Top 7 Dicas Para Manter-se Alerta Sem o Uso da Cafeína

Como conseguir manter-se alerta, para dar conta de toda as nossas responsabilidades? Muitos recorrem ao uso da cafeína, cujo consumo traz sérias consequências. Oferecemos dicas valiosas para manter-se alerta naturalmente.

Erika Strassburger

Em razão do acúmulo de atividades causado pelas exigências da vida moderna, é comum ver pessoas esgotadas física e mentalmente. Para manterem-se alerta, muitas delas recorrem ao uso da cafeína, substância que estimula o Sistema Nervoso Central. Apesar de, inicialmente, reduzir a sonolência e o cansaço, a cafeína perde seu efeito em pouco tempo, tornando-se necessária a ingestão contínua desta substância para que o estado de alerta se mantenha.

A cafeína é uma droga viciante. Pode causar dependências física e psicológica. E, por ser um diurético, provoca desidratação do corpo. Ela altera a química do cérebro e afeta outros órgãos como o estômago e o coração. Seu uso contínuo pode provocar insônia e desencadear doenças graves, como úlceras estomacais e arritmia cardíaca, entre outras. Fortes dores de cabeça, cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, ansiedade e até depressão são sintomas causados pela abstinência dessa droga.

O que é preciso fazer para ter a disposição desejada, por longas horas, sem o uso de substâncias viciantes como a cafeína? Reunimos sete ótimas dicas recomendadas por profissionais da saúde:

1) Durma bem

Pesquisas mostram que 7 a 8 horas de sono diárias são suficientes para recuperar as energias. Na matéria Dormir Demais Pode Gerar Mais Cansaço,há uma afirmação do psiquiatra Dirceu Valladares, especializado em medicina do sono na Universidade da Califórnia (EUA), onde ele defende que “se você dorme menos ou mais que o tempo de que seu corpo precisa para descansar, o cérebro fica irritado e seu desempenho é prejudicado.”

2) Beba água

A maior parte do nosso cérebro é constituída de água. Segundo este site, uma equipe de pesquisadores do Reino Unido descobriu que a falta de ingestão de água causa encolhimento do cérebro e alteração no seu funcionamento. O resultado da pesquisa foi publicado na revista Human Brain Mapping.

Advertisement

3) Faça cinco ou seis refeições menores ao dia, em vez de três grandes refeições

Assim, o nível de açúcar mantém-se estável e o seu organismo economizará energia no processo de digestão.

4) Promova uma nutrição ao seu organismo

Faça refeições bem balanceadas. Inclua no seu cardápio diário frutas, legumes, hortaliças, derivados do leite, cereais integrais e castanhas. Coma muito peixe e pouca carne.

5) Evite doces, especialmente no meio da tarde

Pães brancos e massas, assim como os doces, transformam-se rapidamente em energia de curta duração. Prefira um combustível mais duradouro, como cereais integrais e frutas.

6) Para dormir melhor à noite, faça uma refeição leve

7) Faça atividades físicas

Segundo o artigo “Exercícios Também são Benéficos ao Cérebro”, deste site, “o exercício físico também tem impacto importante sobre o aspecto psicológico, pois provoca sensação de bem estar e prazer reduzindo a ansiedade e depressão, aumentando a disposição para realizar atividades de trabalho, recreativas e esportivas”.

Em caso de cansaço excessivo, procure ajuda médica. Esse sintoma pode estar relacionado a alguns problemas de saúde como anemia, apneia do sono, hipotireoidismo, entre outros.

Advertisement

Erika Strassburger mora em Taquara, RS, é bacharel em Administração de Empresas e mãe de três filhos. Contatá-la através de erikastrassburger@hotmail.com

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.