Esperançar não é o mesmo que esperar

Ter esperança de que as coisas vão melhorar, não é o mesmo que esperar que as coisas melhorem. Vejam porquê!

Luiz Higino Polito

A linda e poderosa palavra esperança é mal compreendida pela maioria das pessoas, que a confundem com o verbo esperar.

No Dicionário podemos ver bem a diferença entre as duas palavras:

Esperar

Num dicionário, lemos que um dos significados de esperar é “Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar.”

Esperançar

Diferentemente de esperar, esperançar significa, (conforme lemos neste Dicionário), “É almejar, sonhar, buscar, agir. É o contrário de esperar.”

E este dicionário continua: “Quando estamos sem forças, precisamos ter esperança, que é diferente de ficar esperando; esperançar é sonhar, é definir o que se quer, e o como irá alcançar. Então, o esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes”

Advertisement

Num outro dicionário, mais famoso que o anterior, lemos também que esperança significa “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé … e, em sentido figurado, aquilo ou aquele de que se espera algo, em que se deposita a expectativa; promessa”.

Talvez seja por isso que a palavra esperança aparece tanto nos textos bíblicos, e a confundimos com o simples “esperar” de que as promessas divinas se realizarão, quanto tudo o que fazemos é ficarmos parados somente esperando que as coisas aconteçam!

Leia: Encontrando esperança através da fé

Ter fé operante

Pelo contrário, devemos nos esforçar ao máximo para que nossas esperanças se realizem, tendo uma fé operante e resplandecente, um tipo de fé que nos motive, nos movimente rumo ao nosso objetivo.

Num vídeo que vi no Youtube, minha atenção foi despertada para essa grande diferença de esperançar e esperar. Vejam o vídeo.

Advertisement

A fé remove montanhas

“A fé remove montanhas”. Quando Jesus Cristo disse essas palavras, ele não estava brincando. A fé verdadeira remove montanhas de dúvidas, de medo e de insegurança. E a fé aliada à verdadeira esperança, tem ainda muito mais força!

E se alguém conseguir ter uma fé “maior que um grão de mostarda“, como disse Jesus, poderá até mover uma montanha real, de terra, se bem que para isso temos tratores e outras máquinas mais apropriadas para fazer tal serviço…

Guardemos a fé para motivos mais importantes.

Jesus também disse que “Nada é impossível ao que crê” (Marcos 9:23).O Senhor não disse que “algumas” coisas, ou “muitas” coisas são possíveis ao que crê, mas Ele disse que “todas” as coisas são possíveis ao que crê.

Duvida? Mesmo nas coisas “mundanas” podemos ver hindus levitarem, ou ficarem semanas enterrados sem comer e nem beber, somente com a força da mente.

Advertisement

Então nós podemos usar este poder tão grande da fé e da esperança para coisas mais importantes, como para ajudar nossos cônjuges e nossos filhos.

Leia: Fé e ação= felicidade genuína

Não estamos sós

Minha fé ainda não é aquela “do tamanho de um grão de mostarda“, por isso ainda preciso me aperfeiçoar para um dia conseguir coisas que ainda não consigo, mas tenho esperançade que um dia poderei ter tal bênção divina para poder ajudar as pessoas que me são muito caras.

Acredito, pelo menos a nível intelectual por enquanto, que tudo é possível para quem não crê no impossível, e quando tal conhecimento intelectual passar a fazer parte daquela fé operante e reluzente,acredito que conseguirei atingir os meus objetivos (que não são os de ficar rico e famoso, mas simplesmente de poder ajudar as pessoas que vejo sofrendo tanto).

Talvez eu queira uma coisa utópica, visto que o sofrimento faz parte da vida humana e têm o seu propósito no Plano de Deus, mas que seria bom poder amenizar tais sofrimentos, isso seria!

Advertisement

Enfim, “tudo tem seu tempo determinado debaixo do sol“, conforme diz em Eclesiastes cap.1), e não adianta querermos dar conselhos Àquele que sabe tudo e que criou tudo. Ele está no comando, conhece cada um de nós pelo nosso nome e sabe de todos os nossos desafios, e ouve todas as nossas orações sinceras.

Leia: O Senhor sempre está conosco

Com verdadeira esperança, poderemos saber que tudo o que acontece não passa despercebido Daquele que tudo pode e tudo sabe!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!