10 dicas para melhorar a imunidade de seu filho

Seu filho tem ficado doente com frequência? Saiba como melhorar a imunidade dele!

Evelise Toporoski

Tem vezes que os filhos pequenos ficam doentes seguidas vezes, deixando toda a família preocupada.

Nada melhor do que apostar em uma alimentação saudável para aumentar a imunidade deles e deixá-los mais resistentes a vírus e bactérias.

Veja algumas dicas da nutricionista Fernanda Scheer, publicadas nesse blogde alimentos que vão deixar as crianças mais fortes:

1. Sucos verdes

Utilize frutas frescas como laranja, abacaxi, melancia, melão + um vegetal como couve ou espinafre.

2. Abacate

Esta fruta é supernutritiva: ofereça inicialmente uma colher de chá puro, ou com banana amassada para ir acostumando ao paladar.

Advertisement

3. Fibras

Uma colher de linhaça dourada, gérmen de trigo, farelo de quinoa, chia ou aveia também podem ser incluídos na dieta dos pequenos, pois são bastante nutritivos. Mas, lembre-se que o ideal é apenas uma colher, que pode ser colocada nas frutas, panquecas ou bolos.

4. Evite laticínios

Essa dica vale principalmente para a criança que já está com muito catarro e precisa expectorar. Evite leite, queijos e iogurtes, pois eles aumentam a quantidade de muco produzida pelo corpo. A nutricionista sugere trocar leite de vaca por leite de arroz, aveia ou de soja nesse período.

5. Evite os “antes”

Produtos com corantes, espessantes e conservantes devem ser evitados. Eles estão em vários produtinhos de pacotes, como suco de caixinha, bolachas e salgadinhos, veja na descrição da composição deles! Todos estes produtos também aumentam a produção de muco.

6. Vegetais e frutas coloridas

Aproveite para oferecer aqueles que têm mais antioxidantes, como brócolis, tomate, cenoura, espinafre, couve, uva, laranja, abacate, morangos (de preferência orgânicos), maçã e limão (em sucos).

7. Líquido

Ofereça muitos líquidos, principalmente água ou água de coco natural.

Advertisement

8. Maçã e cebola

Os dois são ricos em quercetina, um flavonoide que protege o corpo de vírus e bactérias oportunistas e ainda tem uma função anti-inflamatória das vias aéreas.

9. Temperos naturais

Salsinha, orégano, alecrim, tomilho, canela, hortelã, gengibre e manjericão são ótimos coadjuvantes na prevenção ou na recuperação de gripes e resfriados, além de terem muitas vezes propriedades expectorantes. A nutricionista recomenda o uso em pequenas quantidades em preparações salgadas, frutas, sucos ou na forma de chás.

10. Proteínas

Carne, frango, peixe, ovo caipira e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!