Feira de empregos: 5 dicas para seu sucesso profissional

A oportunidade de uma feira de empregos aparece. E agora? Como se preparar? Sugestões de como participar desse tipo de evento e obter maior chance de sucesso.

Renata Finholdt

Com frequência, em algumas cidades, há locais onde empresas de pequeno, médio e grande porte se reúnem em um espaço, montam seus stands e oferecem aos presentes as vagas de emprego que têm disponível, pretendendo conhecer o maior número de candidatos que possam ocupá-las, isso é a chamada Feira de Empregos.

Esse tipo de recurso de emprego funciona muito bem, normalmente há uma grande quantidade de vagas a serem preenchidas, porém, muitas vezes falta preparo dos candidatos para conquistarem essas vagas.

Para ser bem-sucedido e sair da feira com um emprego em vista, preste atenção em algumas sugestões abaixo:

1) Buscar informação.

Procure saber com antecedência algumas das empresas que participarão desse evento. Conheça melhor o ramo de negócios de cada uma das quais você se interessa, busque essas informações em sites. Saiba um pouco sobre o histórico e sua forma de atuação no mercado. Isso facilitará muito sua conversa com o recrutador.

2) Esteja preparado.

Leve cópias de seu currículo atualizado. Nele procure salientar de forma clara e objetiva suas principais ocupações, atuações e desenvolvimentos. Faça de seu currículo um espelho de sua carreira.

Advertisement

3) Busque eventos como feiras de emprego.

Uma feira de empregos, assim como qualquer outro evento, tem um tempo determinado de início e fim, não deixe para aparecer nos últimos momentos. Algumas entrevistas podem acontecer ali mesmo no local e se estiver próximo do horário de encerramento você vai limitar suas possibilidades em várias vagas por simplesmente não haver mais tempo, portanto prepare-se e reserve aquele dia para simplesmente “participar da feira”.

4) Aparência profissional.

A aparência conta muito em um processo de seleção, afinal, um colaborador é parte importante da empresa em que trabalha. Não exagere na vestimenta e perfume, e se for mulher, na maquiagem. Procure mostrar asseio, cuide do cabelo, das unhas, dos sapatos e das vestimentas. Homens, uma calça social e camisa é o ideal, procure também estar com a barba feita. Mulheres, nada de decotes, roupas muito justas ou curtas, uma maquiagem clara é o ideal.

5) Educação e oratória.

Tome cuidado com sua dicção. Não encurte as palavras, como as do tipo “escreveno, candidatano, etc …” , fale calma e tranquilamente e pronuncie bem todas as letras. Fique atento às gírias e vícios de linguagem (né, tipo, aí, são alguns exemplos), no caso delas, quanto menos melhor. Em relação à escrita, tenha a mesma precaução.

O recrutador está em busca de profissionais que se enquadrem no perfil designado para as vagas ali disponibilizadas, a função dele naquele momento é buscar conhecer em pouco tempo um provável candidato, portanto vá tranquilo, siga as dicas acima e boa sorte!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.