Particularidades do desenvolvimento do bebê – 0 a 6 meses

Veja neste artigo as particularidades de cada fase de seu bebezinho, aprenda mais e esteja atenta a essas mudanças.

Fernanda Ferraz

Desde o início, ao saber que se está grávida, a mãe cria um vínculo afetivo com o bebê, começa a imaginar como vai ser sua personalidade e suas características físicas, esse processo é natural e muito importante para a interação entre mãe e filho.

Cada fase tem suas particularidades, veremos como é o desenvolvimento de cada período do 0 até os 6 meses de idade.

0 mês de vida

. O bebê chegou em casa e os pais de primeira viagem ficam um pouco inseguros com a nova experiência paternal, mas um membro da família chega e inúmeras descobertas são feitas. Nos primeiros dias de nascido o bebê ainda é muitíssimo indefeso, por exemplo, nesta fase seus órgãos ainda estão amadurecendo, se desenvolvendo, a pressão arterial do bebezinho e seus batimentos cardíacos só se normalizam por volta do 10º dia de nascido; durante esse período, o bebê pode ter o sono muito irregular, acordar de 2 em 2 horas, por exemplo, e a melhor alimentação para eles, se possível, como é bem conhecida, é pelo aleitamento materno.

Nessa fase também os movimentos são desordenados, normalmente conseguem movimentar pernas, braços, dedos e pescoço, mas com intensidade lenta; possuem desde cedo o reflexo de sucção, onde consegue mamar sozinho ao ser aproximado ao peito da mãe; seu olfato é bem desenvolvido sentindo facilmente o cheiro da mãe, reconhecendo-a; e sua visão é nublada.

1º mês de vida

. A visão é debilitada, pois não foi preciso utilizá-la no útero. É embaçada, pois as duas retinas não estão juntas ainda, para facilitar neste desenvolvimento utilize brinquedos de cores fortes, ou que possuam algum movimento, como os mobiles, para aguçar esse desenvolvimento.

Advertisement

2º mês de vida

. Aos dois meses já consegue sorrir com facilidade, demonstrando que tem boa interação com o seu lado psíquico e emocional; neste período o controle da musculatura é maior, consegue virar o pescoço com mais facilidade, a visão fica mais apurada, pois as duas retinas se juntam, conseguindo perceber melhor o formato dos objetos e feições das pessoas, principalmente os que convivem mais com ele.

3º mês de vida

. Neste período ele vai usar muito a boca para sentir as texturas das coisas, consegue esticar melhor braços e tronco, e já demonstra certa força para manter-se em pé quando apoiado em pé pelos pais.

4º meses de vida

. Já começa a fazer alguns barulhos com a boca, pode soltar bolhinhas ou balbuciar algo, como se quisesse se comunicar.

Nessa fase a criança já tem mais controle da cabeça, o bebezinho dorme melhor entre os 4 meses, segura por mais tempo os objetos, e ainda utiliza muito a boca para sentir; seus movimentos são mais completos e organizados, presta mais atenção aos sons e observa a boca das pessoas ao pronunciar as palavras, tentando compreender essas conexões.

5º mês de vida

. A partir desta idade a criança gira com mais desenvoltura o corpinho, movimenta a cintura, fica mais inquieta no banho, por vezes demonstrando o desejo de brincar.

Advertisement

6º mês de vida

. A partir deste mês a criança já está mais esperta e ativa, percebe melhor os acontecimentos a sua volta. Alguns alimentos, como frutas e verduras, já podem ser introduzidos em sua alimentação. O bebê começa a sentar com alguns apoios nas costas, sabe pedir colo, esticando os bracinhos, pode começar a tentar falar mamãe, balbuciando o m, pega os objetos com mais segurança e insinua seus desejos com mais facilidade, como fome, sede, sono, entre outros.

Fontes: Revista crescer.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.