10 habilidades que seu filho precisa desenvolver antes dos 10 anos, segundo especialista

Especialista ensina 10 habilidades essenciais que seu filho precisa desenvolver antes dos 10 anos.

Roberta Preto

Todos os pais sabem que devem ensinar a seus filhos com amor. Entretanto, nem todos sabem expressar muito bem esse amor.

As crianças precisam aprender muitas coisas durante a infância e cabe aos pais atentar-se a esses aprendizados para enxergar as dificuldades dos filhos, pois pais prestativos, cuidadosos, conscientes e pacientes, tornam-se a melhor inspiração na vida dos seus filhos.

De acordo com a especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga, fonoaudióloga com especialização em dislexia, Sheila Leal, existem 10 habilidades que toda criança precisa desenvolver. São elas:

1. Condições motoras

As crianças a partir de 1 ano e 3 meses passam a caminhar sozinhas e sem as mãos de alguém para auxiliá-las, pois todo sistema neurológico motor está desenvolvendo-se adequadamente.

A especialista aconselha buscar ajuda com profissionais especializados e até mesmo terapeuta ocupacional, caso a criança não desenvolva estas habilidades:

Advertisement

5 a 6 meses: Sentar

8 a 10 meses: Se arrastar ou engatinhar

1 ano e 3 meses: Caminhar sem segurar em nada

2. Linguagem (desenvolvimento da fala)

A linguagem começa a se desenvolver a partir do momento em que a criança nasce e essa comunicação surge com a interação entre ela e seus cuidadores. A partir do trigésimo dia, o bebê já começa a ter linguagem globo ocular, ele começa a ter alguns movimentos e a perceber o mundo ao redor.

3 meses: Solta “sonzinhos” (movimento de pescoço mais apurado).

Advertisement

6 meses: Surgem balbucios.

9 meses: A comunicação é mais precisa.

“Pais, fiquem atentos. Até os 2 anos essa criança precisa estar falando palavras com contexto e formando algumas frases com sentindo como: dá mamá, dá papá”, diz Sheila.

3. Aprendizagem

É importante que por volta dos 3 anos a criança conheça as cores e a numeração de 1 a 5, pois aos 2 anos ela já adquire linguagem, um dos marcos principais na linguagem fantasiada e imaginativa. Um dos aspectos mais importantes aos 3 anos é a capacidade da criança brincar sozinha, imaginando ser princesa, príncipe, ou um super-herói, essas brincadeiras são consideradas simbólicas, porém, trabalham com a imaginação delas.

4. Letras

A criança precisa ter um conhecimento prévio, o que chamamos de pré-alfabetização. E tudo depende das questões relacionadas ao nível cognitivo que essa criança está. A criança precisa, por volta dos 4 anos, ter um pouco de conhecimento das letras, principalmente da primeira letra do seu nome, também deve conhecer recorte, pintura, ela precisa saber explorar os desenhos. É responsabilidade dos pais proporcionar isso a elas.

Advertisement

5. Linguagem (construção dos fonemas)

A linguagem precisa estar pronta, com todos os fonemas, até os 5 anos, pelo menos. Porque, de acordo com o Ministério da Educação, essa criança tem que ser alfabetizada até os 6 anos, já que nessa idade se inicia todo o processo de escrita e matemática dela. Estar inserida numa escola com todo esse pré-requisito de leitura e escrita formado é essencial para que ela tenha tranquilidade nos estudos.

“A criança nessa etapa até os 5 anos precisa conhecer e estar falando corretamente os encontros consonantais (dra, dre, tri, cha) e os fonemas (as, es, is, ar, er, ir)”, explica Sheila.

6. Personalidade

A personalidade da criança fecha aos 7 anos, sendo assim, todas as questões de vivência dessa criança precisam estar bem preparadas e prontas. Ou seja, essa criança precisa ter muita vivência cultural, social e emocional, até essa idade, pois é nela que fixa essa questão da personalidade.

7. Abstração da linguagem

É a partir dos 7 anos que o cérebro tem seu grande marco, isto ocorre quando a criança consegue abstrair essa questão da linguagem, pois seu cérebro já fez todas as conexões neuronais necessárias para a criança sair do concreto e caminhar para o abstrato.

“A consciência daquela menina já estava mais madura, por isso ela não jogou o lixo na rua. Ou seja, ela já é capaz de entender a palavra consciência. Isso é um aprendizado? Por quê? Porque jogar lixo na rua tem uma consequência e um impacto muito ruim, tanto para o meio ambiente como para a sociedade e outras questões relacionadas”, exemplifica Sheila.

Advertisement

8. Vocabulário

O desenvolvimento do vocabulário também é um marco importantíssimo na idade dos 7 anos. Então, quanto mais os pais puderem ler para essa criança, quanto mais ela estiver envolvida nesse contexto, onde tiver cultura, onde ela possa ver um quadro, estudar mais sobre aquele pintor, saber alguns pré-requisitos, ela vai conseguir construir esse vocabulário e isso é essencial até essa idade.

9. Leitura, escrita e interpretação

A leitura, escrita e interpretação são os marcos dos 8 anos na vida da criança, já que se encerra o que é chamado de processo de alfabetização. Ou seja, essa criança está apta para ler, escrever e interpretar sem o máximo de mediação possível. Ela terá que ter construído isso muito fixo dentro dela.

10. Criatividade e abstração

A criatividade e abstração são marcos dos 10 anos na vida de uma criança. Ela precisa estar fluente, precisa ter sempre uma questão de criatividade aguçada durante esse período dos 10 anos e essa necessidade se faz preciso, porque ela já está caminhando para um outro nível intelectual, que é por volta dos 12 anos, quando ela tem também um up nessa questão cognitiva.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.