10 alimentos para turbinar a sua memória

Há vários alimentos funcionais que têm o poder de turbinar a sua memória. Confira 10 entre eles.


Erika Strassburger

Há mais de duas décadas fui advertida a nunca confiar na minha memória, pois, uma hora ou outra, ela me deixaria na mão. E isso aconteceu tantas vezes que nem me lembro.

Embora nossa memória possa falhar de vez em quando – ou com frequência, podemos fazer algumas coisas para melhorá-la. Exercícios de Neuróbica, boas noites de descanso, atividades físicas e alimentação adequada podem ajudar muito.

Há vários alimentos funcionais que têm o poder de turbinar a sua memória. Confira 10 entre eles:

1. Maçã

Um estudo feito há alguns anos mostra que beber suco de maçã, ou consumir de duas a três frutas ao dia, melhora a memória, impedindo o declínio de um neurotransmissor essencial conhecido como acetilcolina.

O aumento da quantidade de acetilcolina no cérebro pode diminuir o declínio mental típico de pessoas com doença de Alzheimer.

2. Peixes oleosos

Peixes ricos em Ômega-3 são ótimos para o cérebro. Entre as melhores fontes desse ácido graxo estão o salmão, a truta, a sardinha, a cavala e o arenque.

A falta desse nutriente no organismo também pode contribuir para o desenvolvimento de Alzheimer.

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3. Tomate

O tomate é rico em licopeno – que é um fabuloso antioxidante responsável por proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres – e de ácido ferúlico, que preserva os neurônios, evitando sua degeneração, protegendo, assim, contra os males de Alzheimer, de Parkinson e demência senil.

4. Ovo

É fonte de vitaminas do complexo B – que facilitam a comunicação dos neurotransmissores; de colina – substância importante para a formação dos neurônios; e acetilcolina, primordial para a memória e o aprendizado.

5. Morango

É rico em uma substância chamada fisetina, que fortalece e estimula a formação de novas conexões neurais, fundamentais para conservar uma boa memória.

6. Chocolate amargo

É rico em flavonoides, substâncias que estimulam a cognição e mantêm as estruturas e funções do cérebro.

7. Fígado de boi

O consumo de vitamina B12, presente nesse alimento, é essencial para uma memória saudável. Essa vitamina é responsável pela formação do sangue, pelo desenvolvimento do sistema nervoso e a prevenção contra doenças, como o derrame.

O ácido fólico, também encontrado em grande quantidade nesse alimento, ajuda a preservar a saúde do cérebro.

8. Laranja

A vitamina C presente na laranja fortalece o sistema imunitário e previne o cansaço mental.

9. Castanha de caju

É uma fonte riquíssima de nutrientes, entre eles o ferro. Este alimento ativa o cérebro, melhorando a memória e a concentração. Ajuda na oxigenação celular e previne Alzheimer.

10. Brócolis

Rico em vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva e a capacidade cerebral.

Os alimentos listados acima contêm várias outras substâncias que trazem muitos outros benefícios à saúde.

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Caso você não tenha se agradado de algum deles, clique sobre os respectivos nutrientes, que estão em destaque, e você encontrará outros alimentos, fontes desses mesmos nutrientes, que acabarão gerando os mesmos efeitos benéficos para sua memória.

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Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.