10 informações importantes sobre a Síndrome de Down

A síndrome de Down possui características específicas no aspecto físico e cognitivo que devem ser bem observadas.


Tahiana Andrade S. Borges

A síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela trissomia do cromossomo 21 e, por causa dessa diferença cromossômica, há alterações cognitivas e corporais que comprometem o desenvolvimento físico e aparência física além do retardo mental. Assim, a síndrome possui características específicas e que devem ser bem observadas.

1 – Características faciais

Crianças com Sindrome de Down possuem características faciais específicas e facilmente perceptíveis, tais como: os olhos oblíquos e levemente puxados, dedos curtos, ponte nasal achatada, língua protusa (para fora da boca) e pescoço curto.

2 – Tônus muscular

Pessoas com essa sindrome possuem o tônus muscular mais fragilizado que o normal, hipotonia, e flexibilidade excessiva nas articulações.

3 – Deficiência mental

O portador da Sindrome de Down possui deficiência mental de leve a moderado, comprometendo com isso uma série de habilidades cognitivas e intelectuais tais como aprendizagem e execução de atividades rotineiras, por exemplo.

4 – Problemas cardíacos

Quem possui essa síndrome possui a maior probabilidade de desenvolver problemas no coração devido defeitos cardíacos congênitos. Assim, cerca de 40% dos portadores dessa doença costumam ser afetados por problemas cardíacos.

5 – Crescimento físico

Há um atraso no crescimento físico e tendência à obesidade que se evidencia na hipotonia.

6 – Problemas gastrointestinas

Devido à hipotonia da musculatura intestinal o portador da síndrome costuma ser acometido de obstipação com muita frequência.

Advertisement

7 – Esterilidade

O portador da Síndrome de Down do sexo masculino tende a ser, em sua grande maioria, estéril, existindo no mundo apenas 3 casos de homens portadores da síndrome que foram capazes de engravidar uma mulher. No caso do sexo feminino cerca de um terço das mulheres portadoras da síndrome conseguem engravidar.

8 – Hereditariedade

Quando um dos pais é portador da Síndrome de Down há cerca de 50% de chance dos filhos possuírem o mesmo problema.

9 – Alterações auditivas

Crianças com Down costumam ter otites serosas crônicas.

10 – Afetividade

Apesar das alterações físicas e de todos os comprometimentos na saúde e no desenvolvimento cognitivo da pessoa com Síndrome de Down, o portador da síndrome tende a ter a afetividade normal, ou seja, é capaz de amar e sentir-se amado com a mesma facilidade dos não portadores da síndrome. Crianças com Síndrome de Down costumam ser cativantes, meigas e carinhosas.

Toma un momento para compartir …

Tahiana Andrade S. Borges

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.