Especialista explica como a maneira de encarar problemas pode afetar a saúde

A forma como as pessoas encaram e tentam resolver seus problemas pode afetar sua saúde, segundo especialistas.

Michele Coronetti

Na vida todo mundo passa por problemas e isso não é novidade para ninguém. Sejam eles grandes ou pequenos, a visão individual para um mesmo desafio pode ser bem diferente, mas requer resolução e crescimento sempre.

Muitas vezes a forma como as pessoas encaram seu sofrimento pode prejudicar a sua saúde. Especialistas estudaram várias pessoas em idade mais madura para entender até que ponto a maneira como elas enfrentam seus problemas pessoais afeta seu estado emocional e físico.

As formas menos prejudiciais na opinião de especialistas incluem

Sublimação

A troca de uma situação estressante por uma relaxante é benéfica e ajuda na resolução do problema em si, pois evita pensamentos insistentes e cobranças internas e possibilitam a abertura da mente para novas e melhores ideias. Um exemplo seria quando a pessoa está ansiosa e inicia um trabalho manual como uma pintura, um trabalho com madeira, uma receita de pão ou bolo, ou qualquer coisa que requeira atenção e habilidades.

Supressão

Guardar os sentimentos ou opiniões com respeito a pessoas ou coisas pode ser uma estratégia para conseguir cumprir com objetivos, portanto, às vezes é bom não falar tudo o que pensa ou tentar resolver os problemas na hora. Esse autocontrole quando bem administrado faz mais bem que mal.

Antecipação

Ao se preparar para um confronto, seja algo agendado ou que pode ser que aconteça, a pessoa se sente mais bem preparada e mais capacitada. Planejar o que fazer e o que falar torna a pessoa mais segura.

Advertisement

Altruísmo

Como forma de melhorar a si mesmo e ter mais empatia a pessoa busca ajudar aos outros e se entristece caso não consiga. O verdadeiro altruísmo traz prazer e alegria para quem o pratica, resultando em melhor qualidade de vida e saúde.

Humor

Mesmo quando as coisas estão difíceis, a pessoa busca ver o lado bom e evita reclamar.

Outras formas que podem ou não ser benéficas incluem

Deslocamento

A ansiedade por algo ou alguém é transferida para outro menos ameaçador. Essa defesa não é muito salutar e pode oferecer riscos para relacionamentos e para a própria pessoa.

Repressão

Ao reprimir pensamentos e lembranças muitas coisas importantes são esquecidas e podem causar confusão.

Formação de reação

A pessoa não demonstra o que sente realmente, mostrando em sua maioria o oposto para que o interlocutor não perceba o que está de fato acontecendo.

Advertisement

As piores formas de encarar os problemas, segundo os especialistas, são as seguintes

Projeção

A pessoa sente que outros estão sendo negativos. Seus próprios problemas e erros são projetados nos outros e isso gera ansiedade e pode agravar ou iniciar problemas de saúde.

Agressão passiva

Alguém fez algo que não foi apreciado e a devolução é uma agressão despercebida, que pode vir em forma de destruir ou estragar algo pessoal do outro ou em uma estratégia para o prejudicar sem que isso seja alarmante.

Atuação

Ao se deparar com algo que não foi bom, a pessoa busca uma forma de suprir a frustração como compensar a si mesmo fazendo compras e indo além do limite ou mergulhar em vícios.

Negação

Fazer de conta que os problemas não existem ou que alguém não é realmente do jeito que é faz muito mal.

Prestar atenção na maneira pessoal de resolver os problemas e encarar os desafios e mudar o que precisa para ter mais efetividade e amadurecimento ajuda a ter mais saúde e sucesso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.