Se você não prestar atenção a estas 5 áreas, o divórcio pode estar no seu horizonte

Um especialista experiente revela cinco culpados comuns que podem levar vocês ao divórcio. Saiba como se prevenir.

David Simonsen

“Meu marido me disse que, se as coisas não mudarem, ele está pensando em um divórcio.”

“Não temos nada em comum mais.”

“Ela não é a mesma pessoa com quem me casei.

“Nós temos tanta coisa a fazer que nós simplesmente não saímos um com o outro.”

Estas são as frases comuns que ouço repetidas vezes quando trato casais em crise. Eu já espero ouvir isso. É para isso que eu me preparei. Quando eu ouço as mesmas frases vindas de amigos, no entanto, me pega de surpresa. Não deveria, eu sei, mas de alguma forma eu acho que os meus amigos não vão sucumbir às pressões que levam ao divórcio. No entanto, meus amigos são tão propensos ao divórcio quanto às pessoas que vêm me ver.

Advertisement

Em meus anos de trabalho, eu encontrei vários denominadores comuns que todo mundo conhece, mas continuamente parece que as pessoas não prestam atenção a eles. Não prestar atenção a essas coisas inevitavelmente leva a relações pobres e, muitas vezes, ao divórcio. Enquanto há uma série de outras coisas que podem ter o mesmo efeito, estas cinco coisas são as que eu percebo como consistentes entre os casais em conflito.

1. Excesso de ocupações

As crianças precisam estar nos esportes, segunda-feira, terça, quarta e todos os sábados. Mamãe e papai trabalham até tarde da noite e, em seguida vão à academia, quando se pode encaixar. Este excesso de ocupação mata relacionamentos. Desista de algumas coisas para dar tempo às pessoas importantes em sua vida. Você nunca vai se arrepender de tornar as relações melhores. O que você vai se arrepender é de não ter mais tempo para seus entes queridos.

2. Finanças

Entrar em dívida por coisas frívolas, não concordância sobre onde gastar dinheiro e ter contas separadas são os tipos de coisas que levarão a tensão nos relacionamentos. Esta tensão, durante longos períodos de tempo, acaba com os relacionamentos. A solução é chegar a um acordo sobre como você e seu cônjuge vão gastar seu dinheiro e como irão economizar. Ensinem seus filhos como gerenciar as finanças. Isso lhes dará habilidades para usar em seus próprios relacionamentos futuros.

3. Família estendida

Se você coloca consistentemente prioridade em seus pais, irmãos e outros membros da família, você com certeza irá condenar seu casamento. Você precisa priorizar seus relacionamentos íntimos.

4. Egoísmo

Quanto mais cedo você puder tratar o seu cônjuge como você quer ser tratado, menos provável será que seu casamento termine em divórcio. Quando o foco de seus relacionamentos é em você mesmo, isso torna insuportável qualquer relação. Ninguém quer estar perto de uma pessoa egoísta – incluindo seus filhos (eles querem ser cuidados e não cuidar de você).

Advertisement

5. Sexo

Se vocês não estão tendo relações então é melhor começar. Diminuir a paixão em seu casamento torna provável que seu relacionamento acabe. Se existem barreiras em seu caminho, lidem com elas. Não simplesmente se recusem à intimidade. A falta de relações íntimas é uma assassina de casamentos.

Todas essas coisas parecem “fáceis de resolver”, mas são as áreas que levam o seu relacionamento a um lugar ruim se forem prática constante. A chave é ser autoconsciente e disposto a fazer algo diferente. Uma vez que você sabe sobre um problema, lide com ele. Não basta esperar que acabe ou que o seu parceiro lide com isso. O casamento é trabalho duro, mas o casamento também pode ser a experiência mais gratificante em sua vida.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original If you don’t pay attention to these 5 areas, divorce could be on the horizon.

Toma un momento para compartir ...

David Simonsen

Dr. David Simonsen é marido, pai e terapeuta. Ele gosta de aprender, rir e ser criativo.