Informações essenciais para alimentar seu bebê no primeiro ano de vida

Veja quais alimentos seu bebê precisa no primeiro ano de vida e quais cuidados tomar para que ele cresça saudável e feliz.

Erika Strassburger

Os médicos são unânimes em defender a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê. Quando a mãe dá somente leite do peito para seu filho neste período, ela está proporcionando a ele todos os nutrientes necessários para ele crescer forte e saudável. O leite materno mata a fome e a sede.

Não existe leite fraco. Isso é um mito. Da mesma forma, todas as mães poderão produzir a quantidade de leite suficiente para alimentar seu filho, desde que se alimentem e se hidratem corretamente. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Vocês hão de concordar comigo: não há nada mais prático do que amamentar. O leite está ali, sempre pronto para ser ingerido, na temperatura ideal, “embalado” corretamente, ficando livre de contaminação. Dá até vontade de prolongar o período de amamentação exclusiva, tamanha a praticidade.

Se a mãe não puder amamentar, o pediatra receitará um leite especial. Siga as instruções corretamente.

A partir dos seis meses, o organismo do bebê está mais maduro, pronto para receber outros alimentos e mais forte para enfrentar alguma reação alérgica que possa surgir. Veja o deve ser dado a ele:

Advertisement

1. O leite materno

Continue amamentando até, no mínimo, o primeiro ano de vida. Se possível, amamente até os dois anos. Nesse período, ele não precisará de qualquer outro leite.

2. Os suquinhos naturais

Eles devem ser introduzidos primeiramente. Ofereça-os entre as mamadas, 20 ou 30 ml são suficiente.

3. Frutinhas amassadas ou raspadas

Este é o segundo passo, que deve iniciar-se cerca de uma semana após a a introdução dos sucos. As preferidas são banana, maçã e mamão.

4. Papinha

Pode ser inserida cerca de 20 dias após as frutinhas, na hora do almoço. Faça uma papinha composta sempre de uma raiz (cenoura, mandioquinha), um vegetal (agrião, couve, espinafre), uma carne (frango, fígado ou gado) e um legume (abobrinha, chuchu, moranga, batata). O jantar deve esperar mais duas semanas para ser oferecido.

Os alimentos sólidos picados devem ser oferecidos somente depois do 10 meses, quando a criança tiver mais dentinhos e capacidade para mastigar adequadamente.

Advertisement

Informações importantes

  • Ao amamentar seu filho, mantenha-o inclinado. Não o deite, pois ele pode regurgitar e o leite pode ir parar nos pulmões. Mantê-lo deitado também favorece o desenvolvimento do refluxo.

  • Faça-o arrotar após cada mamada.

  • Ao dar suquinhos, não use mamadeiras. Elas não exigem tanta força na hora da sucção como o peito exige. O bebê pode ficar com preguiça de mamar no peito. Ofereça-os em colherzinhas ou copinhos.

  • Quando o bebê já quiser pegar a colher e o alimento com a mão, é hora de estimulá-lo a comer sozinho. Faça-o com calma e sempre supervisionando-o.

  • Ofereça sempre um alimento de cada vez para ele diferenciar os sabores.

    Advertisement
  • Use temperos suaves.

  • Varie o cardápio.

  • Se o bebê fizer cara feia para o alimento, ofereça-o mais duas vezes. Se ele rejeitar, ofereça-o em outra ocasião. Não desista.

  • O estômago do seu bebê é pequenino. Não force-o a comer além da conta. Ele dará sinais quando estiver satisfeito.

  • Até os dois anos a colher de silicone é a mais indicada.

    Advertisement
  • Estabeleça horários para as refeições principais e os lanches.

  • Dê-lhe sempre alimentos naturais.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.