O poder das palavras para construir ou destruir

A responsabilidade no uso da palavra escrita e falada, bem como a forma e o momento adequado fazem toda a diferença na mensagem que se quer transmitir.

Suely Buriasco

As palavras têm força própria; podem representar a luz que espanta as trevas, como também pode ser uma arma de efeitos bélicos terríveis. Tudo depende da forma como ela é manifestada, tanto na fala como na escrita, e é por isso que todos deveriam refletir mais sobre a responsabilidade que assumem ao fazer uso delas.

O Modo de dizer

Além do conteúdo das palavras, existe a forma de como elas são ditas. Muitas vezes queremos falar uma coisa, mas a nossa expressão acaba dando outra conotação. Somos responsáveis não só pelo que falamos, mas também por nos fazer entender da melhor forma possível. A linguagem dirige os pensamentos e cria imagens específicas que tendem a se tornar realidade; potencializando ou limitando as possibilidades.

O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. Norman Vincent Peale.

Assim toda a habilidade ao usar a linguagem é importante. Algumas dicas simples podem ajudar muito no uso de tão poderosa ferramenta de comunicação:

  • Elimine palavras negativas do seu vocabulário; não diga “eu tentei”, “eu deveria”, “se eu fosse”, “eu vou fazer quando puder”, etc. Afirme de forma positiva: “eu faço”, “eu entendi”, “é a minha busca”.

    Advertisement
  • Procure sentir se a maneira de transmitir a sua mensagem soa bem, se é agradável.

  • Use de clareza; é importante optar por vocábulos singelos e de fácil entendimento, demonstrando coerência e discernimento.

O momento certo

Precisamos expandir nossa atenção além da palavra certa para o momento em que ela é dita. Para surtir efeito a palavra certa deve estar adequada ao contexto. A mesma mensagem pode ter entonação contrária se transmitida em instantes diferentes, assim, mesmo com boa intenção podemos gerar embaraços. No sentido de usar a nossa mensagem com efeito positivo para quem nos ouve ou lê alguns cuidados são importantes:

  • Observe se o contexto é propício para a sua mensagem; em muitas situações o silêncio diz mais do que um texto inteiro.

  • Haverá um tempo certo para a sua mensagem; a ansiedade pode distorcer suas palavras.

    Advertisement
  • Boas palavras só farão eco quando representarem autenticidade de quem as pronuncia.

No uso da palavra para fazer a diferença e auxiliar alguém, vale refletir na mensagem do escritor Antonio Marcos Pires, autor do livro Mensagens Positivas: “Aponte o caminho com a sabedoria de quem tem na ponta da língua a palavra certa, no momento certo!”.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.