Kourtney Kardashian diz ter banido micro-ondas de casa para proteger a saúde da sua família

"Se alguma coisa precisa ser aquecida, prefiro usar o forno convencional, o fogão ou a torradeira forno". Exagero ou precaução?

Erika Strassburger

Kourtney Kardashian é a filha mais velha de uma família que se tornou celebridade por meio do Reality Show americano, Keeping Up with the Kardashians, transmitido pelo canal pago E! Este se tornou um dos Reality Shows mais longos da história. Ele foca na vida profissional e pessoal dos membros da família Kardashian.

Aos 38 anos e mãe de três filhos, Kourtney também é conhecida por suas dietas rigorosas. E ela tem sido bastante rigorosa também com a alimentação da sua família. Na casa dela só entram alimentos orgânicos, e os sem glúten e sem lácteos. Eles também evitam o consumo de açúcar e refrigerante.

Mas, há algo que chama atenção na cozinha de Kourtney

Segundo matéria da People, ela revelou em seu site que não tem um eletrodoméstico bastante comum e prático e pretende nunca mais ter. “Um aparelho de cozinha que eu nunca uso é o micro-ondas. Se alguma coisa precisa ser aquecida, prefiro usar o forno convencional, o fogão ou a torradeira forno”.

My goooooooood morning song ☀️ on my app.

Advertisement

A post shared by Kourtney Kardashian (@kourtneykardash) on

A razão para ela decidir se livrar do aparelho

Ela determinou esta regra logo após ter seu primeiro filho. “Quando eu tive Mason, fiz muitas pesquisas relacionadas à saúde e decidi me livrar do forno micro-ondas quando li que as toxinas de recipientes de plástico podem ser transferidas para os alimentos quando aquecidos (isto também se aplica aos recipientes de plástico livre de BPA)”, diz.

Ela trocou os potes de plástico por recipientes de vidro e inox. Mesmo assim, Kourtney não queria correr o risco de que alguém aquecesse alimentos em potes plásticos quando ela não estivesse por perto.

good morning

A post shared by Kourtney Kardashian (@kourtneykardash) on

Advertisement

Será o micro-ondas insubstituível?

Para a maioria das pessoas, o forno de micro-ondas é um aparelho muito útil e eficiente, assa e aquece os alimentos rapidamente, deixando a rotina na cozinha muito mais prática. Mas, Kourtney não tem a mesma opinião. Ela argumenta: “Com apenas alguns minutos a mais, a torradeira forno aquece a comida de maneira uniforme (enquanto que o micro-ondas pode, às vezes, aquecer o alimento de forma desigual, de modo que algumas partes ficam quentes e outras permanecem frias, o que evidentemente é preocupante para bebês e crianças)”.

“Além disso, ouvi falar que o micro-ondas pode remover os nutrientes dos alimentos e usa radiação para aquecê-los. Não tenho certeza se são informações precisas, mas quando o assunto é a minha família, eu opto pela segurança”, conclui.

O que dizem os especialistas

Um artigo publicado pela Harvard Medical School esclarece, em primeiro lugar, que não existe uma substância chamada “plástico”. “Esse termo abrange muitos materiais feitos a partir de uma série de compostos orgânicos e inorgânicos. Substâncias são frequentemente adicionadas ao plástico para ajudar a moldá-lo ou estabilizá-lo. Dois desses plastificantes são: bisfenol-A (BPA), adicionado para tornar o plástico claro e rígido, e Ftalatos, adicionados para tornar o plástico macio e flexível”.

Acredita-se que o BPA e os Ftalatos sejam “disruptores endócrinos”. “Estas substâncias imitam hormônios humanos e não fazem bem”, diz o artigo. E, de fato, elas podem migrar para o alimento quando o recipiente é aquecido no micro-ondas.

Os recipientes que ganham o selo “livre de BPA” passaram por testes rigorosos, mas, ainda assim, deixam vazar uma “quantidade segura” dessas substâncias para o alimento. Os que não têm o selo, não tem qualquer garantia de segurança.

Advertisement

Há perda de nutrientes?

Sim, todo alimento aquecido sofre perda de nutrientes como vitamina C, B6 e B12. Mas, segundo matéria da BBC, essa perda não é causada exclusivamente pelo micro-ondas. Outros métodos de cozimento também vão afetar o alimento. O melhor método para preservar o seu valor nutritivo é o cozimento a vapor.

A exposição às micro-ondas pode causar câncer?

Logo que foi lançado, acreditava-se as ondas eletromagnéticas do forno de micro-ondas eram cancerígenas. Ou que o alimento aquecido ficava radioativo. Mas não passa de mito.

Segundo o site do INCA, este forno “possui uma forma de radiação não ionizante, que não tem capacidade para lesar o DNA das células (ou seja, o material genético das células). Portanto, a exposição não torna o alimento radioativo e também não causa risco à saúde das pessoas, desde que as instruções de utilização sejam seguidas”.

E agora, usar ou não micro-ondas?

É algo que cada família deve decidir. No entanto, levando em conta o fato de que realmente há vazamento, ainda que em quantidades “aceitáveis”, de substâncias prejudiciais dos potes plásticos para o alimento, o ideal é jamais usá-los com este aparelho. Potes de vidro refratários são totalmente seguros.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.