Hérnia de disco: Você conhece sobre ela?

A conhecida dor nas costas pode ser um sinal de hérnia de disco, diagnóstico que acomete muitas pessoas após os quarenta anos.

Renata Finholdt

Você já deve ter ouvido falar sobre a temida hérnia de disco. Ela acomete muitas pessoas e traz dor e muito desconforto durante todo o dia.

O dia a dia repleto de sobrecargas na coluna vertebral, a má postura e a própria degeneração pela idade e a hereditariedade estão entre as causas mais comuns de um diagnóstico de hérnia de disco, ou seja, todos estamos sujeitos a ela.

Mas, o que é a hérnia de disco?

Nossa coluna vertebral é formada de vértebras, de discos cartilaginosos e também dos nervos que passam por essa região. A hérnia acontece quando o líquido dos discos cartilaginosos (que estão entre as vértebras) sai de sua posição e acaba por pressionar o nervo, o que gera a dor.

A região lombar e cervical da coluna são as partes mais afetadas pela hérnia de disco, mas há também que sofra deste mal na região torácica.

Qual o tratamento?

Aos primeiros sinais de dor nas costas o ideal é buscar ajuda médica. O médico ortopedista, através de algumas perguntas sobre seu quadro e de exames, dentre eles o raio x, poderá diagnosticar com clareza a presença de uma hérnia de disco.

Advertisement

Se a dor estiver muito intensa, ele provavelmente lhe receitará alguma medicação para aliviá-la além de um período de repouso que poderá ajudar bastante, mas a parte central do tratamento são os exercícios que ajudarão a fortalecer a musculatura desta região e assim aliviar ainda mais os sintomas.

As sessões de fisioterapia são o procedimento mais importante para prevenir futuras crises de dor. Os profissionais desta área lhe ensinarão exercícios de fortalecimento e melhora de postura a fim de que você possa passar a viver sem sentir estas terríveis dores nas costas.

Porém, todo cuidado é pouco, carregar peso, arrastar móveis, postura errada pode desencadear novas crises. Para casos mais graves de hérnia de disco, os médicos podem até mesmo indicar injeções ou cirurgias. Mas estes casos são exceções, normalmente a medicação, repouso e exercícios já resolvem bem o problema.

Se você for acometida de uma dor nas costas evite a automedicação, antes da consulta com o especialista você pode aliviar os sintomas com bolsas de água quente e fria, elas normalmente ajudam a diminuir as dores e você pode buscar auxílio médico para continuar um tratamento mais eficaz.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.