Saiba o que é a endometriose

Observar os sinais que seu corpo lhe dá pode ajudá-la a tornar o tratamento da endometriose mais fácil e eficaz.

Renata Finholdt

Receber o diagnóstico de endometriose pode criar uma grande dúvida na mente de muitas mulheres.

Como resolver esse problema?

Há tratamento?

Será que poderei engravidar?

A primeira coisa a fazer depois do diagnóstico é questionar seu ginecologista e retirar com ele todas as dúvidas que você tenha, por mais bobas que pareçam ser. Não tenha vergonha de perguntar, quanto mais segura você se sentir em relação a isso melhor será seu tratamento.

Advertisement

O que é a endometriose afinal?

O endométrio é o nome da parte interna do útero responsável pela menstruação. Quando partes do endométrio se apresentam fora do útero causam a endometriose. Os ovários, trompas, intestino e bexiga são alguns dos locais onde pode haver essa migração do endométrio e ocasionar a doença.

Todos os meses o endométrio fica mais espesso e descama ocasionando a menstruação, porém parte deste fluxo pode seguir por um caminho contrário e levar a endometriose, que pode acontecer durante todo período menstrual feminino, ou seja, da primeira à última menstruação.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais característico da endometriose são as cólicas fortes, porém algumas mulheres simplesmente não passam por elas e têm seu diagnóstico confirmado apenas quando não conseguem engravidar e fazer seus exames.

Além disso, a endometriose também pode gerar dor durante as relações sexuais, dor na região pélvica, fadiga ou ainda alterações intestinais durante o período menstrual.

Como diagnosticar?

Infelizmente, a endometriose não é diagnosticada com os exames convencionais feitos pelo médico ginecologista, é preciso exames de imagem para confirmar o diagnóstico.

Advertisement

Por esse motivo é importante fazer consultas ginecológicas ao menos uma vez ao ano e conversar com seu médico a respeito de qualquer anormalidade que você tenha percebido.

Quais os tipos de tratamento?

O médico irá prescrever o tratamento mais adequado ao seu quadro, que poderá ser através de medicamento ou cirúrgico.

Ele levará em consideração sua opção por uma gravidez ou não e também a proporção de sua endometriose.

O importante a considerar é que em ambos os casos os sintomas são revertidos e você pode ter um ciclo menstrual muito mais tranquilo.

Muitos estudos ainda estão sendo feitos para conhecer melhor as causas e tendências desta doença, mas a melhor prevenção ainda é observar seu próprio corpo, passar por consultas regulares com seu ginecologista e procurar ajuda médica caso perceba algo diferente do normal.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.