10 coisas que as pessoas não limpam em sua casa, como deveriam, para evitar doenças

Sua família corre risco de adoecer, caso essas coisas não sejam higienizadas da maneira correta.

Erika Strassburger

Em muitos lares, estas coisas não são limpas com a frequências ou da forma necessária.

1. Ventiladores

Quem tem ventilador de teto muitas vezes se esquece de limpar a poeira que acumula rapidamente sobre as pás. O mesmo acontece com quem tem ventiladores portáteis. As pás e grades ficam empoeiradas facilmente, por isso exigem uma higienização frequente. Caso contrário, todo aquele pó e plumas voarão direto para nossas narinas, podendo provocar alergia, e sobre o alimento que ingerimos.

2. Interruptores e maçanetas

É preciso desinfetar, também com frequência, as maçanetas da casa, assim como os interruptores, pois são lugares onde todo mundo põe a mão, e são frequentemente contaminados por zilhões de bactérias.

3. Caixa d’água

Especialistas dizem que, para a segurança da família, a caixa d’água da casa ou do prédio precisa ser lavada e desinfetada a cada seis meses.

4. Ar-condicionado

Segundo matéria publicada no site Globo.com, um técnico em manutenção de ar condicionado disse que é preciso “retirar a tela do ar condicionado uma vez por mês para limpar com água corrente e pedir a visita de um técnico pelo menos uma vez por ano para verificar como está o equipamento, se precisa de uma limpeza mais profunda ou apenas higienizar o aparelho.”.

Advertisement

5. Colchões, travesseiros, almofadas, cortinas e tapetes

Para evitar que os ácaros causem um estrago à sua saúde, é preciso higienizar os travesseiros e colchões, e lavar cobertores, tapetes e cortinas com certa frequência.

O alergista Clóvis Galvão, em entrevista ao programa Bem Estar, orienta a trocar os travesseiros a cada dois anos. Ele diz que lavá-los pode ser perigoso, pois por ser difícil de secar por dentro, a umidade torna favorável à proliferação de ácaros. O correto é lavá-los a seco. Os colchões, assim como as almofadas, devem ser aspirados toda semana.

Uma receita para higienizar persianas, sofás, cortinas e carpetes, que reduz em 85% o número de ácaros, é a mistura de 200 ml de vinagre de vinho branco com 4 litros de água.

6. Paredes e teto

Poeira, mofo, teias de aranha precisam ser removidas com frequência para proteger a saúde da família. O vídeo abaixo ensina evitar e remover mofo de paredes e tetos, inclusive de armários.

7. Teclado, controles remotos, celulares e outros eletrônicos

Qualquer local onde várias pessoas põem a mão precisa ser desinfetado com bastante frequência. Estudos mostram que os teclados de computador podem ter mais bactérias que tampas de privada. Esses eletrônicos podem ser higienizados com álcool 70%.

Advertisement

8. Os brinquedos de seus filhos

Se você tem crianças abaixo de dois anos, os brinquedos precisam ser limpos com muita frequência, porque nessa idade a boca é o terceiro olho da criança. Tudo vai à boca.

Este vídeo mostra de que forma e com que frequência higienizá-los.

9. Talheres para churrasco

Quem tem talheres para churrasco, com cabo de madeira ou de plástico, precisa estar atento à sujeira que fica acumulada na junção do cabo com o metal. Uma escovinha de dentes e detergente geralmente são suficientes para fazer a limpeza dos cantinhos. Para desencardir os cabos de plástico, deixe-os de molho, de 5 a 10 minutos, em uma solução de água com água sanitária, na proporção 70/30 por cento. Os talheres com cabo de madeira não podem ficar de molho, pois a madeira incha. Depois de lavá-los, seque imediatamente e aplique óleo mineral com um algodão para preservar o viço da madeira.

10. Sacolas reutilizáveis

Essas sacolas podem abrigar bactérias muito prejudiciais à saúde que podem ser transferidas ao seu alimento. Portanto, precisam ser lavadas com frequência.

Para mais dicas de limpeza em casa

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.