10 dicas para organizar horários e tarefas

Conseguir fazer tudo o que precisamos e ainda sobrar tempo para o que queremos é bem difícil, mas será que estamos indo pelo caminho certo?

Tatiane Bellini Covre

Quando pensamos em organizar nossos horários e tarefas normalmente já vamos logo pensando em “o que vou encaixar naquela hora” e “o que mais vai dar tempo de fazer” e assim acabamos nos enrolando e até atrapalhando o que estava indo bem, mesmo que seja uma única coisa.

Mas então como fazer tudo o que preciso e ainda algumas coisas que quero? Como não me sentir um escravo do tempo e ainda assim cumprir corretamente com minhas tarefas?

Bem, aqui vão dez dicas para você conseguir se organizar. Como tudo, no início precisa de um pouco de esforço, mas com o passar dos dias tudo passará a ser comum e a paz que trará lhe estimulará a continuar.

  1. Faça uma lista das suas tarefas e horários, flexíveis e não flexíveis, você não tem como decidir buscar seu filho um pouco mais tarde na escola, mas pode mudar o dia da ida ao banco. (Cada um tem seus afazeres e responsabilidades adéque as ideias a sua realidade).

  2. Limpe sua lista, isso mesmo, você não leu errado. Seja seu amigo, não imponha um peso maior do que você pode suportar. Escrever ou digitar uma lista com vinte itens é muito fácil, mas será que cabe tudo isso no seu dia? Falamos muito sobre colaborar com os outros, mas muitas vezes não colaboramos com nós mesmos.

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  3. Coloque a lista em ordem de prioridade.

  4. Encontre o seu maior ladrão de tempo e o neutralize. Se você perde muito tempo no computador com coisas desnecessárias, coloque um horário certo para ficar nele; se você gasta muito tempo em ligações inúteis, tenha coragem de dizer que está ocupado e ligará outra hora.

  5. Se você trabalha em uma empresa, seus horários já são preestabelecidos, mas se você tem um negocio próprio ou trabalha em casa aí a coisa é mais complicada e será necessário mais esforço. Faça tabelas com os afazeres diários, sim, cada um deles, como arrumar as camas, lavar a louça, fazer compras, etc. e quadradinhos para colocar OK na frente de cada um assim que realizar a tarefa. No fim do dia você terá uma ideia real do que conseguiu fazer, fora que dá um ânimo a mais ir vendo a tabela se encher de oks. (Pra quem trabalha fora essas tabelas são ótimas para o fim de semana, pois assim faz-se todo o necessário rapidinho e sobra tempo para se divertir e descansar).

  6. Não se esqueça de colocar suas orações e leitura das escrituras em primeiro lugar, isso trará a paz necessária para que seu dia flua bem e dê tempo para tudo. Quando somos gratos ao que temos até as dificuldades pesam menos.

  7. Faça, aja, comece agora mesmo.

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  8. Lembre-se que as “pessoas” são mais importantes, a casa pode ser arrumada depois. A internet e TV podem esperar, mas um amado companheiro, filho ou amigo muitas vezes precisam de nós naquele momento e esses não podem ser negligenciados.

  9. Leve sua lista sempre consigo e a atualize sempre.

  10. Ore a Deus todos os dias pedindo por discernimento e se permita deixar de fazer alguma coisa que é boa para fazer uma melhor, pois se formos fazer tudo o que é bom sem selecionar ficaremos sobrecarregados e pessoas importantes ficarão para trás. Existem muitas coisas boas a se fazer, mas temos que nos organizar na nossa realidade e assim viver em paz. E ninguém melhor do que o Senhor para nos fazer sentir o que é melhor, por isso ore!

Realmente não é fácil conseguir fazer “tudo” o que temos que fazer, mas com esforço e um bom plano dá certo sim. Mas lembre-se de que você é humano e falível, seja bondoso consigo mesmo e paciente. As coisas não se transformarão do dia para noite só por que você fez uma lista. Vá com calma e não tente fazer mais do que seu corpo aguenta, pois temos muitas ideias em nossa mente, mas colocá-las em prática leva muito mais tempo do que criá-las em nossa mente, seja seu amigo e MUITO BOA SORTE.

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Tatiane Bellini Covre

Tatiane Bellini mora em Porto Ferreira Sp Brasil.