10 frases que seus filhos não precisam ouvir

O diálogo é fundamental dentro de um lar, se os pais não usarem com brandura e cuidado as palavras, acabarão por criar obstáculos na infância dos filhos que dificilmente será superado na vida adulta.

Roberta Preto

Sabemos que há dias que tudo parece não dar certo, o cansaço, estresse e o desespero de compromissos não finalizados roubam nossas forças e alegrias, mas essas coisas precisam ser deixadas para trás quando atravessamos o portão de nossos lares. Porém, isso não tem ocorrido e há pais que levam para casa o descontentamento com a vida e descarregam tudo nos filhos. Esquecendo que seus filhos são mais valiosos que qualquer outra coisa que eles poderiam ter conquistado lá fora.

Leia: 7 frases que destruirão seus filhos

Há 10 frases que os filhos não precisam ouvir, sob nenhuma circunstância, e são elas:

1. “É sua culpa”

É lamentável quando uma mãe ou pai diz: Você foi um erro! Por sua causa eu perdi os melhores anos de minha vida.

Nem sempre os sonhos almejados podem vir a dar certo, e muitos levam uma vida que não sonharam para si, tornam-se pessoas mal-humoradas e insatisfeitas. Porém, se esquecem de que foram elas e não os filhos que fizeram as escolhas que as levaram aonde elas estão agora.

Advertisement

Pais, os filhos foram e sempre serão sua melhor e maior conquista, não os olhe como um fardo, mas como uma bênção dos céus para ajudá-los a se tornarem pessoas melhores.

2. “Seu irmão é melhor que você”

O maior erro dos pais é querer que os filhos tracem o mesmo caminho de seus irmãos, façam as mesmas escolhas, tirem as mesmas notas, enfim… Cada filho possui suas próprias características e são dotados de talentos diferentes. Então, torna-se impossível compará-los, mas quando os pais o fazem, provocam um sentimento de inferioridade, culpa, autocomiseração, ciúmes, inveja e até mesmo a ira. E quando esses males se infiltram no coração dos filhos, automaticamente mata os sentimentos de afeto e amor pela família.

Como disse um velho pai: “Se os dedos das mãos não são iguais, que dirá os filhos.”

3. “Escuta aqui!…” (Na frente dos outros)

Os pais têm por obrigação e responsabilidade ensinar e educar os filhos, porém, não se deve chamar a atenção dos filhos na frente de outras pessoas para não os constranger. Às vezes, é preciso respirar fundo, engolir a vergonha diante de uma rebeldia momentânea de um filho, ao invés de puni-lo no momento impróprio. E, quando estiverem em casa, então, como pais sábios, advertir o filho do erro e, se necessário, aplicar o castigo. Caso os cuidadores escolham demonstrar autoridade na frente de todos, acabarão por humilhar os filhos, provocando uma ferida que levará anos para ser curada, se curar…

Leia: 6 sinais de que seus filhos precisam de mais atenção

Advertisement

4. “Você tirou o meu sossego”

Quanta dor os pais podem provocar nos filhos quando dizem: “Menino, você não me dá sossego! Eu perco o meu dia atrás de você!”

Os pais nunca devem dizer aos filhos tamanha crueldade. Filhos não roubam nosso tempo, somos nós que não administramos o tempo com sabedoria. Eles nunca tiram nossa paz. Na verdade, são eles que nos trazem alegria e a verdadeira paz que carecemos. Se os pais se desconectarem um pouco que seja do computador, da TV ou do celular, saberão a quantidade de tempo que lhes sobram.

5. “Você é tão burro” (ou qualquer outra ofensa)

Os filhos tendem a acreditar no que os pais dizem a eles. Se o pais acreditam que ele é “o menino mais inteligente e lindo do mundo”, eles acreditarão que o são. E se os pais ofenderem um filho, chamando-os de “burro e feio”, infelizmente, eles acreditarão que também o são. Isso pode causar traumas que irão com eles para a vida adulta.

6. “Você me causa desgosto”

Todos nós nesta vida estamos sujeitos a falhar, cometemos erros, fracassamos, mas o pior erro que um pai e uma mãe pode cometer é exigir o “filho perfeito”. Quando as expectativas não são supridas, alguns pais se manifestam de uma forma grotesca com os filhos, dizendo: “Você me mata de desgosto.” Os pais que proferem esses tipos de palavras aos filhos, acabam por matar todas as qualidades e virtudes que os filhos possuem. Eles se sentirão um peso na vida dos pais. Alguns saem de casa, já outros se entregam para as drogas. Há muitos atos ruins que os filhos podem vir a cometer por falta de cuidado da parte dos pais.

7. “Eu prometo…” (sem ter a intenção de cumprir)

Todas as coisas que os pais prometem aos filhos, precisam e devem ser cumpridas, porque é isso o que os filhos esperam. Para os filhos, os pais são seu símbolo de verdade e heroísmo, e mais do que isso, significa que os filhos confiam nos pais completamente, por isso, os pais só devem prometer aquilo que se pode cumprir.

Advertisement

8. “Você é igual ao fulano”

Todos nós temos um parente que não temos afinidade nenhuma, às vezes é a sogra, o ex-marido, a tia, etc. Que culpa seu filho tem? O ressentimento e a mágoa que você possui desse parente deve ser resolvida dentro de si mesmo. Quando surgirem desavenças, o pai ou a mãe jamais deve gritar com o filho dizendo que ele possui os mesmos defeitos do parente. Essas coisas podem fazer o filho se sentir rejeitado e odiado por quem ele mais deseja ser amado e aceito.

9. “Você é tão desastrado”

Alguns pais não enxergam que os filhos podem ter problemas no aprendizado, seja no lar ou na escola, às vezes, eles precisam de um cuidado especial. Mas, infelizmente, condenar um filho, chamá-lo de desastrado é mais fácil do que reconhecer que o filho precisa de ajuda. Se os pais não conseguem enxergar nos filhos suas deficiências, então é sinal de que esses pais carecem de mais ajuda do que os próprios filhos.

10. “Eu não te amo”

De todas as ofensas, das piores palavras e comparações, não há dor maior do que a falta de amor. Parece ser impossível de acreditar que haja pais com a capacidade de dizer aos filhos que não os ama, todavia, há muitos pais que o fazem, provocando nos filhos os sentimentos de rejeição, raiva e vazio. A ausência do amor na vida de uma criança provoca impacto em todos os períodos de suas vidas. Os filhos que não escutam seus pais proferirem palavras de afeto dificilmente saberão amar na vida adulta.

Todos os pais podem encontrar ajuda diante de Deus para superarem seus fracassos, medos, estresse e anseios, Ele é capaz de nos ajudar a lidar com tais sentimentos. E, se buscarmos o Senhor para nos orientar, encontraremos a forma de usar as palavras certas, diante de todas as situações, sem ofender as pessoas, principalmente, se tratando de nossos filhos que nos amam com amor absoluto.

Leia também: 6 frases que influenciarão positivamente o futuro dos seus filhos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.