Quando tempo vai demorar para você engravidar?

Quer engravidar? Quer saber quanto tempo vai demorar e suas chances? Veja o que a ciência diz a respeito.

Stael Ferreira Pedrosa

Geralmente, após os dois primeiros anos de casados, a maioria dos casais deseja engravidar. Então, surgem as questões: quais as minhas chances? Devo procurar um ginecologista? Quanto tempo pode demorar para engravidar após parar de tomar pílula?

Segundo o Dr. Shannon M. Clark, especialista em saúde materno fetal, as chances de uma mulher engravidar em cada ciclo se tornam praticamente uma questão de sorte. E quanto mais tentar, melhores as chances. De acordo com o especialista, a cada período fértil, os casais jovens têm entre 20 a 37% de chance nos primeiros três meses de tentativa, e entre 80 e 90% após dois anos de tentativa.

Agora, se a mulher tem mais de 35 anos ou alguma condição médica ligada à reprodução, as taxas de fertilidade caem bastante. Embora a biologia do envelhecimento dos ovários seja uma realidade, as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde, pois estão mais inseridas no mercado de trabalho, em carreiras de sucesso e a expectativa de vida aumentou muito nos últimos 30-40 anos.

Mas, o Dr. Shannon alerta que a partir dos 35 anos, a fertilidade cai devido à diminuição não apenas da qualidade dos óvulos, mas também da quantidade destes. Especialmente após os 40 anos.

E quando há algum problema?

De acordo com institutos de fertilidade, 12% em média das mulheres têm algum problema para engravidar ou para levar uma gravidez até o final. Já os homens, são em média 7,5% os que precisam procurar um médico devido a problemas de infertilidade. No entanto, a maioria dos casais pode ter uma gravidez se houver um tratamento.

Advertisement

Quer engravidar logo? Aqui estão 6 estratégias que acelerarão o processo

1. Conheça seu corpo

Saber quando você está no período fértil é fundamental. Para isso, use um termômetro todas as manhãs e antes de se levantar meça a sua temperatura e anote (inclusive os décimos). Compare por pelo menos 3 meses, se os dias em que a temperatura estiver mais alta, coincidirem, é o dia da ovulação. Geralmente 14 dias antes da menstruação. Aqui tem outros meios de calcular o período ovulatório.

Se tiver um período menstrual bem regular, você pode usar a calculadora da ovulação, disponibilizada pelo babycenter.

2. Pratique

Sabendo o dia certo, você e o maridão devem ir à prática. Para não haver erro, comecem a ter relações todos os dias (ou dia sim dia não – já que os espermatozoides sobrevivem por alguns dias dentro do corpo) a partir de 3 dias antes do dia exato da ovulação e continuem por três dias depois. É interessante saber que os espermatozoides sobrevivem por até 5 dias em alguns casos, já o óvulo só sobrevive 1 dia.

3. Um truque antigo

Até 2009 se especulava, mas ninguém sabia se era fato que se a mulher permanecesse deitada após a relação as chances de engravidar aumentavam, o que cientistas holandeses vieram a confirmar. Segundo a pesquisa destes profissionais holandeses, as mulheres que permaneciam deitadas por até 15 minutos de barriga para cima após inseminação artificial tinham 50% de chances a mais de engravidar do que as que ficavam de pé logo em seguida. Portanto, após a relação, permaneça deitada, de barriga para cima e ajude a natureza a trabalhar.

4. Evite a ansiedade

Quanto mais você se preocupar em engravidar, mais difícil se torna a gravidez. E a razão é científica. O hipotálamo, uma região importante do cérebro e responsável por funções internas de regulação no corpo, não funciona muito bem diante do estresse, o que pode alterar a ovulação, atrasando-a ou impedindo a ovulação. Portanto, relaxe.

Advertisement

5. Cuide de você mesma

Quanto mais saudável a mulher está, maiores as chances de engravidar. Além disso, é necessário estar em um peso saudável para evitar complicações na gravidez. Consulte o ginecologista e faça exames gerais. Evite substâncias nocivas como álcool e tabaco. Corte ou diminua a cafeína. Estudos mostram relação entre cafeína e dificuldade para engravidar.

6. Ajude seu parceiro

Espermatozoides saudáveis têm mais chance de cumprir sua função. Por isso incentive seu parceiro a ter alguns cuidados como cortar álcool e tabaco que diminuem a fertilidade e evitar banhos quentes, sauna ou calor em excesso na região dos testículos, pois danificam e até matam os espermatozoides. Celulares no bolso da frente e laptop no colo podem ser um problema.

Caso não aconteça, não se desespere, procure o médico e investigue possível infertilidade que pode ser plenamente tratável. Uma regra geral é que a infertilidade é diagnosticada após um ano de tentativas sem sucesso até os 35 anos. Após 6 meses de tentativas entre 35 e 40 anos e 3 meses aos 40 anos de idade, explica o Dr. Shannon Clark.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.