10 coisas que você precisa aprender após um casamento falido

Não encare o seu casamento fracassado como o fim da estrada. Veja isso como o início de uma nova jornada.

Mayra Bitsko

Você entra em um casamento com a expectativa de que vai ser para sempre. Mas em algum ponto do caminho as coisas começam a mudar e ele deixa de ser para sempre.

Vindo de um casamento fracassado, eu sabia o que fazer de forma diferente, quando decidi me casar novamente. Assim como em qualquer outro casamento, meu marido e eu temos a nossa quota de altos e baixos. Mas o segredo para fazer o casamento dar certo é trabalhar em conjunto e colocar o amor em primeiro lugar.

Se houver um desequilíbrio entre você e seu cônjuge, você não pode esperar que o casamento dê certo. Portanto, aqui estão 10 coisas que você pode aprender a partir de um casamento fracassado.

1. Casar-se por razões erradas

Se o seu relacionamento está em solos rochosos, não pense que o casamento é a resposta. Casar-se com alguém que você não confia, brigar constantemente e seguir um padrão de rupturas e reconciliações são apenas alguns sinais de que o casamento vai sofrer. As pessoas têm a falsa ideia de que o casamento muda alguém. Pode até ser, mas só se a pessoa quiser mudar. O casamento é um compromisso sério, não um solucionador de problemas.

2. Suportar abuso

Quando você está sendo atacado verbalmente ou passa a ser fisicamente machucado por seu cônjuge, você sabe que é hora de sair da relação. Por mais assustador que seja erguer-se e seguir em frente, você deve fazê-lo para sua segurança – e para a segurança de seus filhos. Se você não tem família ou amigos a quem recorrer, vá para um hospital ou sua igreja local. Seu bem-estar, e de seus filhos, é prioridade. Crianças sofrem em silêncio ou sublimam. Quando as crianças vivem em um ambiente abusivo, correm o risco de sofrer o mesmo em seus relacionamentos.

Advertisement

3. Não trazer o passado para o presente

Não há nenhuma razão para você reviver o que já não pode ser mudado. Reviver o passado em seu casamento é como implorar por problemas e instabilidade. Os níveis de frustrações vão subir, e uma discussão simples se transforma em uma briga. Por exemplo, se você e seu cônjuge estão discutindo sobre um passeio em família, não traga algo do passado para criar um caso. O passado é o passado. Deixe-o lá atrás.

4. Discutir sobre finanças

A maioria dos casais tem a sua quota de problemas financeiros. Às vezes, são circunstâncias imprevistas – contas de hospital para você ou as crianças, um acidente em sua própria casa – que pode causar tensão entre você e seu cônjuge. Quando não há fundos suficientes, você e seu cônjuge sentem o impulso de discutir. Aparecem dedos indicadores, mostrando quem deveria trabalhar mais horas, e quem deveria gastar menos. Em vez disso, dê um passo atrás e calmamente converse com seu cônjuge.

5. Falta de respeito

Vocês podem ter diferenças de opiniões sobre religião, política, como e onde criar uma família e assim por diante. Por mais que as opiniões sejam, por vezes, difíceis de aceitar, sempre respeite. Não há certo ou errado quando se trata de opiniões.

6. Falta de espaço

Assim como é maravilhoso passar cada minuto com o seu cônjuge, também é saudável dar um ao outro um pouco de espaço. De vez em quando saia sem o seu cônjuge. Ambos devem ter um tempo com os amigos ou a família como uma maneira de limpar a mente da rotina diária. Um pequeno espaço significa aproximar-se de velhos amigos ou parentes. Isso não significa fazer atividades infiéis. Quando vocês dão espaço um ao outro, você começa a sentir saudades um do outro.

7. Não confiar

Se você não pode confiar em seu cônjuge ou se o seu cônjuge não pode confiar em você perto de algumas pessoas, sozinho ou ao lidar com problemas, então qual é a finalidade do casamento? É uma sensação desagradável ser casado e incapaz de viver uma vida de conteúdo porque os sentimentos de desconfiança permanecem no casamento.

Advertisement

8. Falta de entendimento

Se sua esposa está enfrentando problemas no trabalho, problema de amizade ou apenas se sente mal com sua aparência, é difícil identificar-se, porque você não sabe exatamente como ela se sente. No entanto, pergunte a ela o que está acontecendo e ouça cada detalhe. Embora você não possa se identificar com o problema, você pode entender o que está acontecendo e mostrar empatia.

9. Falta de comunicação

A comunicação é de extrema importância em um casamento. Um casamento não pode funcionar plenamente quando não há linhas de comunicação. Fale livremente com o seu parceiro. Se algo está incomodando, resolva a questão de forma aberta e honesta.

10. Mentir

É óbvio, que em qualquer relacionamento, mentir é errado. Mas quando é no casamento, tende a machucar mais. Você se sente traído pela pessoa que você acreditava de todo o coração. Se você sentir a necessidade de mentir, pergunte-se o porquê. Vale a pena pôr em risco seu relacionamento por esta mentira? Quando as pessoas mentem, o fazem presumindo estar protegendo a pessoa a quem mentem. No entanto, a mentira dói mais do que a verdade.

O casamento abrange duas pessoas que se amam e se apoiam mutuamente através de tudo – mesmo quando nem sempre concordam um com o outro.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 10 things you can learn from a failed marriage

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.