Qual a importância e como fazer uma entrevista de desligamento para seus funcionários

Conheça a opinião do funcionário sobre pontos negativos e positivos da organização, mantendo uma conversa saudável.

Fernanda Ferraz

Todo desligamento profissional é difícil, tanto ao que pede a demissão, como ao que é demitido; o funcionário tem uma rotina e alguns laços estreitos ou não com a empresa, seja com as atividades que desenvolve ou com as pessoas com quem trabalha.

Muitas empresas ainda hoje, com grande frequência, demitem seus funcionários sem fazer uma entrevista de desligamento com ele; talvez não passe pela cabeça de seus superiores que aquele colaborador está saindo e levando informações preciosas da empresa, pois viveu dia a dia com o trabalho de seu setor, passou por experiências, decisões, informações sigilosas ou não, conheceu problemas e tudo isso ele carregará em sua bagagem profissional. Além de se ter uma gestão em pessoas de forma sadia, o líder deve sim, conversar e fazer uma entrevista de desligamento, por isso mostraremos os benefícios sobre ela:

Gestão

. Através dessa entrevista o gestor pode verificar os pontos fortes e fracos da empresa que devem ser trabalhados, conhecer essa visão particular do colaborador é muito relevante, pois ele conviveu no setor e conhece bem os desafios e problemas existentes. O que acontece, é que na maioria das vezes o líder não consegue ter essa visão tão detalhada, pois ao gerenciar vários cargos e setores, fica sobrecarregado de informações, limitando essa visão mais minuciosa.

O que é preciso melhorar?

Tendo essas informações dos pontos fracos e fortes, fica mais fácil melhorar a qualidade do trabalho, dos produtos, aumento de satisfação dos clientes e operários, redução de custos, aumento da rentabilidade, entre outros.

Pergunta e resposta

. Como o colaborador está sendo desligado da organização é mais fácil para ele se abrir e passar as informações que sempre teve o desejo de falar, mas por algum motivo as reteve. Você pode fazer perguntas como: “O que na sua opinião a empresa deve melhorar e quais os motivos?”.

Advertisement

Clima interno

. Com essa entrevista, à medida que vai transcorrendo a conversa, fica nítido perceber quais os pontos negativos e positivos e como está esse clima da organização, como a relação e comunicação entre gerentes, supervisores, operários, recursos humanos…

Feelings

. Com a entrevista o gestor irá perceber que sentimentos o funcionário tinha, teve e ficou da empresa; procure fazer o colaborador descrever essas sensações, as expectativas que teve ou tinha e avalie que tipo de sentimentos ele sairá da empresa.

Frustrações?

Caso o pedido de desligamento do empregado seja feito por ele, mais um motivo para se investigar e saber os reais motivos, o que muitas vezes acontece é que os chefes não avaliam as necessidades de seus colaboradores, que são as pessoas que movem e impulsionam ou puxam para baixo o seu comércio; quando essas necessidades não são ouvidas ou atendidas pode causar desânimo e frustrações, esse é um bom passo para fazer essas avaliações e melhorar.

Permaneceria ou não?

Faça a pergunta se ele permaneceria na empresa e veja a resposta; observe as informações, o modo de falar, as exigências, se houver. Às vezes os dirigentes não conseguem perceber facilmente as contribuições que os seus funcionários podem dar.

Imagem

. Qual a real imagem que o funcionário tem? Lembre-se que toda empresa ou oferece produtos ou serviços e as informações que vêm de ex-funcionários têm grande peso. Imagine se ele falar mal da empresa para metade da família? Essa metade terá mais outra metade de familiares e amigos, esses terão mais outra metade e aí segue. Já imaginou a quantidade de clientes que podem ser perdidos? Sempre existiu um ditado que o marketing do boca a boca é mais forte que o da propaganda. Propaganda passa, mas as informações ficam mais fortes na mente e nos diálogos.

Advertisement

Feedback final

. Veja que tipo de opiniões essa pessoa tem sobre o trabalho como todo dentro da empresa, RH, líderes, colegas de trabalho e como é desenvolvido esse trabalho; ferramentas, formas, veja todos os pontos; analise se o RH, por exemplo, não está desenvolvendo muito o burocrático e esquecendo de trabalhar as questões pessoais e emocionais.

Algumas perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de desligamento

.

1- Quais os motivos que o levaram a pedir demissão? (Se for o caso).

2- Com que imagem você sairá da empresa?

3- Em sua opinião a empresa valorizou seu trabalho?

Advertisement

4- Houve algum tipo de reconhecimento profissional?

5- Suas necessidades foram atendidas pela empresa?

6- Houve algum evento particular em sua visão que dificultou seu crescimento e ascensão profissional?

7- O que acha do ambiente físico de trabalho?

8- Como descreve sua relação com seu gerente ou supervisor?

Advertisement

9- Como foi seu relacionamentos com seus colegas de trabalho?

10- Que nota daria a empresa de 0-10 para cada setor por seu desempenho de trabalho e por quê?

11- Das tarefas que desempenhou ou desenvolveu qual mais gostou e por quê?

12- Sua opinião sobre os canais de comunicação interna?

13- Em que a empresa pode melhorar?

Advertisement

14- O que acha dos Recursos Humanos?

15- Existe mais alguma informação ou assunto que deseja falar ou perguntar, referente ou não a organização, antes de terminarmos a conversa?

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.