja, por isso aqui vão 10 maneiras comprovadas de diminuir o estresse:

1. Escreva

Quando se sentir estressado, procure um lugar tranquilo, pegue papel e caneta e escreva o que o estressou. Crie estratégias para lidar com o problema e ponha-se em ação. Isso o ajudará a ver as coisas de maneira mais clara e positiva.

Advertisement

2. Respire

Quando o estresse atacar, pare e tente não pensar em nada. Inspire lenta e profundamente contando até 6. Em seguida segure contando também até 6 e expire lentamente de modo a conseguir contar até 18. Respire pelo nariz, mantenha a boca fechada e tente relaxar os ombros. Importante: tente inflar o abdômen ao invés do peito ao inspirar, assim a parte mais baixa do pulmão receberá o oxigênio necessário. Repita de 4 a 5 vezes.

3. Medite

O hábito de meditar é comprovado para aliviar a mente e relaxar. Procure um lugar calmo, sente-se de maneira relaxada e tente não pensar em nada por pelo menos 60 segundos. Use a respiração ensinada no item 2 e veja os resultados. Comece um programa de meditação para evitar novas situações de estresse.

4. Alimente-se

Alguns alimentos são eficazes para melhorar o humor: chocolate, espinafre, frutas como banana, laranja e abacate, salmão, mel e aveia, pois estes alimentos contêm triptofano, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, magnésio, selénio, e vitaminas do complexo B – Aumente a ingestão de magnésio e sinta-se mais feliz.

5. Descanse

Dormir é fundamental, mas mais do que dormir, o que descansa realmente é uma mudança de atividade. Ao invés de passar o fim de semana dormindo, faça algo que goste e que esteja bem distante das atividades cotidianas. A pediatra Ana Escobar recomenda também fazer uma atividade prazerosa pelo menos uma vez ao dia.

6. Não protele

Protelar é altamente estressante. Se tem algo que precisa ser feito, faça-o. Organize-se através de uma agenda colocando as prioridades de cada dia em primeiro lugar. Em seguida o que pode ser feito depois que as prioridades forem atendidas e finalmente o que pode ser deixado para depois sem prejuízo da sua paz.

Advertisement

7. Exercite-se

Segundo Carson Smith, da Universidade de Maryland, “o exercício ajuda a amortecer os efeitos da exposição emocional. Exercitar-se não só vai reduzir a sua ansiedade, mas capacitá-lo ao autocontrole quando confrontado com eventos emocionais”. O médico ainda concluiu após estudos que o exercício regular, mesmo o mais leve, tem papel importante em desestressar.

8. Faça um diário

James Peenabaker, pesquisador da Universidade do Texas, acredita que fazer um diário e escrever sobre eventos estressantes ajuda você a entrar em acordo com estes eventos, reduzindo assim o impacto desses estressores em sua saúde física.

9. Tenha um animal de estimação

Conviver com um animal de estimação contribui para o bem-estar psicológico, reduz os níveis de estresse e evita doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado. Este é um dos resultados de um estudo feito pelo professor Cesar Ades da Universidade de São Paulo (USP). Segundo Carine Savalli Redígolo, da mesma universidade, “acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A – um anticorpo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona”.

10. Trabalhe a autoconfiança e autoestima

Evite a competitividade e a necessidade de ser sempre o melhor ou sempre certo. Lembre-se que todos erram e todos falham. Tente pensar mais nas vezes em que foi bem-sucedido que em seus fracassos. O erro é um excelente professor. Cuide mais de si, ame-se e acredite no seu potencial e se há alguma habilidade que não domina, dedique-se a aprender e treinar. Os resultados logo serão visíveis.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.