10 brincadeiras que toda criança deve fazer para atingir seu total desenvolvimento

Especialista dá dicas das 10 brincadeiras que toda criança precisa brincar na infância para atingir seu total desenvolvimento.

Roberta Preto

A infância, para muitos, remete aos momentos mais felizes de suas vidas, onde não havia preocupações. Os pais estavam sempre por perto para proteger e amar os filhos, as amizades eram boas e brincar era a melhor parte do dia, pois quando se é criança, a tristeza não tem lugar no coração, porque a alegria e diversão já ocupa cada canto. E lembrar desses momentos é o que faz a infância ser um bom lugar para se ter na memória.

Segundo a psicopedagoga, Sheila Leal, toda criança precisa ter uma infância divertida, precisa correr, brincar para desenvolver algumas habilidades em áreas específicas do cérebro como a questão da memória auditiva, sensorial, motora e visual.

O brincar envolve uma série de várias conexões neurais que a criança faz muitas vezes por uma simples atitude, onde ela consegue verbalizar aquilo que ela está sentindo e observa. Por exemplo: a criança brinca com uma boneca, ela dá a comida e varre a casa. Ela pode estar tentando imitar a família na qual ela está inserida.

Sheila afirma que brincar é essencial, ela explica dividindo o cérebro em três partes:

Primeiro

A criança, através do brincar, desenvolve a parte perceptiva: ver, sentir e ouvir.

Advertisement

Segundo

A criança começa a trabalhar com essas informações que ela recebeu visualmente, então ela torna-se capaz de identificar as coisas, como uma árvore que ela tenha visto apenas uma vez, ela identifica que existe outros tipos de árvores, com tronco e folhagem diferenciada.

Terceiro

O brincar torna-se simbólico, e isso ocorre a partir dos 2 anos. É o momento “mágico”, onde a menina entra na caixa de papelão e se imagina na casa dela, ou o menino coloca uma toalha nas costas e acredita ser um super-herói. Toda essa imaginação que eles criam está trabalhando todas as conexões neurais e ampliando ainda mais esses circuitos.

A especialista ensina as 10 brincadeiras que toda criança deve fazer para atingir seu total desenvolvimento. São elas:

1. Morto-vivo

Uma brincadeira antiga e que ajuda a criança a se exercitar com movimentos de levantar e agachar, excelente para a mente e o corpo.

2. Esconde-esconde

A criança precisa procurar os amigos, forçar a mente a descobrir os esconderijos e ser rápida para achar todos.

Advertisement

3. Ginástica

Brincar de ginástica que envolva copiar o movimento do outro, isso ajuda a criança a se concentrar.

4. Pega-pega

É uma brincadeira que envolve a atividade de pular e isso é ótimo para o desenvolvimento físico da criança.

5. Linguagem

Brincar de falar 10 nomes de animais ou coisas que há no mercado ajuda a criança a desenvolver a linguagem.

6. Fantasiar

Os pais contam uma história de um fantasma, depois colocam o lençol e fingem que vão pegar a criança, nisso a criança desenvolve sua imaginação.

7. Stop

Brincar com uma atividade que envolva papel, onde toda família possa participar, além de desenvolver habilidades na mente da criança, também desenvolve a união no lar.

Advertisement

8. Estátua

Brincar de estátua, além de envolver toda família, permite que a criança desenvolva o equilíbrio.

9. Jogo da memória

Brincar com o jogo da memória desafia a criança, faz ela raciocinar onde estão as cartas e toda família pode participar.

10. Tabuleiros

O jogo de dama ou xadrez são excelentes para ajudar na concentração. As regras que há no jogo auxiliam para que a criança desenvolva raciocínio rápido e equilíbrio.

Os pais têm um papel fundamental na infância dos filhos, eles precisam estar presentes, porque quanto mais presenciarem os momentos na vida dos filhos, mais eles irão gravar na memória a presença deles e isso eles levarão para o resto da vida.

É responsabilidade dos pais que as crianças tenham uma infância divertida, tudo o que tiverem que aprender, se for pela diversão, o aprendizado será mais rápido, principalmente quando o aprendizado vem pela leitura e escrita.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.