10 alimentos que não são seguros para o seu bebê

Seu bebê ainda não está pronto para comer certos alimentos. Evite problemas revendo essa lista.

Teresa Guadalupe Correa Pérez

Nos primeiros seis meses da vida de um bebê, sua dieta deve ser restrita exclusivamente à amamentação. Em alguns casos, pode ser necessário que o bebê receba alguma fórmula adicional de leite, mas o alimento por excelência no primeiro estágio da vida de nossos filhos é o leite materno.

Já passado este primeiro estágio, inicia-se um período de adaptação em que a criança deve receber uma alimentação complementar à amamentação.

Primeiros alimentos do bebê

Esses primeiros alimentos são geralmente simples, leves e sem condimentos, que devem ser preparados na forma de papinhas, mas geralmente não são muito semelhantes ao que nós, adultos, comemos.

É por isso que, à medida que seu bebê cresce, ele estará cada vez mais ansioso para experimentar a comida de seu prato, e você sentirá vontade de introduzir uma pequena variedade em sua dieta.

Mas nem todos os alimentos são seguros para o seu pequeno, como alguns que podem engasgá-lo, outros que não são bons para o seu sistema digestivo e mais alguns que podem causar alergias, de acordo com a Associação Americana de Pediatria.

Advertisement

Para cuidar da saúde dos bebês, devemos levar em conta que os seguintes produtos não são seguros para crianças menores de um ano de idade:

1. Açúcar em geral

Embora este alimento seja muito comum, seu bebê não precisa dele, porque o leite materno já o contém. Se a ideia é adoçar a comida para melhorar o seu sabor, podemos fazê-lo adicionando algumas frutas. Além disso, o açúcar pode causar cárie prematura.

2. Mel

É um substituto natural do açúcar, cuja utilização na alimentação de crianças é muito recorrente; mas o que não sabemos é que sua composição é muito semelhante à do açúcar branco. Outra desvantagem é a possibilidade de conter bactérias perigosas para o sistema digestivo de uma criança com menos de um ano de idade.

3. Sal

Assim como o mel e o açúcar, o sal é usado para realçar o sabor dos alimentos e também é altamente prejudicial.

Este produto deve ser completamente eliminado da dieta dos bebês, porque ameaça a saúde dos seus rins, uma vez que antes do primeiro ano de idade o bebê não tem a maturidade necessária para digeri-lo, por isso só é recomendado moderadamente a partir de doze meses.

Advertisement

4. Peixes e Frutos do Mar

Certos peixes e mariscos têm grandes quantidades de mercúrio, que é altamente prejudicial para os seres humanos, pois é um subproduto da poluição industrial. O mercúrio está presente em todos os oceanos facilitando que os peixes o consumam e que se acumule em seus corpos.

5. Produtos dietéticos

Não é ruim consumir produtos com menos gordura, mas estamos falando daqueles desnatados que passaram por procedimentos especiais para eliminar o excesso de gordura. Por outro lado, as gorduras desses alimentos são essenciais para o organismo dos pequenos, pois são fonte de vitaminas e calorias.

6. Manteiga de Amendoim

Sua consistência pegajosa pode tornar difícil para uma criança pequena engoli-la sem engasgar, portanto, não dê pura. Sirva espalhada em biscoitos ou fatias finas de pão. Você também pode diluir um pouco com água ou misturado em maçã.

7. Alguns alimentos de acordo com o modo de preparo

Os alimentos podem ser consumidos em diferentes preparos ou apresentação, o que pode modificar consideravelmente suas propriedades. É por isso que você deve evitar não apenas alguns alimentos, mas também maneiras não seguras de preparo.

8. Grandes pedaços de comida

Grandes pedaços de comida podem ficar presos na garganta do bebê. A AAP recomenda que a comida nessa fase seja cortada em pequenos pedaços, pouco mais de um centímetro. Por exemplo, corte frutas, como uvas, tomates cereja e morangos e rale ou pique finamente a carne, legumes e queijos.

Advertisement

9. Vegetais folhosos crus e legumes

Cozinhe os vegetais como cenoura, aipo e vagem até que fiquem macios e, em seguida, corte-os em pedaços muito pequenos.

Alface, acelga, espinafre e agrião também não são recomendados, pois sua composição contém nitrato, que, em quantidade excessiva, poderia causar a diminuição do oxigênio no sangue do bebê, em decorrência de sua transformação em nitritos.

10. Alimentos duros ou crocantes

Nozes, pipocas, pastilhas para tosse e balas duras ou doces apresentam o risco potencial de o bebê se engasgar.

Por tudo isso, é necessário adaptar a preparação e a quantidade de produtos alimentícios e, assim, facilitar sua digestão, além de promover sua maturação.

E, embora às vezes seja inevitável que as crianças comam certos alimentos, devemos evitar cair em rotinas alimentares pouco variadas, e prestar muita atenção ao que o bebê come para que ele continue a crescer saudável e feliz.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: 10 alimentos que no son seguros para tu bebé

Toma un momento para compartir ...

Teresa Guadalupe Correa Pérez

Lou Correa e uma apaixonada pesquisadora nas áreas da ciencia e psicologia. Amante dos livros, do clima frio e dos abraços calorosos, é uma jovem esposa e mãe de um bebê.