Inspiração: As muitas formas de exercer a maternidade

Não há apenas uma forma de ser mãe. Na vida de uma mulher estamos sempre exercendo nossos dons de cuidar e proteger outras pessoas. E o Senhor também nos inspira a saber qual a melhor forma de ensinar e proceder.

Fernanda Ferraz

Coração de mãe é assim doído, preocupado, ansioso, amoroso… Cabe todo mundo e nunca falta amor para dar. Filhos são a maior herança que um casal pode receber. Uma mãe alegra-se ao ver o filho entrar correndo pela casa depois da escola; chora quando vê seu filho enfermo; acalenta quando este pede colo e enche de beijinhos quando sente saudades…

Toda mulher tem dentro de si o instinto maternal, o precioso e incomparável dom de acolher, aninhar e cuidar. Não existem mães perfeitas, existem mães cheias de amor, carinho e ternura… Mães que abraçam e socorrem.

Toda mulher tem uma personalidade única e particular. Cada mulher desenvolve atributos complementares que, à sua maneira, são importantes para ensinar a seus filhos.

Talvez você, como mãe, sinta-se cobrada… Sinta que está falhando em algo e necessita de ajuda; por isso irei falar como buscar inspiração e ensinar o que fazer para desenvolver o papel mais lindo e nobre da terra: Ser mãe.

Ajuda

Muitas mães sentem-se nervosas e angustiadas em determinados momentos, às vezes é a rebeldia do filho que está saindo fora do controle, outras a carência da sua presença em casa, já que o trabalho tem lhe sugado grande parte do tempo; pode ser por que não sabe como lidar ou explicar sobre uma doença grave acometida em um familiar. Muitas vezes essas mães se veem sem saída e o medo pode surgir, mas vale lembrar que existe uma ajuda Celestial, disponível a nos orientar a como proceder em cada momento. Como mãe e mulher você pode abrir o coração em conversas sinceras com o Pai Celestial, pedindo Sua orientação e ajuda. Muitas mulheres já conseguiram encontrar soluções e resolver problemas com apoio Divino.

Advertisement

Administradora do lar

Mãe, você deve saber administrar bem o seu lar, programe-se, agende-se; se sentir dificuldades crie um sistema de tarefas e recompensas, você pode criar um mural com os filhos e incentivá-los gratificando-os pelas boas tarefas.

Estenda a mão

Mesmo solitárias como mães precisamos, principalmente, ensinar, mostrar pelo exemplo, sendo caridosas e amáveis com todos, estendendo as mãos aos aflitos.

Ensinar com amor, guiando aos caminhos frutíferos

O ensino materno deve ser sempre amoroso, sem gritos ou gestos violentos, nunca use palavras que causem traumas, como: “Você é burro”, “lerdo”, “incompetente”…

Através da repetição e amor é imprescindível que também ensinemos aos filhos a afastarem-se dos caminhos perigosos da depravação e perversão.

Advertência

Haverá momentos que será necessário advertir os filhos; às vezes a orientação e conselho bastarão, outras será preciso ir lá, buscar pela mão, repreender o erro e conversar seriamente.

Advertisement

Ensinar desde pequeno

Os ensinamentos no lar, devem ser dados desde a tenra infância, nenhuma mãe ou pai deve desistir de ensinar a um filho, por mais difícil ou desencorajante que possa ser. Os filhos devem ser o primeiro e o mais importante interesse dos pais.

“É de pequeno que se torce o pepino”. (Alexander Pope, Moral Essays, vol.2).

Ensine-o a ter bons amigos

Ensine a seu filho a ter bons amigos, amizades com valores e princípios morais, éticos e tolerantes; lembre-se que o meio é um grande influenciador, se seu filho andar com pessoas que fumam, será provável que fume também, já que convive com pessoas que possuem este hábito, e será assim com as demais atividades. Mães, devemos incentivar amizades que amplie o que há de melhor em nossos filhos e os façam adquirir atributos lindos e exemplares para toda sociedade, como: generosidade, bondade, educação, caridade…

O valor dos estudos

Outro ponto é incentivar os filhos a gostar dos estudos, através deste artigo você pode ajudar a seu filho a interessar-se mais pela educação.

Ensinar a respeitar seu próprio corpo

Ensinem seus filhos a fugir das drogas como se fosse uma doença terrível e mortal, pois ela traz consigo destruição e aprisionamento; esse vício já destruiu e ainda destrói muitos lares, pois escraviza e controla o apetite do usuário. O mesmo perde seu autocontrole, chegando a roubar ou até cometer homicídio para ter dinheiro para financiar a droga. Outro ponto são as roupas: que sejam cuidadosas ao vestirem seus filhos para que a roupa não revele demais seus corpos e os exponha à indecência e imoralidade, à difamação e aos exploradores de jovens e crianças. Já existem muitos riscos lá fora para fingir estar cegos ao que utilizam, o que veem, como falam, com quem falam, como se vestem e como se portam.

Advertisement

Honestidade

Ensinem seus filhos a agirem e serem honestos em tudo o que fizerem e em todo lugar que estiverem, seja na escolinha, faculdade ou trabalho. A desonestidade inicia-se de forma lenta e talvez despercebida: um lápis novo na mochila, uma borracha diferente, uma roupa nova… Uma mentira leva a outra, um roubo leva a outro maior e cresce e cresce; se não houver direcionamento, pode chegar à prisão, onde toda a liberdade é cortada e todo brilho de vida se desvanece.

“Espero que tenham todo motivo para ter orgulho de seus filhos, amá-los, ter fé neles, vê-los crescer em retidão e virtude perante o Senhor; e vê-los tornarem-se membros úteis e produtivos da sociedade. Se depois de tudo o que tiverem feito, ainda houver um fracasso ocasional, ao menos poderão dizer que tentaram dar o melhor de si e não permitiram que nada tomasse o lugar de seu papel como mãe.Os fracassos serão poucos se agirem assim.”(Gordon B. Hinckley).

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Provérbios 22:6).

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.