Em seu casamento você pode ser feliz ou estar certo. Escolha

Não há vencedor ou perdedor em uma discussão, todos saem perdendo alguma coisa. Aprenda alguns passos que o ajudarão a definir sua escolha e ser feliz.

Cibele Carvalho

“O amor não apaga o passado, mas transforma o futuro” (Gary Chapman).

Todos os dias, assim que abrimos nossos olhos, já começamos a fazer nossas escolhas: escolhemos que roupa vamos usar, se vamos comer um pão a mais, etc. Assim se passam todos os dias, todos eles feitos de escolhas.

Todo relacionamento da mesma forma também é pautado por escolhas.

Em um belo dia de sua vida, você escolheu conhecer aquela pessoa que achou interessante, decidiu que poderia investir um pouco mais de você nesse romance, então algum tempo depois, também devido a sua escolha, casou-se.

Leia: O principal motivo pelo qual você deve se casar

Advertisement

E agora, até onde suas opções e determinações influenciam a vida do seu cônjuge?

Para onde você está indo?

Esse é um questionamento interessante, e na verdade muito importante, que deveríamos nos perguntar. Para onde as nossas escolhas em nossos casamentos estão nos levando? O que é mais importante para nós?

Pense um pouco sobre o que é mais importante em sua vida hoje. O que e até onde você estaria disposto a ir para alcançar a tão almejada felicidade familiar?

Talvez, todos nós não precisemos caminhar tão longe assim como imaginamos, muitas vezes as alegrias mais significativas estão ali, muito perto, dentro de nós.

Acompanhe comigo algumas decisões que garanto a você, se decidir segui-las, alcançará a felicidade exatamente no momento em que as fizer:

Advertisement

Observação: Siga passo a passo cada uma delas.

1º passo: Jogue um balde de água fria em si próprio

Não exatamente no sentido literal da frase, mas decida ESFRIAR-SE, quando os ânimos se aquecerem. Treine seu autocontrole emocional, descubra algo que você pode fazer que o acalme, como socar a parede, dar uma volta, faça-o exatamente naquele momento em que irá explodir. Corra! Corra de si mesmo! Esfrie-se, jogue água nesse sentimento que incendeia sua alma e sua mente de pensamentos ruins.

2º passo: Costure seus lábios com fios de aço

Também ainda não literalmente, mas seria bom se existisse verdadeiramente essa opção, muitas separações e divórcios se voltam quase que 90% para aquilo que falamos um ao outro.

Antes de iniciar esse passo, não se esqueça, é imprescindível que você realize o primeiro passo, aí então terá a capacidade aumentada para conseguir frear a língua e não usar palavras vãs das quais irá se arrepender logo em seguida.

Leia: 10 traços de um cônjuge realmente horrível

Advertisement

3º passo: Aqueça em chama extra seu coração

Encontre a válvula e acenda a chama do seu coração, respire fundo, pense em coisas boas, relembre alguma boa ação feita por seu cônjuge e suas qualidades.

4º passo: Feche a porta da vingança e evite feridas

Como já dizia o sábio Gandhi “Ninguém pode feri-lo, a não ser você mesmo“, ou seja, não guarde ressentimentos das coisas que ouviu, determine sua reação como sendo positiva apesar de tudo, comece a pensar nas circunstâncias que levaram o outro a dizer ou agir daquela forma.

Pode parecer que esses passos o deixarão fragilizado, ou para alguns podem parecer passos sexistas, mas na verdade os considero passos de sabedoria, pois o que ganha o homem ganhando uma discussão?

Sábio é viver o que disse Thomas Jefferson: “Nada dá mais vantagem a uma pessoa sobre a outra do que permanecer calma e impávida em todas as circunstâncias”.

Essa receita ou esses passos, devemos usar especialmente nos momentos de crise em nossos casamentos, naqueles dias de decisões difíceis, naqueles dias de falta de dinheiro, naqueles dias de doença, naqueles dias de falta de tudo.

Advertisement

Precisamos acalmar nossa casa, acalentar nossa alma e aumentar nosso amor por nosso cônjuge, especialmente e, principalmente, nos dias ruins.

Ame-o, perdoe-o, peça desculpas sempre, mesmo que ache que você é quem está certa ou você tem razão naquela discussão. Defina a última e mais importante escolha do seu dia: Ter razão ou ser feliz?

Converse, escolha um bom momento para ambos para tratarem daquele assunto que gerou a discussão, entendam-se e definam as soluções na hora e jeito certo, quando estiverem calmos e serenos.

Escolham ser felizes, aprender a ser mais humildes, admitir que 50% daquela briga também foi causada por um de vocês. Honre seu compromisso de fazer seu cônjuge feliz e assim se torne mais feliz sucessivamente.

Leia: As 4 palavras que você deve dizer para encerrar toda e qualquer discussão

Advertisement

Não prepare tempestades em copos rasos de água, busque uma navegação serena dia após dia em seu casamento.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.