10 coisas que homens divorciados têm em comum

Se você entrou num relacionamento com um homem divorciado, fique de olho nessas particularidades encontradas na grande maioria deles, segundo estudos e pesquisas.

Caroline Canazart

Os divórcios acontecem pelos mais variados motivos. Todos os dias, pelo mundo afora, casais colocam um ponto final no casamento. Alguns especialistas que trabalham nessa área, como advogados e conselheiros matrimoniais, afirmam que existe uma relação entre os homens que se separam e que quase todos eles têm pontos em comum. Dessa forma, eles também deixam dicas de como uma mulher pode sobrepujar esses pontos em um casamento, para não levá-lo a um divórcio.

1. São pegos de surpresa

De acordo com a advogada de família Michelle Crospy, de San Francisco, nos Estados Unidos, 70% dos casos de divórcio que ela atende são iniciados pelas mulheres. “Elas me dizem: ‘Eu venho advertindo-o durante anos.” O marido responde: “Mas eu não sabia que ela estava falando sério!'”, afirma a profissional.

Para não entrar para o clube dos divorciados o que pode ajudar é explicar exatamente, nos mínimos detalhes, quais são as atitudes que o marido vem tomando que a incomodam. É a famosa DR (discutir a relação) que a maioria dos homens odeia. Existem também os profissionais que aconselham casais e que podem ajudar nesse aspecto.

2. Colocaram a tecnologia antes do relacionamento

Quem não se incomoda em estar falando com uma pessoa que não tira os olhos de uma tela, seja de computador, celular, tablet ou vídeo game? Dia após dia você tem que repetir duas ou três vezes o que está falando porque o marido não conseguiu processar a informação.

A terapeuta de casais Damona Hoffman diz que uma forma de driblar esse problema é impor limites aceitáveis, tanto pela mulher quanto para o homem, de como e quando as tecnologias serão usadas. Por exemplo, estipular que o celular não será usado durante os jantares e também estará fora do quarto na hora de dormir. Para as mulheres que só recebem mensagens de texto e e-mails, lembrar o marido de que é bom ouvir a voz dele, também pode ajudar.

Advertisement

3. Ele sucumbiu à rotina

O marido não se preocupa mais em convidar a esposa para jantares ou passeios a dois. Por causa do trabalho e até dos filhos noites românticas foram para o espaço. Para que isso não seja a justificativa do divórcio, convide-o para sair, não espere por ele. Deixe as crianças com a avó.

Leia mais: 5 maneiras de tirar o seu casamento da rotina

4. Perderam o equilíbrio entre o trabalho e a família

Existem homens que além de serem casados com suas esposas são também casados com suas carreiras. Muito comumente eles acabam cometendo faltas com a família.

De acordo com James Honeycutt, professor de comunicação da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, não adianta dizer o que o marido precisa fazer. Ele pode ficar na defensiva. Porém, você pode criar situações para compartilhar um tempo com ele. Um almoço ou jantar perto de onde ele trabalha, por exemplo, é um bom começo.

5. Abraçaram a passividade perante o distanciamento entre ele e a esposa

Homens divorciados costumam dizer que com os passar do tempo ele e a esposa desenvolveram gostos diferentes. Dessa forma, um não acompanha o outro em suas atividades prediletas e acabam perdendo a conexão. Ceder a uma atividade, mesmo que seja aquela que você menos gosta, tipo acampar, demonstra que você se importa com ele, e vice e versa.

Advertisement

Leia mais: Para as pessoas casadas que perderam a emoção do “novo amor”

6. Apreciam relacionamentos onde a intimidade é ativa

Quando existe um casamento sem relações sexuais ele pode firmemente caminhar para um divórcio. Os homens que saem de um relacionamento assim afirmam que não esperam ter um novo casamento com este mesmo problema. Este artigo, Por que as mulheres devem iniciar a intimidade sexual com mais frequência, pode ajudar um casamento que esteja passando por uma crise parecida.

7. Eles fazem coisas de criança com o seu dinheiro

Joleena Louis, advogada especializada em casamento e divórcio em Nova Iorque, diz que seus clientes divorciados gastam em coisas pessoais demais.

Ficar controlando o que o marido compra pode constrangê-lo até chegar ao ponto de isso ser uma razão para uma separação. Sempre é bom evitar fazer o papel de mãe do marido.

8. São carentes e de baixa autoestima

Muitos homens divorciados se dizem carentes de elogios, muito diferente do que acontecia no início do relacionamento. Lembrar-se de fazer um elogio quando estiverem prontos para um jantar, uma festa ou reunião demonstra que a esposa nota e se preocupa com o marido.

Advertisement

9. Não expressam as emoções

Desde crianças os homens são ensinados a reprimir os sentimentos e emoções e podem ter sido desprezados no casamento. Talvez ele tenha problemas em falar que esteja triste ou preocupado com algo. Fale que está aberta para conversar e dê espaço para ele falar, mas sem críticas ou discussões.

10. Tendem a ser mais carinhosos e gratos constantemente

Ken Druck explicou que depois de um casamento com conflitos, os homens divorciados apreciam mais os sentimentos de gratidão e o carinho. Agradecer por algo que ele tenha feito, mesmo que seja pouco, como uma louça lavada, já é um exercício para mudar o relacionamento diário entre os dois.

Leia também: Estar solteiro ou divorciado depois dos 40 – Dicas e soluções

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.