Você é muito nervosa? 3 ações urgentes para salvar seu casamento

Se você é uma pessoa nervosa ou convive com uma, você precisa ler este artigo com URGÊNCIA!

Beth Proenca Bonilha

Quando duas pessoas se conhecem e começam a se relacionar amorosamente, a esperança é de que tudo seja lindo, romântico e calmo para que vivam felizes para sempre. Mas com o passar do tempo cada um começa a mostrar sua personalidade, e é neste momento que o casal precisa ter bom senso e sabedoria para saber lidar com as diferenças que certamente aparecerão.

Entre as diversas razões de brigas no casamento, geralmente, destacam-se como as principais causas o ciúme, a desconfiança, o comportamento possessivo, o desacordo nas ideias, entre tantas outras. Porém, quando estas diferenças partem de pessoas com algum tipo de distúrbio nervoso o caso fica mais sério e pode culminar no rompimento do relacionamento ou mesmo em tragédia.

Por que as pessoas ficam nervosas?

O nervosismo é uma reação emocional que altera de forma leve, moderada ou severa a personalidade de uma pessoa. E as razões que fazem com que estas emoções se manifestem nem sempre são justificadas para quem está de fora, ou recebendo a reação.

10 dicas para aprender a controlar seu temperamento

O responsável por essa reação do corpo com o meio externo é o sistema nervoso, pois é o centro emocional de nosso organismo. O cérebro interpreta e responde a estímulos, e controla ações desde a tensão dos músculos à respiração e batimentos cardíacos, interfere na capacidade de realizar certas tarefas e, principalmente, nos relacionamentos. Se há um desajuste no equilíbrio químico mental, as reações podem fugir do normal.

Advertisement

A pessoa pode trazer um temperamento explosivo conforme a criação que recebeu ou mesmo como reação aos revezes da vida, além de apresentar distúrbios fisiológicos, neurológicos ou psicológicos.

Soluções urgentes

Se seu casamento está sofrendo com reações extremas de nervosismo por parte de um dos cônjuges, ou se estão percebendo que a relação tem a tendência para sérios conflitos, é hora de parar e refletir. E, principalmente, de tomar uma atitude para salvar seu casamento, mesmo que tenha que buscar ajuda da medicina.

Ações de autocontrole imediato:

1. Pense antes de falar

Evite responder a provocações, e quando perceber que seu parceiro está alterado, procure não alimentar sua reação, mas escolha ser a parte pacificadora.

2. Nada de comparações

No momento crítico em que o casal não está se entendendo e que um dos dois, ou os dois, estão alterados, evite comparar o cônjuge com pessoas como seu pai, sua mãe, irmãos ou qualquer outra pessoa que você admire ou rejeite.

Advertisement

3. Recue

Às vezes é preciso abandonar uma situação desafiadora para que o equilíbrio seja preservado. Evite investir contra a pessoa que está nervosa. E se for você a pessoa, esforce-se para recuar e não permitir que as coisas piorem.

Ações de controle constante a médio e longo prazo

  • O casal deve procurar por ajuda terapêutica e aconselhamento com líderes religiosos que podem dar suporte para manter o controle da situação. A fé pode transformar o comportamento humano de maneira divina.

  • A prática de esporte é muito boa para promover o bem-estar do sistema nervoso, pois ajuda na produção da serotonina que libera o hormônio da alegria. Caminhada, ioga, relaxamento, alongamento e natação são opções que o casal pode praticar juntos ou mesmo separados, mas sempre com o foco na busca pelo autocontrole.

  • Quando perceber que começa a se irritar, respire profundamente, mantenha um diálogo consigo mesmo, acalme sua mente para que as reações fisiológicas baixem, como: sudorese, dor de cabeça, dor no estômago, taquicardia e o pior de todos os sintomas, a raiva, a vontade de explodir e atacar.

  • Não hesite em procurar acompanhamento médico ou de psicólogo, pois seu casamento e sua relação amorosa sempre valerão mais do que colocar toda sua fúria para fora.

    Advertisement

4 maneiras de lidar com um cônjuge irritado que funcionam

Se você é uma pessoa nervosa ou convive com uma, lembre-se, nem sempre se pode controlar o nervosismo, mas se tiver consciência de sua condição e buscar ajuda pode fazer com que sejam menos frequentes estas reações negativas. Aos poucos perceberá que está no controle de suas reações, sabendo exatamente o que deve ser feito em momentos extremos.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu