Desenvolva 8 habilidades positivas de liderança

Todo líder deve ter a mente aberta para desenvolver cada dia mais uma boa liderança. Veja 8 habilidades para um bom líder.

Fernanda Ferraz

Ser líder dentro de qualquer organização não é fácil, são inúmeras as cobranças com base no desempenho próprio e, claro, no da equipe liderada. E caso a equipe não esteja indo bem, é comum perceber que a falha principal não está na equipe, mas sim, em quem guia essa equipe.

Lembrar-se que sozinho ninguém é líder é o ponto. E não adianta querer bancar ou ser o carrasco, o fundamental é que o líder dê exemplos vivos, ativos, para ser admirado, e ser agradável ser liderado por ele.

Não adianta querer cobrar sem dar os meios e vantagens. Muitos fazem isso e se veem sozinhos, não tendo apoio verdadeiro em momentos de crise e sem amigos sinceros.

Vejamos algumas atitudes que o líder deve ter para guiar bem sua equipe de trabalho. Isso vale tanto para empresas corporativas como para grupos de trabalhos sociais, voluntários e religiosos.

Respeitar

. Um bom líder respeita, sabe conversar e valorizar a opinião alheia. Sabe ponderar e ter paciência em reter ideias ou informações do próximo.

Advertisement

É bom ouvinte

O bom líder é um bom ouvinte, mesmo cansado ou estressado, sabe compreender e disponibiliza tempo para ouvir o outro, entende que o mundo não gira em torno dele e faz tudo ao seu alcance para prestigiar o próximo.

Justo

. Um bom líder é justo, correto, honesto, não passa informações erradas ou incorretas para ninguém, não se aproveita da ignorância ou falta de conhecimento para ganhar vantagens, é cordial, verdadeiro, não ver vantagem em falar mentiras para ganhar fama ou dinheiro, é justo e defende a verdade, ainda que perca dinheiro por contá-la.

Saber delegar e confiar

. O líder que é correto sabe delegar com equilíbrio, não usurpa o sucesso do liderado por achar que é seu, ele sabe elogiar quando reconhece o esforço da equipe e confia nesta equipe, porque quer mostrar a ela, que como líder, ele acredita no potencial que ela tem.

Motivar

. Um líder legal sabe motivar até em momentos difíceis, seja buscando e estudando novas formas ou modificando as técnicas de motivação, visa estimular e não deixar a equipe desolada, arrasada e triste.

Estabilidade emocional

. Um líder equilibrado não grita, não esmurra a mesa, ou quebra objetos por frustração ou raiva. Ele exige de si mesmo calma e paciência para ter bom controle, para conseguir lidar com as “situações problemas” e age sempre cordialmente, pois sabe que o maior ensinamento que pode dar é pelo exemplo.

Advertisement

Dar direitos para exigir retorno

. Um líder ideal e correto com as leis e deveres de seu país é aquele que assina a carteira corretamente, remunera adequadamente, paga horas extras e direitos baseados dentro das leis trabalhistas. Ele cobra resultados, claro, mas sabe retribuir também. Quando seu funcionário passa do horário de trabalho, trabalha sem reclamar, esforça-se mesmo com suas limitações, seja emocional, física ou mental.

Não é arrogante

. Um bom líder não exerce força indevida pelo cargo que possui, não ameaça ninguém de dispensar ou “sujar a carteira” ou passar informações negativas para outros empregadores. Um líder correto e admirável é o que tem humildade, sabe receber críticas da equipe e baseia-se nisso para melhorar, crescer, não sai falando mal dos liderados para os outros, nem semeia discórdia entre os colaboradores.

Um bom líder é sempre um exemplo, ainda que difícil sua tarefa, ele controla-se, porque sabe que deve ser justo e correto. E vê, sim, que seus passos devem e podem ser como os de Jesus Cristo, pois em todo tempo foi constante, correto e amou a todos sem fazer acepção de pessoas.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.