Sogras, atenção: 10 coisas que você jamais deve dizer ao seu genro

Se você estiver interessado em ter um bom relacionamento com a família de sua filha, siga o nosso conselho, e se afaste destes 10 comentários - e logo.

Gary and Joy Lundberg

Relacionamentos entre sogros e genros ou noras podem ser alguns dos mais preciosos em sua vida – e também podem ser os mais complicados. Como todas as relações, elas requerem trabalho, e há algumas regrinhas básicas do que fazer ou não fazer.

Leia também: Conflitos familiares – Quando a mãe e o marido não se entendem

Aqui estão 10 coisas que você nunca deve dizer ao seu genro

1. “Você precisa de um trabalho melhor”

Você acha que ele não sabe disso? Provavelmente, ele está trabalhando muito e fazendo o melhor que pode. Se ele precisa de ajuda nessa área, esteja ciente de quais são seus talentos. Quando você souber de uma oportunidade de emprego em sua área, diga a ele, usando uma frase como: “Eu fiquei sabendo sobre um emprego no qual você se sairia bem. Aqui está a informação caso você esteja interessado.”

2. “Quando foi a última vez que você cortou o cabelo?”

Ser crítico da aparência de seu genro não é nada bom. Talvez ele esteja tentando economizar dinheiro não indo tão frequentemente cortar o cabelo. Talvez ele goste de ter o cabelo mais longo. Isso é uma decisão dele, não sua. Quanto mais você insistir sobre sua aparência, é menos provável que ele mude. Pare com isso. Seu relacionamento com ele é muito mais importante do que o comprimento de seu cabelo.

Advertisement

3. “Por que você não ajuda mais com as crianças?”

Em vez de criticar seu genro sobre o que ele não está fazendo por seus filhos, comece a perceber as pequenas coisas que ele faz com as crianças e elogie-o. Por exemplo, “Eu vi você brincando com Lucas. Parecia que ele estava realmente se divertindo com você.” Elogios criam um desejo de fazer mais e fazer melhor.

4. “Por que você não vai à igreja com mais frequência?”

Embora isso possa ser verdade, vindo de você só vai fazer seu genro resistir mais. Os assuntos espirituais são pessoais. Dê um bom exemplo, ore por ele e pronto.

5. “Quando você vai voltar a estudar?”

Não force. Ele vai fazê-lo se ele estiver pronto. Pode ser que ele e sua esposa tenham outros planos. Talvez eles não tenham o dinheiro e não queiram entrar em dívidas com empréstimos estudantis. Talvez ele não queira voltar a estudar. Você irritá-lo sobre isso não vai mudar as coisas. Apenas irá afastar vocês. Confie nele para fazer o que é melhor para ele e sua família. Seja paciente. Ele está no processo de tornar-se quem ele vai ser.

6. “Você não alcançou muito”

Você pode pensar que ninguém jamais diria isso, mas, infelizmente, alguns o fazem. Às vezes, isso é dito em um ataque de exasperação – quando você tem certeza de que seu genro não está trabalhando tão duro quanto ele deveria. Outras vezes, pode ser dito em uma tentativa de motivá-lo a ser melhor, mas aqui está uma promessa: isso nunca vai motivar seu genro a ser melhor. Só irá cimentar em sua mente que você não confia nele, diminuindo assim a sua própria autoconfiança. Comentários como esse vão deixá-lo mais determinado do que nunca a ficar longe de você.

7. “Você gasta muito tempo com seus amigos”

Um pouco de contato e associação com velhos amigos é saudável. Se ele estiver exagerando, isso é uma questão que ele e a esposa podem conversar. Se sua filha estiver reclamando para você sobre isso, diga-lhe para levar a conversa ao seu marido, e você fica de fora. Ela pode abordá-lo dizendo algo como: “Querido, eu não me importo que você saia com seus amigos às vezes, mas eu sinto falta de você e gostaria de passar mais tempo com você. O que você acha que ajudaria?

Advertisement

8. “Você esqueceu o aniversário dela?!”

É triste quando um marido esquece o aniversário de sua esposa, mas não é o fim do mundo. Você pode fazer o problema parecer pior do que é ao confrontá-lo. Conforte sua filha, validando que isso machuca. Isso é tudo o que você precisa fazer. Em seguida, em outro momento, aponte algumas das qualidades de seu genro para ela. Ele pode ser um desses caras (e tem muitos que são assim) que simplesmente não pensam em aniversários. Antes do próximo aniversário de sua filha, ajude-o a lembrar-se, pedindo-lhe ajuda em saber o que dar para sua filha de aniversário. Isto irá funcionar, desde que você seja sincero em seu pedido.

Leia também: 8 coisas que você nunca deve dizer a sua nora

9. “Você não está traindo, está?”

Nunca acuse seu genro de estar traindo sua filha. Quando alguém é acusado de algo tão terrível quanto à infidelidade, é uma demonstração devastadora de falta de confiança. Se sua filha estiver preocupada com isso, ela é quem precisa discutir sobre isso com seu genro. Se houver uma preocupação legítima de que existem problemas conjugais, você pode sugerir aconselhamento matrimonial.

10. “Onde você estava com a cabeça?”

Quando isso é dito com desgosto, machuca. É como dizer: “Você é estúpido.” Se o seu genro fez algo que você acha que mostrou falta de bom senso, em vez disso diga algo como: “me ajude a entender o que estava acontecendo.” Dê-lhe uma chance de esclarecer as coisas. Todos nós dizemos e fazemos coisas estúpidas. Todos nós precisamos de uma pequena folga, de um pouco de compreensão. Geralmente, há uma explicação lógica para um comportamento inesperado.

Leia também: 10 frases que você nunca deve dizer a sua sogra

Advertisement

Essas são apenas algumas das gafes que os sogros cometem às vezes. Tome cuidado com o que você fala, e fale apenas aquilo que irá melhorar o seu relacionamento, não destruí-lo.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 things you should never say to your son-in-law

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email