Ensinando seu filho a ser profissional no primeiro trabalho

10 dicas para ajudar os filhos a agirem profissionalmente no primeiro trabalho.

C. A. Ayres

Os adolescentes podem começar a trabalhar a partir dos 16 anos de idade, ou 14 anos como aprendizes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Brasileira. Alguns optam pelas escolas técnicas de onde já saem com uma profissão.

Como estudantes, muitos não conhecem como uma organização funciona, suas normas e procedimentos. Alguns têm uma mínima ideia sobre padrões de comportamento, vestimenta, horários, rede de relacionamentos, marketing pessoal, currículo, preparo e qual postura devem ter no primeiro emprego. Cabe aos pais ajudarem em sua preparação.

Algumas dicas para orientar seu filho adolescente quanto ao primeiro emprego, seja este durante o Ensino Médio ou logo após:

1. Rotina doméstica

Dê responsabilidades ao seu filho desde cedo. Ajudar nos serviços domésticos faz parte de sua consciência profissional. Converse com ele também e pergunte quais tipos de trabalho ele gostaria de tentar. Isso pode ser desde construir um móvel para a casa, ou mesmo cuidar do jardim, aprendendo técnicas de plantio e paisagismo, ou mesmo desenhar carros e tentar montá-los. Desenvolver os talentos desde cedo ajuda e muito na preparação da carreira.

2. Cumprimento de horários e regras

Outra coisa para ensinarmos aos filhos desde cedo. Cumprir horários é imprescindível no cumprimento de uma rotina profissional. Não é tolerável que ele chegue atrasado no trabalho, muito pelo contrário, ele precisa se acostumar a chegar com 15 minutos de antecedência. Cumprir com datas importantes também, horários de entrega de relatórios faz toda a diferença.

Advertisement

3. Pensando profissionalmente

. Isso inclui trabalhar e procurar por trabalho como adultos e checar constantemente:

  • Anúncios no jornal.

  • Tabela de salários.

  • Websites de empresas.

  • Vagas para estagiários.

    Advertisement

Os pais também devem orientá-lo a como fazer um currículo, como se portar numa entrevista, como preencher uma aplicação de trabalho, como se vestir, relacionar-se com os colegas de trabalho, etc.

4. Listar as habilidades

Ajudá-lo a fazer uma lista de suas habilidades e talentos e assim descobrir trabalhos que ele gostaria de fazer e provavelmente seria bom para obter certo sucesso. Se houver algumas habilidades que ele precisa aprender, você pode ensiná-lo ou mesmo ele poderá fazer cursos extracurriculares para aprendê-las.

5. Ter o próprio negócio

Se ele tiver algum talento em especial, ou mesmo já fazer algo que renda algum lucro, não desencoraje-o a ter o negócio próprio. Isso é algo que requer mais disciplina e entendimento da parte financeira para fazer a coisa funcionar. Muitos também começam a trabalhar na empresa da família e assim veem de perto a rotina que precisam ter.

6. Vestimenta e aparência

Conhecer o padrão da empresa em que se trabalha é essencial. Algumas adotam estilos formais, e outras informais. Isso pode ser observado numa entrevista. É bom lembrar que roupas discretas e não chamativas ou escandalosas, bem como aparência bem cuidada, cabelo e barba aparados, higiene pessoal em dia faz parte da rotina diária.

7. Relacionamento com colegas de trabalho

Ele poderá se sentir um pouco deslocado no início, mas precisará desenvolver um bom relacionamento com as pessoas, de forma que elas o admirem pelo seu conhecimento e profissionalismo. Aprender a trabalhar em equipe e desenvolver parcerias, bem como evitar o contato informal ou pessoal demais no ambiente de trabalho, gestos exagerados e utilizar sempre maneira de falar correta e apropriada.

Advertisement

8. Salário e investimento

A maioria dos jovens quando começam a trabalhar sentem-se livres e independentes, e tendem a gastar seus salários em coisas que sempre quiseram. Ensiná-lo a poupar uma parte do que recebe, e investir em algo maior, como uma casa, carro, e o planejamento da família, bem como da continuação dos estudos é essencial para que ele possa lucrar com os frutos do próprio trabalho.

9. Continuar estudando sempre

Para se ter uma carreira de sucesso é necessário que nos mantenhamos atualizados perante o mercado de trabalho. Incutir essa mentalidade desde cedo em nosso filho fará toda a diferença no desenvolvimento de sua carreira e habilidade. Fazer vários cursos, aprender novos idiomas, cursar e terminar uma faculdade, completar uma pós graduação, enfim, aproveitar as oportunidades e nunca ficar estacionado torná-lo-á em um profissional competente e apto para concorrer a qualquer emprego.

10. Estabelecimento de metas e medição de resultados

Em matéria de profissão, ou mesmo metas pessoais, precisamos estabelecer objetivos e medir resultados para que vejamos progresso naquilo que fazemos. É essencial que os pais possam ajudar os filhos a buscarem algo de que gostem e que tenham habilidades para que sua vida profissional não se torne um fardo, mas que traga prazer e satisfação em cumprir. De tempos em tempos, avaliar a carreira, e corrigir os erros, acertar os caminhos, é essencial, até que se chegue onde se quer, pensando no que é melhor para si mesmo e para a família que formará um dia.

Como pais, vemos a realidade de que nossos filhos terão que enfrentar a vida e aprender com ela na hora que conseguirem o primeiro emprego. Cabe a nós deixá-los viver essas experiências, mas estar prontos em caso de precisarem de ajuda, a aconselhá-los no trato com as pessoas, lições sobre como lidar com dinheiro e o que precisarem para desenvolverem melhores oportunidades para suas vidas.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.