Os 3 perigos do hábito muito comum de segurar o xixi

Você segura o xixi só para não usar o banheiro público? Talvez isso não seja uma boa ideia.

Rachel D.C.

Muitos seguram o xixi até terem que correr com as pernas cruzadas para o banheiro mais próximo. Será que esse hábito faz mal?

A bexiga que pode segurar até 500 ml de urina tem sensores que mandam mensagem para o cérebro avisando quando está cheia. Há a opção de segurar o xixi ou ir ao banheiro. Os esfíncteres cilíndricos são músculos que têm a função de fechar ou liberar a urina para a uretra.

Os perigos de segurar o xixi

1. Infecção urinária

A pessoa que costuma segurar o xixi por muito tempo pode desenvolver infecção urinária. “O xixi serve para limpar a uretra, onde se acumulam bactérias, e evitar uma possível infecção urinária. Portanto, quanto maior o tempo que uma pessoa fica sem ir ao banheiro, maior também é o risco de um problema posterior”, de acordo o urologista Marcelo Vieira do Hospital Samaritano, em São Paulo.

2. Retenção urinária

Segurar muito a urina enfraquece os músculos da bexiga podendo levar à retenção urinária que impede a pessoa de ser capaz de esvaziar completamente a bexiga. Tendo então a sensação de sempre precisar ir muito ao banheiro.

3. Danos na bexiga

Além de infecção na bexiga, também há o perigo (apesar de muito raro) de estourar a bexiga. Essa condição é raríssima porque antes que a bexiga estoure, a pessoa irá fazer xixi nas calças. Mas isso pode ser perigoso para quem já tem alguma fratura na bexiga.

Advertisement

Quanto tempo pode segurar o xixi?

“A maioria das mulheres consegue segurar a urina de 3 a 6 horas, mas isso pode variar”, segundo o urologista Benjamin Brucker, da NYU Langone Medial Center. “Você não precisa ir ao banheiro sempre que sentir um pouquinho de vontade de urinar, mas você não deve segurar ao ponto de ficar dolorido”, acrescenta.

Ou seja, você não deve segurar o xixi ao ponto de ter que correr para ir ao banheiro senão irá fazer nas calças, mas também não deve ir sempre que tomar um pouquinho de água. Ouça o que o seu corpo está lhe falando.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.