Encontrando a felicidade duradoura seguindo as leis de Deus

Aprenda 7 formas de conhecermos e colocarmos em prática as leis de Deus para conseguirmos a felicidade duradoura em nossa vida, família ou casamento.

C. A. Ayres

Se você é como eu e observa os acontecimentos mundiais, a sensação que temos é que o mundo está uma bagunça. Há uma confusão generalizada onde identidade e moral são demonizadas no senso comum. O egoísmo e o amor-próprio e sexualizado lidera pessoas a uma vida de gratificação momentânea, onde aqueles que não o fazem sofrem deboche e perseguição simplesmente por terem uma visão diferente.

Por outro lado, somos seres únicos. Cada um de nós pertence a uma família e tem sua própria história de vida e merece atenção especial. Nossas escolhas dizem respeito ao tipo de futuro que queremos para nós e para aqueles que dependerão de nós, de uma forma ou outra. Somos incentivados a seguir a Cristo e a amar nosso próximo como amamos a nós mesmos. Por isso precisamos pesar muito bem o que é melhor para nossa vida e de nossa família ao invés de correr atrás do que os outros, mesmo sendo a maioria, dizem.

A contradição das filosofias dos homens

“Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Muitos cobram de nós o que Jesus ensinou quando o que está em jogo são os chamados “direitos humanos”. Mas, por outro lado, vou dar apenas um exemplo para ilustrar o paradoxo: quando alguns lutam pela descriminalização do aborto, estão pensando no bebê como em si mesmos? O bebê também não é “o próximo”?

O homem vira e mexe quer modificar a lei para que esta lhe beneficie de acordo com o estilo de vida que leva. Mas mesmo assim, Ele nos permite escolher o que quisermos, se a liberdade da paz de Sua lei, ou o cativeiro e a morte da lei dos homens.

Russell Nelson, defensor familiar, disse:

Advertisement

“Embora devamos imitar a bondade e a compaixão de nosso Salvador, embora devamos valorizar os direitos e os sentimentos de todos os filhos de Deus, não podemos mudar a Sua doutrina. Sua doutrina não é nossa para mudarmos. É nossa para estudarmos, compreendemos e apoiarmos.”

Então, como estudamos? Compreendemos e apoiamos as doutrinas de Deus?

1. Estudo

Deus é um Pai perfeito e quer o melhor para seus filhos. Conhecer Sua vontade para nossa vida e obedecê-Lo só nos trará vantagens. Como?

  • Através da leitura das escrituras sagradas.

  • Por meio de uma oração sincera.

  • Através do estudo das palavras dos servos autorizados para nos transmitir a Sua vontade.

    Advertisement
  • Através de ponderação, preparação, e perguntando ao Pai como colocar o ensinamento em prática (Tiago 1:5-6).

2. Compreensão

Quando compreendemos as leis de Deus, com certeza sentiremos a necessidade de colocá-las em prática em nossa vida. A partir do momento que as conhecemos, somos responsáveis por sua aplicação, não somos mais ignorantes.

3. Apoio

Apoiamos a Deus quando vivemos Suas leis e damos o Exemplo das mesmas aos nossos filhos, sem hipocrisia, buscando e reconhecendo aqueles que o fazem, e associando-nos a pessoas que preservam Sua vontade.

Vivendo as leis de Deus para ter felicidade duradoura

Russell Nelson continua: “O modo de vida do Salvador é bom. Seu modo inclui a castidade antes do casamento e total fidelidade dentro do casamento. O modo do Senhor é a única maneira de vivenciarmos a felicidade duradoura. Seu modo proporciona consolo contínuo para nossa alma e paz duradoura para nosso lar.”

Como então podemos encontrar a felicidade duradoura seguindo as leis de Deus?

Advertisement
  1. Estudar para conhecê-la, compreendê-la, apoiá-la e vivê-la para que possamos provar sua eficácia em nossa vida.

  2. Ser honesto, gentil, respeitador e fiel.

  3. Entender o sexo como um sagrado presente de Deus com um objetivo em Seu plano de vida para cada um de nós.

  4. Viver a castidade antes do casamento respeitando esse direito que serve para unir homem e mulher na formação de uma família.

  5. Abolir definitivamente a violência, pornografia, vícios e tudo aquilo que não nos sentiríamos à vontade caso o Senhor nos visitasse em nossa casa.

    Advertisement
  6. Amar e proteger o cônjuge, respeitar sua opinião, considerar suas circunstâncias e ser humilde para obter a capacidade de perdoar e pedir perdão.

  7. Buscar a paz e ensinar os filhos no caminho do Senhor, dando o exemplo de que a vida pode ser livre de confusão se fizermos a nossa parte.

Como ainda disse Russell Nelson, “Um dia, cada um de nós estará diante do Senhor para ser julgado. Cada um de nós terá uma entrevista pessoal com Jesus Cristo. Prestaremos contas das decisões que tomamos a respeito de nosso corpo, de nossos atributos espirituais e de como honramos o padrão de Deus para o casamento e a família.”

Agora que sabemos disso, temos a responsabilidade de colocar em prática, fazermos melhores escolhas e que estas nos guiem à felicidade duradoura que somente o Senhor pode nos proporcionar.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.