Ideias simples para armazenar 5 alimentos básicos

Reflexões e ideias sobre armazenamento de alimentos.

Suzana Ribeiro

Pode parecer inconveniente manter uma reserva de alimentos e outros itens de primeira necessidade dentro de casa quando se pode guardar dinheiro e comprar o que for preciso no momento em que surgir a necessidade, no entanto, é bom considerar que nem sempre podemos adquirir as coisas com a facilidade costumeira, pois crises de abastecimento podem ocorrer por diversos motivos como: greves de caminhoneiros, surtos de doenças contagiosas, conflitos políticos ou mesmo catástrofes naturais.

Ter um armazenamento em casa também pode ser uma segurança em caso de desemprego ou revézes financeiros. Confira abaixo algumas formas simples de armazenar:

1. Água

Aproveite para guardar água em garrafas/garrafões enquanto ela sai naturalmente das torneiras, em caso de falta, esse simples ato pode fazer uma grande diferença. A quantidade recomendada para 2 semanas é 30 litros por pessoa para beber e outros 30 litros para higiene (lavar mãos, escovar dentes, lavar louças). Os recipientes devem estar esterelizados e a água filtrada ou fervida durante 5 minutos. Caso suspeite da qualidade da água, você pode esterelizá-la usando 2 gotas de cloro para cada litro ou ½ colher de chá para 20 litros.

2. Arroz

Lave bem garrafas pet de refrigerante (e as tampas) e esterilize-as com alcool 96 graus. Deixe-as de boca para baixo sob um guardanapo limpo até secarem completamente. Então comece a colocar os grãos e intercale com 2 dentes de alho (com casca e em bom estado) a cada 4 dedos de altura. Vá batendo a garrafa sob um pano dobrado, segurando pela base, de forma a compactar os grãos e tirar o máximo de ar possível, ela deve ficar dura no final. Guardando dessa forma, o arroz dura, pelo menos, 2 anos, ao passo que, ficando na embalagem não chegaria a um ano.

3. Ovos

Misture 250g de cal virgem em 4 litros de água, despeje em um vidro de boca larga ou pequeno barril. Mergulhe os ovos neste líquido com cuidado e tampe. Eles duram 6 meses e permanecem frescos.

Advertisement

4. Frutas

É possível aproveitar vidros desde que não tenham nenhuma parte quebrada ou trincada e se a tampa não for de plástico. Eles podem ser esterilizados com o calor do forno médio por 10 minutos e retirados com pegador (previamente esterilizado em água fervendo, todos utensílios utilizados precisam passar por esse processo). As frutas são acomodadas nos vidros depois de descascadas/picadas e despeja-se uma calda quente por cima, feita com 3 copos de açucar e 4 copos de água. Para criar vácuo nos potes, basta tampá-los (vedá-los) bem e colocá-los para ferver 20 minutos em uma panela com água e alguns guardanapos embaixo dos vidros, deixe esfriar naturalmente para não causar quebra por choque térmico.

5. Leite condensado

Pode ser transformado em leite adicionando água e tem boa durabilidade na própria embalagem.

Você pode obter mais instruções sobre diversos processos de armazenamento em http://sud.tvieira.net/2010/01/29/apostila-completa-de-armazenamento-de-alimentos/

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.