Felizes para sempre?

Talvez nosso conto de fadas após o "sim" não esteja perfeito. Aqui estão algumas dicas para você ser feliz para sempre, ou, a maioria do tempo!

Hevelyn Klegues

Em certa ocasião, após muitos anos de casado, o homem limpando a casa encontra uma caixinha em cima do guarda-roupa. Lá, havia alguns panos bordados e $25mil dólares. Intrigado, o marido chamou a esposa e perguntou o que era aquilo. A esposa prontamente respondeu que no dia de seu casamento, sua mãe havia aconselhado que quando ela estivesse triste, chateada, brava ou aborrecida com seu marido deveria bordar. Isso com certeza a acalmaria e a raiva ou o sentimento ruim passariam. O marido orgulhoso por perceber que só havia alguns panos bordados, falou: “Que bom amor! Acho que tenho feito tudo certo, ou pelo menos a maioria das vezes, não é? Mas e o que são esses $25mil?” – “Ah querido!” Disse a esposa, “é o dinheiro que ganhei vendendo os panos que bordei ao longo de nosso casamento”.

Sou apaixonada pelos filmes da Disney, mas eles sempre acabam após o casamento, por que será? Será que seria muito traumatizante as crianças assistirem que o casamento também contém algumas desavenças, contas a pagar e desemprego?

Existem muitas coisas que não fomos preparados para passar. Ou, mesmo passando algumas vezes, o sentimento de tristeza sempre volta.

Isso acontece muitas vezes com brigas de casal, perda de entes queridos ou uma gravidez que não acontece.

Uma proclamação lida por um líder religioso, Gordon B. Hinckley, em 23 de setembro de 1995 afirma: ” (…) A FAMÍLIA foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário.”

Advertisement

As coisas muitas vezes fogem de nosso controle, e quando a promessa de um “sim” eterno está se desmoronando não sabemos muito bem como agir.

Talvez, algumas dessas sugestões ajudem:

Leia: Como vivcer uma vida conjugal feliz

1. Princípios da fé, oração, arrependimento e perdão

Precisamos de um porto seguro. Posso garantir que nossa fé nunca falhará conosco. A oração nos aproxima de nosso Criador, e Ele nos conhece e pode nos ajudar a passar por todas as fases de nossa vida. O arrependimento é essencial, antes de ser perdoado, precisamos nos perdoar.

2. Respeito e amor

Após algumas brigas por coisas importantes ou não, se a resolução do problema não for imediata, isso se tornará uma bola de mágoas. O respeito irá diminuir, com isso o amor passará a não fazer mais sentido.

Advertisement

Leia: Felicidade conjugal: 5 dicas sobre como cultivar um maior respeito no casamento

3. Compaixão

No dicionário, compaixão significa “Piedade; sentimento de pesar, de tristeza causado pela tragédia alheia e que desperta a vontade de ajudar o próximo, de confortar quem padece de algum mal”. Se não há mais respeito e amor, perdemos o senso de compaixão, não temos mais “piedade”, achamos que o outro não faz “mais que a obrigação”

4. Trabalho e atividades salutares

O homem, como provedor do lar, precisa assumir suas responsabilidades. É claro que hoje em dia muitas mulheres trabalham fora e ajudam, e muito, nas despesas do lar. No entanto, precisamos lembrar que “NENHUM SUCESSO COMPENSA O FRACASSO NO LAR”, dinheiro ou sucesso algum traz felicidade eterna. Posso garantir que a felicidade momentânea de bons restaurantes, boa comida e sobremesa, ótimas viagens de férias e descanso, não farão sentido se você estiver sozinho.

Leia também: Ideias de atividades para noites com a família em casa

Nosso felizes para sempre depende de nós!

Advertisement

Antes de tudo, precisamos nos permitir ser felizes, depois, precisamos entender que nada será perfeito. Talvez pedir desculpas e ser feliz ao invés de sempre ter a razão seria um bom começo!

Toma un momento para compartir ...

Hevelyn Klegues

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.