Gravidez em risco: 10 dicas para um repouso saudável na cama

Ficar restrita ao leito durante a gravidez pode ser enlouquecedor. Veja essas dicas para manter sua sanidade caso precise de repouso absoluto na gravidez.

Katy Blevins

Este artigo foi originalmente publicado no blog “Khaos and Khiddos e republicado aqui com permissão da autora, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Por ordens médicas, fui colocada a repousar na cama quando ainda estava com 27 semanas de gravidez devido a um padrão constante de contrações. Isso não é incomum na gravidez de múltiplos, e como eu já estava me preparando mentalmente para diminuir o ritmo por volta dessa época, a orientação do médico não foi nenhuma grande surpresa.

Quase cinco semanas em casa e duas semanas no hospital mais tarde, entrei em trabalho de parto por volta de 34 semanas. Durante esse período de tempo, eu derramei muitas lágrimas, tinha muita ansiedade e estava entediada além da razão.

Aqui estão 10 dicas para um repouso saudável que realmente me ajudaram ao longo do caminho:

1. Visitas

Eu precisava ver pessoas frequentemente. Ouvir vozes diferentes, eu aguardava as visitas. A coisa importante a se notar foi que eu fiz isso quando eu me senti pronta para tal, quando funcionou melhor para mim. Às vezes eu não queria ver ninguém. E tudo bem. Quando vieram, muitas delas ajudaram com a limpeza da casa. Só de ouvi-los limpando já ajudou o meu TOC (eu realmente tinha problemas de ansiedade ao ouvir a casa “viva” ao meu redor sem qualquer participação ou controle da minha parte. Sim, eu sou uma doida). E eu admito, os visitantes eram obrigados a trazer comida. Eu vivi indiretamente através dos lanches impressionantes que elas me traziam já que eu não podia cozinhar para mim.

Advertisement

2. Netflix

Você sabia que existem 120 episódios de Lost? Eu assisti ao episódio 120 de manhã, antes de me internar no hospital para as duas últimas semanas de repouso. Netflix é bom demais. A primeira coisa que meu marido fez quando me colocou em repouso no leito foi me comprar um novo leitor de Blu-Ray que já vinha com Netflix (e Amazon Prime). Ele me fez sentir como uma rainha!

3. Mídia social/Blog

A mídia social é a óbvia conexão com o mundo exterior. É muito mais fácil manter-se conectado do que voltar à idade das trevas quando colocavam a garota grávida em um quarto nos fundos do castelo com as janelas cobertas. Partilhe a sua viagem! Vai ser bom. Você vai precisar das conversas estimulantes de todo mundo.

4. Frigobar

Este provavelmente deveria ter reclamado o primeiro lugar. Uma amiga fantástica ofereceu um para nós (ela ainda entregou!). E foi um bem grande. Meu marido o estocava todas as manhãs antes de sair para o trabalho e eu tinha tudo que eu precisava para o dia ao alcance do braço ao lado da cama.

5. Um hobby

Sendo fotógrafa, eu tive o grande luxo de muito trabalho criativo à minha disposição para passar o tempo. Já ouvi falar de pessoas que tricotaram um milhão de suéteres ou bordaram ponto-cruz ou quaisquer outros trabalhos manuais como passatempo que manteve seus cérebros ocupados e as mãos em movimento.

6. Livros / Revistas

Meu tablet é o meu melhor amigo. Eu pude ler tantos livros impressionantes durante o meu tempo em repouso no leito. E então eu perguntei aos amigos que me visitavam sobre seus livros favoritos e os li também. Foi legal ver o que diferentes pessoas me indicavam e pude aprender mais sobre suas personalidades e estilo também! Entrei no Goodreads para acompanhar o meu progresso e encontrar novos livros para ler. Superlegal!

Advertisement

7. Quebra-cabeças/Jogos

Ter outras crianças enquanto em repouso na cama é superdifícil. Não só é frustrante você não se sentir apta a fornecer o cuidado a elas que você gostaria, como é frustrante para elas sentirem sua “ausência” em sua própria rotina diária. Separando um tempo quando elas chegam em casa da escola para se sentarem na cama e jogar um jogo de tabuleiro com você ou fazer alguma outra atividade em conjunto pode alegrar o seu dia e ajudá-las a se sentirem ainda conectadas e importantes. (Confira este post com 8 dicas para ajudar sua criança mais velha a ajustar-se a novos Irmãos!)

8. Crie uma rotina

Nos momentos mais obscuros enquanto repousa às vezes você pode sentir-se caindo no abismo do tédio e, na verdade, até um pouco deprimida. Sentir-se tão sedentária pode ter alguns efeitos negativos, se você não tiver cuidado. Estabeleça uma rotina! No hospital, eu fiz um trato de tentar acordar às 7h30, para tomar o café da manhã todos os dias às 8h00, ler dois capítulos do meu livro, em seguida assistir a um episódio de qualquer programa que eu estivesse seguindo. Mesmo coisas estúpidas. Eu fiz disso a minha rotina. Eu dei valor ao meu tempo e ao meu dia.

9. Skype, FaceTime, Google Hangout

Agradeça a Deus pela tecnologia! Às vezes você precisava ver um rosto que está longe. Nós somos abençoados com as ferramentas para fazê-lo.

10. Fique arrumada. E limpa

Havia tantas manhãs em que eu simplesmente não tinha vontade de escovar os cabelos ou me vestir. Obriguei-me a fazê-lo de qualquer maneira. Sabe aqueles dias mais raros, quando eu tinha aguentado demais e me sentia insana na antessala do inferno, prestes a me tornar uma psicopata, uma louca e não fazia as tarefas humanas simples? Bem, esses dias ficavam piores. Mesmo quando eu não queria fazê-lo, eu certifiquei-me de fazer um esforço para ficar limpa e arrumada, eu me sentia melhor depois. Foi importante tentar me sentir como uma mulher, mesmo com os esforços mais ínfimos.

Haverá superaltos e superbaixos ao repousar no leito. Você tem um trabalho… Deixar o bebê crescer. Abrace essa causa e faça o seu melhor para encontrar paz em seu coração. Seus esforços não serão sempre facilmente reconhecidos, mas esforce-se para ficar calma e focada em manter o melhor estado mental para o seu pequeno bebê (ou bebês!) à medida que crescem dentro de você. Cada segundo gasto em repouso lhes permite dar um passo para mais perto do desenvolvimento integral. Vale a pena cada tanto de trabalho duro, energia e momentos sombrios por saber que a cada dia você passou um novo marco e deu-lhes uma chance de uma melhor vida. Cada dia conta.

Advertisement

Dica Bônus!

Aproveite o ritmo mais lento. Mesmo quando eu estava literalmente entediada às lágrimas em repouso na cama, às vezes eu me pego olhando para trás nesses dias entre o caos de crianças gêmeas, noites sem dormir, birras épicas e momentos indescritíveis de sujeira e meninos desagradáveis, e penso “Cara, aqueles eram os dias.” Eu não trocaria o meu pedacinho do céu caótico pelo mundo, mas tenho certeza que gostaria de uma semana, caramba… Uma hora! Do tempo em que eu não tinha que fazer absolutamente nada, só ficar deitada na cama. Ahhh… Agora mesmo, eu estou sonhando com isso. Só um dia.

Toma un momento para compartir ...