10 formas como os hormônios influenciam a vida da mulher

"Engordei, mas o que será que está acontecendo? Não mudei minha alimentação!", "Que calor terrível! Ninguém mais está sentindo?", "Estou irritada agora".

Fernanda Ferraz

“Engordei, mas o que será que está acontecendo? Não mudei minha alimentação!”, “Que calor terrível! Ninguém mais está sentindo?”, “Estou irritada agora, não quero que ninguém venha falar comigo.” Alguma vez já se sentiu assim? Por que será?

As mudanças de humor podem ser intensificadas na tensão pré-menstrual (TPM), na gravidez, menopausa ou na pré-adolescência.

Nós mulheres temos vários hormônios circulando em nosso organismo e de fato eles contribuem e/ou atrapalham nossa vida. Do que estou falando? De como os hormônios influenciam a vida das mulheres, não só na pré-adolescência, mas na fase adulta também.

Talvez você mesma já tenha se perguntado por que uma hora está tão feliz e em pouco tempo está tão irritada, sentimentos tão opostos e que parecem que resolveram sabotar você num mutirão de sentimentos.

Mas será mesmo que toda explosão emocional feminina pode ser atribuída exclusivamente ao metabolismo? “As mulheres estão, sim, mais sujeitas a altos e baixos emocionais”, diz o ginecologista Guilherme Lobo, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Mas é claro que nem tudo se deve apenas aos hormônios.”

Advertisement

O que os hormônios podem causar?

Dependendo dos níveis hormonais, a mulher pode sentir dificuldades para dormir, mudanças repentinas de humor, nervosismo ou irritação, ansiedade, depressão, perda ou ganho de peso, entre outras causas.

Mulheres e hormônios

O estrogênio

é responsável por regular a menstruação, também ajuda no crescimento das mamas, regula as funções da reprodução, protege a mulher de infartos. Se houver uma queda no nível de estrogênio pode levar ou acarretar a depressão, sensações de tristeza profunda e desânimo. Esses são os sintomas mais comuns.

Androgênios

responsáveis pelo surgimento dos pelos nas axilas e pubianos.

A testosterona

Se os níveis deste hormônio forem elevados na mulher pode aumentar o aparecimento de acne, pelos, a voz fica mais masculina, distúrbios menstruais, aumento de oleosidade e agressividade. Se os níveis forem baixos, haverá uma diminuição na libido.

Prolactina

Responsável pela produção de leite, ajuda a trazer bem-estar e a preocupar-se mais com o próximo.

Advertisement

Progesterona

Flutuações hormonais

O que mais atinge as mulheres são essas flutuações hormonais, o desequilíbrio hormonal pode aumentar os níveis de estresse e depressão.

Hormônios nas adolescentes

A mudança no corpo, com o crescimento dos seios, o aumento da cintura, o surgimento dos pelos e a menstruação podem deixar as adolescentes um pouco confusas sobre o processo de mudanças biológicas que refletem em modificações externas do corpo. Talvez a adolescente se sinta insegura e confusa, até mesmo se deve continuar a brincar de boneca ou começar a desenvolver atitudes mais maduras, que podem trazer irritação e brigas dentro do lar, por isso é tão importante que os pais sejam amigos de seus filhos e os ajudem nesse novo processo de amadurecimento.

Na TPM

Nos dias de TPM, a mulher pode ficar irritadiça, de mau humor, com baixa autoestima, nervosa e estes sentimentos acabam atrapalhando o bom relacionamento no trabalho ou no lar.

Na gravidez

Os hormônios podem deixar a grávida chorosa, sensível, ansiosa, com sensação de que está feia e muito gorda, isso ocorre porque as taxas hormonais aumentam muito.

Na menopausa

Por volta dos 50 anos, a mulher pode ter sua menstruação cessada, o que é considerado como menopausa. Os calores começam a ser insuportáveis e intercalados com a sensação de frio. Em muitos casos, o índice de gordura corporal aumenta (por isso os quilinhos a mais), há diminuição da libido, ressecamento vaginal, distúrbios do sono, tendência ao mal de Alzheimer, por isso torna-se tão importante a reposição hormonal, para que o corpo fique em equilíbrio.

Advertisement

É importante que tenhamos conhecimento de como os hormônios agem em nosso corpo e estimulam certas atitudes. Mas vale lembrar que o autocontrole é a melhor forma de se equilibrar e não transformar seu dia em algo exaustivo e infeliz. Por isso, nós mulheres devemos ser sábias e não nos aproveitarmos da situação do descontrole hormonal para destilar raiva, indiretas e contendas. Podemos ter autocontrole e equilibrar nossa vida trazendo mais união familiar em volta de todos os que amamos!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.