Ensinando responsabilidade às crianças: Cada ação tem uma consequência

Ensinar as crianças que cada ação a ser tomada tem uma bênção ou consequência.

Carla Pinheiro Alves

“Uma das maiores bênçãos que podemos oferecer ao mundo é o poder de um lar centralizado em Cristo, no qual se ensina o evangelho, convênios são guardados e há muito amor.” Richard G. Scott.

Ao nascermos temos o privilégio de termos uma mãe e um pai, ou alguém que tão amorosamente exerce esse papel e nos leva para seu lar, onde mais um filho do Senhor irá habitar, irá crescer, aprenderá a andar, a falar e trará muita alegria, será feliz se trilhar um bom caminho. E nós, como pais ou tutores, somos responsáveis em dar a essas crianças a bênção de um lar repleto de paz e amor, envoltos pelos ensinamentos de Cristo. No entanto, como posso ter um lar mais propício para receber esse filho de Deus e mantê-lo no caminho correto que trará mais luz e felicidade para sua vida?

Essas perguntas que muitos pais se fazem, muitos buscam a resposta para esse questionamento interior, buscam a paz necessária para cumprir esse sagrado chamado. Seja qual for a situação ou questionamento, devemos centralizar nossa família e nossa vida no Senhor Jesus Cristo, porque Ele é a fonte da verdadeira paz nesta vida, como disse o profeta Isaías, “o Príncipe da Paz”.

Cumprir princípios básicos

Para termos sucesso nessa responsabilidade, são necessárias algumas ações que infelizmente muitos parecem esquecer: cumprir com os princípios básicos do evangelho, como:

A oração ao Pai Celeste, para que tenhamos mais confiança, mais sabedoria e assim para que todas as decisões sejam feitas de acordo com sua vontade.

Advertisement

Estudo das escrituras, para que saibamos em que fonte buscar conhecimento para viver uma vida reta e repleta de alegria e paz.

Noites e conselhos em família, para que a união familiar seja fortalecida, onde os filhos poderão aprender de seus pais sobre os ensinamentos de Cristo.

Ao fazermos isso regularmente, estaremos centralizando nosso lar em Cristo, fortalecendo nossa família; nossos filhos serão nutridos e instruídos da forma correta, mesmo os menores, assim todos os filhos estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios da vida.

Ser responsáveis por suas ações

“É importante que os pais ensinem os filhos a reconhecer como suas ações afetam cada pessoa que mora no lar.”

Richard G. Scott.

Advertisement

Devemos ensinar aos filhos que seus atos têm consequências; por isso é importante seguir os mandamentos de Cristo, para que suas escolhas sejam baseadas na vida e exemplo de Cristo. Sempre falo isso para meus filhos, diante de uma decisão, pergunte: Isso é bom? Isso é bom para mim? Isso é bom para meu próximo? Isso é bom para minha mãe? Isso é bom para meu Pai? Cristo faria isso?

Tenho certeza que se nos empenharmos em centralizar nosso lar em Cristo através de Seu evangelho, estudando as escrituras, orando e fazendo as reuniões em família, ensinando as crianças a viver os mandamentos, ensinando sobre a importância de saber usar corretamente o dom do arbítrio, entendendo sobre as bençãos e consequências de suas escolhas, teremos filhos melhores, pais melhores, cidadãos melhores, teremos um mundo melhor, sendo observadores e cumpridores das leis de Deus e dos homens.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.