Guia de culinária para iniciantes

Veterano ou iniciante, para se aventurar na cozinha é sempre bom ter um guia!

Jacira Silva dos Santos Araujo

Uma das coisas que não pode faltar na maioria das festas é uma maravilhosa degustação. Seja um petisco, um almoço ou jantar, um belo chá da tarde, etc. A comida muitas vezes é chamada de manjar dos deuses, e mesmo que não seja dos deuses, comer é sempre muito bom.

Para alguns, a arte culinária é um dom porque tem facilidade e habilidade para fazer. Mas, para outros pode ser considerado um “calcanhar de Aquiles”, ou seja, uma grande dificuldade, um ponto fraco.

Montar um guia culinário é uma excelente opção, seja iniciante ou veterano é sempre bom ter um guia para ajudar nesses momentos.

“O melhor tempero da comida é a fome.” (Cícero)

Para iniciantes a melhor coisa é:

  • Faça um caderno de receitas, comece sempre com receitas básicas.

    Advertisement
  • Compre um copo de medidas, dependendo do que for fazer.

  • Procure utilizar panelas antiaderentes porque por mais que não saiba cozinhar é menos provável queimar a comida nessas panelas.

  • Siga orientação das receitas vindas na embalagem.

  • Assista vídeos ou programas interativos que ensinem o passo-a-passo das receitas.

  • Mesmo que uma receita não dê certo, não desista! É fazendo que se aprende.

    Advertisement
  • Procure ajuda de pessoas mais experientes.

  • Seja um apreciador da própria comida porque se você não se valoriza as pessoas não vão levá-lo a sério nessa nova aventura de cozinhar.

Para quem tem o desejo de cozinhar, a cozinha precisa ser sua amiga, principalmente seu fogão para cozinhar e a geladeira para as sobremesas geladas. Se você quer fazer um bom arroz com feijão (prato típico brasileiro) ou qualquer outro prato, pense sempre para quantas pessoas será servido.

Na cozinha não existe segredo, basta força de vontade. Existem muitas escolas que tem cursos específicos para culinária dependendo do que quer ser aprendido, e alguns gratuitamente, mas a forma mais eficiente tem sido aprender com a própria família, o segredo das receitas de gerações.

Dicas culinárias

  • Aprenda primeiro os pratos do dia-a-dia, como arroz, feijão, macarrão, lasanha pré=cozida e etc.

    Advertisement
  • Escolha carnes macias, normalmente a maioria dos trabalhadores no ramo de açougue sabe quais as melhores carnes para fazer um bom bife. Varie seus cardápios com filé de peixe que é mais fácil de cozinhar ou fritar. Existe também opções como salsicha e lingüiça que são de rápido preparo.

  • Algumas pessoas acreditam que para o almoço ou jantar ser completo é necessária uma boa sobremesa. Comece sempre com as mais simples, como pudim, gelatina e compotas, como de pêssego ou figo.

  • No caso de doces siga a mesma ideia. Sempre os mais fáceis como bolo de chocolate simples, brigadeiro, beijinho e etc.

  • Para salgados comece fazendo tortas salgadas. Aliás tem muitas receitas fáceis que os ingredientes só precisam ser levados no liquidificador e depois e só colocar no forno com o recheio de sua preferência.

Hoje em dia temos muitos acessórios que facilitam a vida na cozinha como máquina de fazer pão, panela elétrica de arroz e grelha elétrica. É claro que, se for possível ter esses instrumentos, o trabalho será mais fácil, mas lembre-se é sempre bom também saber fazer da forma convencional.

Advertisement

Sinceramente, aprender a cozinhar é relativamente fácil, mas para isso o que é realmente necessário é o desejo de aprender.

Boa culinária não é para os fracos de coração. É para as mentes criativas! Corações fortes! As coisas podem até dar errado, mas não deve deixar ninguém definir seus limites a partir de sua origem. O único limite é sua alma.” Ratatouille

Nota do Editor: Existem muitos sites de receitas, e muitas você pode encontrar aqui mesmo no Familia.com.br. O YouTube também traz diversas opções para cozinhar, assar e decorar seus pratos favoritos.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.