Ficar sozinho pode ser a melhor maneira de descansar, diz pesquisa

Ficar sozinho pode ser a saída para quem nunca consegue descansar? Pesquisadores garantem que sim.

Stael Ferreira Pedrosa

É comum sentirmos às vezes que nunca descansamos o suficiente. Algumas pessoas sentem-se fatigadas todo o tempo. Mas, de quanto tempo de descanso uma pessoa precisa por dia? Como conseguir ter uma noite de sono revigorante? O que fazer para amenizar um dia cansativo?

Para responder a essas e outras perguntas sobre o cansaço e descanso, a BBC e o Hubbub, um coletivo internacional de pesquisadores vinculados à Durham University, na Inglaterra, entrevistaram 18 mil pessoas de 134 países diferentes.

A pesquisa nomeada Teste do Descanso, se concentrou tanto na definição de cansaço quanto nas diversas formas como as pessoas descansam e também o que consideram mais importante – descansar física ou mentalmente e como conseguir um e outro.

Os resultados foram diferentes de grupo para grupo, no entanto, a maioria (dois terços) dos que responderam à pesquisa, disseram que gostariam de ter mais tempo para descansar. Um terço disse precisar de mais tempo para descansar que a maioria das pessoas. Cerca de 10% disse precisar de menos tempo. Cerca de 16% responderam que para descansar a mente, precisam cansar o corpo com exercícios físicos.

No Teste do Descanso, pessoas que tinham menos horas de descanso no dia anterior (a média foi de 3 horas e seis minutos) tiveram uma pontuação menor na escala de bem-estar.

Advertisement

Atividades que descansam

Uma parte do teste focou na questão das atividades que as pessoas fazem para relaxar. A leitura foi a vencedora, seguida por estar em ambiente pleno de natureza, estar sozinho, ouvir música e fazer nada. As atividades menos mencionadas ou menos vistas como atividade para descanso, foram: encontrar amigos e familiares, conversar e beber socialmente.

O que se percebe pelas respostas é que as atividades solitárias são as mais relaxantes, ao contrário das atividades sociais rejeitadas quando se trata de descansar. O que pode significar que para conseguir descansar as pessoas preferem ficar longe de outras.

Ben Alderson-Day, um dos psicólogos que atuaram na pesquisa afirma que “as pessoas quando estão sozinhas, em geral elas focam mais naquilo que estão sentindo, no seu próprio corpo e nas próprias emoções”. “Há um indício de que quando você está sozinho, além de se desligar das outras pessoas, você tem a chance de se desligar do seu próprio monólogo interno também.”

O que impede que algumas pessoas alcancem um descanso pleno?

Segundo os pesquisadores, um dado impressionante foi o fato de algumas pessoas associarem palavras como “culpa” à palavra “descanso”, o que mostra que algumas pessoas se sentem culpadas por descansarem quando deveriam estar fazendo alguma outra coisa.

Felicity Callard, da Durham University, e diretora do Hubbub, afirma que é necessário mudar essa ideia de que quando você descansa mais, acaba por se tornar preguiçoso. Na verdade, as pessoas que descansam mais demonstram um nível de bem-estar mais alto que as outras, o que comprova que descanso é realmente uma necessidade.

Advertisement

Portanto, segundo a pesquisa, o segredo do bom descanso é:

  • Não se sentir culpado por descansar ou dormir ainda que mais do que o normal

  • Tenha uma atividade de descanso como ler um livro ou ouvir música

  • Descanse na quantidade que o seu corpo necessita

  • Durma o quanto necessite dormir

    Advertisement
  • Não confunda dormir com descansar, embora dormir possa ser atividade de descanso

E acima de tudo

Descanse sozinho. A solidão se mostrou como o elemento mais eficaz para promover o bom descanso, de acordo com a pesquisa.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.