Qual é a melhor (e pior) idade para se casar?

Se existe uma melhor idade para se casar, isso quer dizer que existe uma pior? Sim, existe.

Stael Ferreira Pedrosa

Um estudo elaborado por Nick Wolfinger, pesquisador da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que sim, existe uma melhor idade para se casar. Segundo o estudo, essa idade ideal é entre os 28 – 32 anos e os dados apontam que os casais que se casam dentro dessa faixa etária costumam permanecer casados por mais tempo e o índice de divórcios é bem menor.

Para chegar a essa conclusão, o Dr. Wolfinger analisou os dados do Family Growth National Search entre os anos de 2006-2013.

Se existe uma melhor idade para se casar, isso quer dizer que existe uma pior? Sim, existe.

E segundo especialistas, a pior idade para se casar é na adolescência. Embora existam exceções, a regra é que adolescentes não estão preparados para tal compromisso, podem fazê-lo por impulso e altos níveis hormonais, vindo a ser um desastre um casamento nessa faixa etária.

Motivos?

Adolescência – Maturidade pequena, hormônios, impulsividade, incerteza sobre planos futuros.

Advertisement

Juventude (18 a 27 anos) – Embora nessa faixa a maioria das pessoas já saiba o que quer e o que espera da vida, há ainda questões a serem resolvidas antes de um comprometimento maior. No entanto, é a segunda melhor idade para se casar.

Maturidade inicial (28-32 anos) – De acordo com o estudo citado essa é a melhor época pelos seguintes motivos:

  • Idade suficiente para saber o que querem da vida

  • Maturidade para distinguir entre escolha consciente e impulso hormonal

  • Já estão mais acostumados e aptos a assumir responsabilidades

    Advertisement
  • Costumam estar financeiramente preparadas para manter a si próprias e a uma família

  • Seus estudos já estão concluídos ou em fase de conclusão

  • Geralmente nesta idade não existem profundos relacionamentos anteriores

  • Ainda não criaram “manias” nem hábitos arraigados que dificultam a adaptação ao outro

Mais velhos – Segundo o estudo do Dr. Wolfinger, as chances de divórcio sobem para 5% por cada ano de idade, após os 32 anos. E existem profundas causas para isso, entre elas, ex-cônjuges, filhos de casamento anteriores, manias que dificultam a adaptação, etc.

Advertisement

Há controvérsia

O estudo não parece ser unanimidade entre outros pesquisadores do assunto. Alguns sociólogos levantaram dúvidas sobre a análise como Phillip Cohen da Universidade de Maryland, que analisou uma amostra de mulheres maduras em seu primeiro casamento. Foram analisados: a duração, o nível de escolaridade, raça e cidadania, e em suas análises o Dr. Cohen apurou que as que se casaram aos 45 anos em média, permaneceram mais tempo casadas e houve chances mais baixas de divórcio dentro dessa faixa, o que significa de acordo com sua análise, que a idade perfeita para se casar é entre 45 e 49.

No entanto, o pesquisador alerta que esses dados não devem ser levados em conta ao se estabelecer um compromisso, ou seja, ninguém deve esperar até essa idade para se casar. Pois não é apenas a idade que conta para a durabilidade de um relacionamento. Existem outros fatores envolvidos como maturidade, nível educacional, capacidade de adaptação, etc.

Porém, no geral, há um consenso entre os pesquisadores que essa faixa etária (27-32 anos) é a melhor desde que ambos estejam em um primeiro casamento, ambos tenham formação acadêmica ou a estejam cursando e que tenham planos em comum.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.